Beat Burnout!
Contente
Por fora, pode parecer que você é uma daquelas mulheres que tem tudo: amigos interessantes, um trabalho de destaque, uma casa linda e uma família perfeita. O que pode não ser tão aparente (mesmo para você) é que, na verdade, você está no fim de sua pequena corda de superação. É chamado de esgotamento, baby.
"Burnout é um estado emocional e às vezes físico em que você não consegue mais se concentrar, as atividades perderam o significado e você está apenas se segurando com as unhas", diz Barbara Moses, Ph.D., consultora de gerenciamento de carreira e autora de As boas notícias sobre carreiras (Jossey-Bass, 2000). "As mulheres são mais propensas a isso do que os homens porque pensam que podem fazer tudo. Elas sentem a necessidade de ser mulheres com super carreiras e definir padrões elevados para si mesmas como mães, parceiras e donas de casa também." Para vencer o esgotamento:
1. Faça ainda mais. Parece loucura, mas não é, se for mais das coisas certas. "As mulheres tendem a presumir que é trabalho, trabalho, trabalho, seguido de casa, casa, casa", diz Nicola Godfrey, co-fundadora / editora-chefe do ClubMom.com. Perseguir outros interesses (ver um filme com amigos ou fazer aulas semanais de cerâmica) é uma distração revitalizante.
2. Identifique a verdadeira fonte. Freqüentemente, o esgotamento ocorre quando você está sobrecarregado, mas nem sempre. “Já vi pessoas ficarem esgotadas porque a natureza de seu trabalho não as envolve”, diz Moses. "Avalie se você está fazendo um trabalho para o qual é fundamentalmente inadequado."
3. Não comprometa quando se trata de exercícios. As endorfinas são o antídoto natural do corpo para o estresse. "Nunca me considerei o tipo de pessoa das 5 da manhã", disse Julie Wainwright, presidente / diretora executiva da Pets.com. "Mas, por causa da minha agenda agitada, é a única hora em que posso malhar. Fazer exercícios diariamente me mantém são."
4. Saia às vezes. “As mulheres tendem a superestimar as consequências de dizer não, mas geralmente elas nunca testaram essas suposições”, diz Moses. "Muitas das coisas em que as pessoas se envolvem no trabalho, principalmente, são discricionárias. Se você sabe o que é realmente necessário para o seu bem-estar, será fácil recusar às vezes."
5. Atenda ao seu estilo de ritmo. Você gosta de ficar ocupado o dia todo? Ou você precisa se concentrar em algumas coisas de cada vez? Se o seu estilo está no final do espectro de projetos limitados, tente começar a trabalhar 30 minutos antes para ter tempo para priorizar. Ou faça pausas no telefone e no e-mail, para que você possa se concentrar na tarefa que tem em mãos.