6 principais benefícios da fruta e do pó do baobá
Contente
- 1. Rico em muitas vitaminas e minerais importantes
- 2. Pode ajudar na perda de peso, promovendo a sensação de plenitude
- 3. Pode ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue
- 4. O teor de antioxidantes e polifenóis pode reduzir a inflamação
- 5. Alto teor de fibra pode promover saúde digestiva
- 6. Uma adição excelente e nutritiva à sua dieta - fresca ou em pó
- Potenciais efeitos colaterais
- The Bottom Line
Baobab é uma árvore nativa de certas regiões da África, Arábia, Austrália e Madagascar.
Também conhecido pelo nome científico Adansonia, os baobás podem crescer até 30 metros de altura e produzir uma fruta grande que é comumente consumida e apreciada por seu delicioso sabor cítrico.
A polpa, as folhas e as sementes do baobá - que também está disponível na forma de pó - têm sido associadas a muitos benefícios para a saúde e são um produto básico em várias receitas e cozinhas.
Aqui estão os 6 principais benefícios da fruta e do pó do baobá.
1. Rico em muitas vitaminas e minerais importantes
O Baobab é uma boa fonte de muitas vitaminas e minerais importantes.
A pesquisa mostra que o conteúdo nutricional do baobá pode variar dependendo da localização geográfica onde é cultivado e entre as diferentes partes da planta, como folhas, polpa e sementes.
Por exemplo, a polpa é rica em vitamina C, antioxidantes e vários minerais essenciais como potássio, magnésio, ferro e zinco ().
As folhas são ricas em cálcio e proteínas de alta qualidade que podem ser facilmente digeridas.
Além disso, as sementes e o caroço da planta são carregados de fibras, gordura e micronutrientes como tiamina, cálcio e ferro (, 3).
No entanto, na maioria das partes do mundo onde o baobá fresco não está disponível, ele é mais comumente encontrado como um pó seco.
O baobá em pó contém muitos nutrientes importantes, mas é especialmente rico em vitamina C, vitamina B6, niacina, ferro e potássio.
Duas colheres de sopa (20 gramas) de baobá em pó fornecem aproximadamente ():
- Calorias: 50
- Proteína: 1 grama
- Carboidratos: 16 gramas
- Gordura: 0 gramas
- Fibra: 9 gramas
- Vitamina C: 58% da ingestão diária de referência (RDI)
- Vitamina B6: 24% do RDI
- Niacina: 20% do RDI
- Ferro: 9% do RDI
- Potássio: 9% do RDI
- Magnésio: 8% do RDI
- Cálcio: 7% do RDI
Portanto, tanto o baobá em pó quanto as partes frescas da planta são altamente nutritivos.
Resumo O baobá é altamente nutritivo e diferentes partes da planta fornecem quantidades variáveis de proteínas, vitamina C, antioxidantes, potássio, magnésio, ferro, zinco, cálcio e vitaminas B.
2. Pode ajudar na perda de peso, promovendo a sensação de plenitude
Algumas pesquisas descobriram que adicionar baobá à sua dieta pode ser benéfico se você quiser perder alguns quilos a mais.
Pode ajudar a conter os desejos e promover a sensação de saciedade, ajudando você a comer menos e a perder peso.
Um pequeno estudo em 20 pessoas mostrou que beber um smoothie com 15 gramas de extrato de baobá reduziu significativamente a sensação de fome em comparação com uma bebida placebo ().
O baobá também é rico em fibras, com a maioria das preparações em pó contendo cerca de 4,5 gramas de fibra em cada colher de sopa (10 gramas) ().
As fibras se movem pelo corpo de maneira muito gradual e podem ajudar a retardar o esvaziamento do estômago, mantendo você se sentindo cheio por mais tempo ().
O simples aumento da ingestão de fibras em 14 gramas por dia diminui a ingestão de calorias em até 10% e reduz o peso corporal em uma média de 4,2 libras (1,9 kg) em um período de quatro meses ().
Resumo O baobá é rico em fibras e demonstrou reduzir a sensação de fome, o que pode promover a perda de peso.
3. Pode ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue
Adicionar baobá à sua dieta pode beneficiar o controle do açúcar no sangue.
Na verdade, um estudo descobriu que assar o extrato de baobá em pão branco reduziu a quantidade de amido digerido rapidamente e desacelerou o aumento dos níveis de açúcar no sangue no corpo ().
Da mesma forma, outro pequeno estudo em 13 pessoas mostrou que adicionar baobá ao pão branco diminuiu a quantidade de insulina necessária para transportar o açúcar do sangue para os tecidos para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue ().
Por causa de seu alto teor de fibra, o baobá também pode ajudar a retardar a absorção de açúcar na corrente sanguínea, o que pode prevenir picos e quedas no açúcar no sangue e estabilizar os níveis a longo prazo ().
Resumo O Baobab pode ajudar a retardar o aumento dos níveis de açúcar no sangue e diminuir a quantidade de insulina necessária para manter o açúcar no sangue sob controle.4. O teor de antioxidantes e polifenóis pode reduzir a inflamação
O Baobab contém antioxidantes e polifenóis, compostos que protegem as células dos danos oxidativos e reduzem a inflamação do corpo.
