11 vitaminas e suplementos que aumentam a energia
Contente
Comer uma dieta bem balanceada, praticar exercícios regularmente e dormir o suficiente são as melhores maneiras de manter seus níveis naturais de energia.
Mas essas coisas nem sempre são possíveis, especialmente ao equilibrar as demandas da vida.
Felizmente, existem muitos suplementos aos quais você pode recorrer para um aumento de energia.
Aqui estão 11 vitaminas e suplementos naturais que podem aumentar sua energia.
1. Ashwagandha
Ashwagandha é uma das ervas medicinais mais importantes do Ayurveda indiano, um dos sistemas medicinais mais antigos do mundo ().
Ashwagandha é pensado para aumentar a energia, aumentando a resiliência do seu corpo ao estresse físico e mental ().
Em um estudo, pessoas que receberam ashwagandha mostraram melhorias significativas em várias medidas de estresse e ansiedade, em comparação com aquelas que receberam um placebo. Eles também tinham níveis 28% mais baixos de cortisol, um hormônio que aumenta em resposta ao estresse ().
Reforçando essas descobertas, foi feita uma revisão de cinco estudos que examinaram os efeitos da ashwagandha na ansiedade e no estresse ().
Todos os estudos mostraram que aqueles que tomaram o extrato de ashwagandha tiveram melhores resultados nos testes que medem estresse, ansiedade e fadiga.
Além de melhorar a fadiga mental e o estresse, a pesquisa também sugere que o ashwagandha pode aliviar a fadiga associada ao exercício.
Um estudo com ciclistas de elite descobriu que aqueles que tomaram ashwagandha conseguiram pedalar 7% mais do que aqueles que receberam um placebo ().
Além do mais, a pesquisa sugere que os suplementos de ashwagandha são seguros e têm um baixo risco de efeitos colaterais (,).
ResumoAshwagandha é pensado para reduzir a fadiga mental e física, aumentando assim os níveis de energia.
2. Rhodiola Rosea
Rhodiola rosea é uma erva que cresce em certas regiões montanhosas e frias. É amplamente utilizado como um adaptogen, uma substância natural que aumenta a capacidade do seu corpo de lidar com o estresse.
Em um estudo, os pesquisadores combinaram e analisaram os resultados de 11 estudos que examinaram os efeitos da rhodiola na fadiga física e mental em mais de 500 pessoas ().
Dos 11 estudos, 8 encontraram evidências de que a rhodiola pode melhorar o desempenho físico e aliviar a fadiga mental. Também não houve grandes riscos de segurança associados aos suplementos de rhodiola.
Outra revisão concluiu que rhodiola apresenta baixo risco de efeitos colaterais e pode ser útil para aliviar a fadiga física e mental ().
Foi sugerido que Rhodiola também ajuda no tratamento da depressão, que é comumente associada à fadiga (, 10).
Um estudo de 12 semanas comparou o efeito antidepressivo da rhodiola ao antidepressivo sertralina comumente prescrito, ou Zoloft (11).
Descobriu-se que a Rhodiola reduz os sintomas de depressão, mas não tão eficazmente quanto a sertralina.
No entanto, a rhodiola produziu menos efeitos colaterais e foi melhor tolerada do que a sertralina.
ResumoRhodiola é pensado para aumentar a capacidade do seu corpo de se adaptar ao estresse, aliviando a fadiga física e mental. Também pode ajudar a aliviar a fadiga em pessoas com depressão.
3. CoQ10
CoQ10, que significa coenzima Q10, é produzida naturalmente no corpo. CoQ10 vem em algumas formas, incluindo ubiquinona e ubiquinol. Eles são onipresentes no corpo, o que significa que são encontrados em todas as células.
Todas as células contêm CoQ10, embora o coração, os rins e o fígado tenham os níveis mais elevados. As células usam CoQ10 para produzir energia e se proteger do dano oxidativo (,).
Quando os níveis de CoQ10 diminuem, as células do seu corpo não conseguem produzir a energia de que precisam para crescer e se manter saudáveis, o que pode contribuir para a fadiga ().
Peixes, carnes e nozes contêm CoQ10, mas não em quantidades grandes o suficiente para aumentar significativamente os níveis em seu corpo ().
Portanto, os suplementos de CoQ10 podem ser a melhor solução para reduzir a fadiga em pessoas que apresentam níveis decrescentes ou baixos.
Os níveis de CoQ10 diminuem com a idade e podem ser baixos em pessoas com insuficiência cardíaca, certos tipos de câncer, diabetes tipo 2 ou em pessoas que tomam estatinas, uma classe de medicamentos usados para reduzir os níveis de colesterol no sangue (,,,).
No entanto, é improvável que os suplementos de CoQ10 aumentem a energia em pessoas com níveis adequados da enzima ().
Além disso, estudos em humanos e animais sugerem que os suplementos de CoQ10 são seguros em doses adequadas ().
Estudos mostram que uma das várias formas de CoQ10, conhecida como ubiquinol, é mais eficiente em melhorar os níveis de CoQ10 em homens mais velhos. ()
- Adultos mais velhos: Aproximadamente 10–30% dos adultos com mais de 50 anos têm dificuldade em absorver a vitamina B12 dos alimentos. Isso ocorre porque eles produzem menos ácido estomacal e proteínas, que são necessários para a absorção adequada ().
- Veganos: Os vegetarianos e veganos estão em risco de deficiência de B12, pois os alimentos de origem animal são a única fonte alimentar natural dessa vitamina ().
- Aqueles com distúrbios GI: Condições que afetam o trato gastrointestinal (GI), como doença celíaca e doença de Crohn, podem interferir com a capacidade do corpo de absorver B12 ().
- Dieta pobre em ferro: As fontes mais ricas de ferro na dieta incluem carne e frutos do mar. Por esse motivo, as necessidades de ferro para veganos são 1,8 vezes maiores do que para pessoas que comem carne.
- Perda de sangue: Mais da metade do ferro do seu corpo está no sangue. Portanto, a perda de sangue durante períodos abundantes ou hemorragia interna pode reduzir drasticamente os níveis.
- Gravidez: Mulheres grávidas precisam de duas vezes mais ferro para sustentar o crescimento fetal normal. Infelizmente, cerca de metade de todas as mulheres grávidas desenvolve anemia por deficiência de ferro.
- Sprints curtos, como o sprint de 100 metros, ou sprints intermitentes em esportes como futebol ou futebol (,,).
- Surtos curtos e poderosos de atividade, como arremesso de peso ou salto (36).
- Atividades que exigem grande quantidade de força, como levantamento de peso (37).
Estudos mostram que uma das várias formas de CoQ10, conhecida como ubiquinol, é mais eficiente em melhorar os níveis de CoQ10 em homens mais velhos. ()