Alguns estudos sugerem que a inflamação crônica pode contribuir para uma longa lista de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, câncer, doenças auto-imunes e diabetes.
Embora a pesquisa atual seja limitada principalmente a animais, alguns estudos observaram que o baobá pode ajudar a diminuir os níveis de inflamação no corpo.
Um estudo com ratos descobriu que a polpa da fruta do baobá reduziu vários marcadores de inflamação e ajudou a proteger o coração de danos.
Um estudo com camundongos mostrou que o extrato de baobá diminuiu o dano oxidativo às células e reduziu os níveis de inflamação ().
No entanto, apesar dessas descobertas promissoras, mais pesquisas ainda são necessárias para determinar como o baobá pode afetar a inflamação em humanos.
Resumo Estudos em animais mostram que o baobá pode ajudar a reduzir a inflamação e prevenir o dano oxidativo às células, mas são necessárias mais pesquisas em humanos.5. Alto teor de fibra pode promover saúde digestiva
O baobá é uma boa fonte de fibra, e as versões em pó podem conter até 18% do valor diário recomendado em apenas uma colher de sopa (10 gramas) ().
As fibras se movem pelo trato gastrointestinal sem serem digeridas e são essenciais para a saúde digestiva ().
Por exemplo, uma revisão de cinco estudos mostrou que comer mais fibras aumentou a frequência das fezes em pessoas com constipação ().
A fibra também atua como um prebiótico e alimenta as bactérias benéficas em seu intestino, otimizando a saúde do microbioma intestinal ().
Outra pesquisa mostra que aumentar a ingestão de fibras também pode proteger contra doenças como úlceras intestinais, doenças inflamatórias do intestino e hemorróidas (,,).
Resumo O baobá é rico em fibras, o que pode melhorar a saúde digestiva e prevenir doenças como prisão de ventre, úlceras intestinais, doenças inflamatórias do intestino e hemorróidas.6. Uma adição excelente e nutritiva à sua dieta - fresca ou em pó
O baobá é cultivado em toda a África, Madagascar e Austrália e pode ser consumido fresco ou usado para adicionar um toque de sabor e nutrientes a sobremesas, guisados, sopas e smoothies.
No entanto, encontrar baobá fresco pode ser um desafio em países onde a fruta não é comumente cultivada.
Felizmente, as versões em pó estão amplamente disponíveis em muitas lojas de alimentos naturais e varejistas online em todo o mundo.
Para obter uma forma rápida e conveniente de obter sua dose diária de baobá, experimente misturar o pó em suas bebidas favoritas, como água, suco, chá ou smoothies.
Você também pode adicionar o pó a produtos assados ou polvilhar um pouco sobre iogurte ou aveia para um tratamento rico em antioxidantes.
Com um pouco de criatividade, existem maneiras ilimitadas de saborear o baobá e aproveitar os benefícios exclusivos para a saúde que ele tem a oferecer.
Resumo O baobá pode ser consumido fresco ou em pó e adicionado a uma variedade de receitas diferentes.Potenciais efeitos colaterais
Embora a maioria das pessoas consiga consumir o baobá com segurança, alguns efeitos colaterais potenciais devem ser considerados.
Em primeiro lugar, as sementes e a polpa contêm antinutrientes, como fitatos, taninos e ácido oxálico, que podem reduzir a absorção e disponibilidade de nutrientes ().
No entanto, o número de antinutrientes encontrados no baobá é muito baixo para ser motivo de preocupação para a maioria das pessoas, especialmente se você seguir uma dieta bem balanceada, rica em outros alimentos integrais saudáveis (21).
Também existem algumas preocupações sobre a presença de ácidos graxos ciclopropenóides no óleo de baobá, que podem interferir na síntese de ácidos graxos e contribuir para problemas de saúde (,).
No entanto, estudos mostram que esses compostos prejudiciais são significativamente reduzidos durante o processamento e provavelmente não são problemáticos para a maioria das pessoas (24).
Finalmente, a pesquisa é limitada sobre os efeitos do baobá em mulheres grávidas ou amamentando.
Portanto, é melhor manter a ingestão com moderação e consultar seu médico se tiver alguma dúvida ou preocupação.
Resumo O Baobab não foi bem estudado em mulheres grávidas ou amamentando e contém alguns antinutrientes e ácidos graxos ciclopropenóides, que podem ter efeitos negativos, mas são reduzidos durante o processamento.The Bottom Line
O baobá é uma fruta associada a uma série de benefícios à saúde impressionantes.
Além de fornecer muitos nutrientes importantes, adicionar baobá à dieta pode ajudar na perda de peso, ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, reduzir a inflamação e otimizar a saúde digestiva.
E o melhor de tudo, o baobá - pelo menos na forma de pó - é fácil de encontrar e incrivelmente versátil, tornando-o fácil de adicionar à sua dieta e desfrutar.