Qual é o melhor momento para tomar probióticos?
Contente
- Para que são utilizados os probióticos?
- O tempo importa?
- Composição da refeição pode ajudar
- Tipos diferentes
- Considere a qualidade
- Escolha o caminho certo para sua condição de saúde
- Efeitos colaterais e interações
- A linha inferior
Mesmo se você nunca tomou probióticos, provavelmente já ouviu falar deles.
Esses suplementos oferecem inúmeros benefícios, pois contêm microorganismos vivos, como bactérias ou leveduras, que apóiam as bactérias saudáveis em seu intestino (1, 2, 3, 4).
No entanto, você pode se perguntar se deve tomá-los em um determinado momento.
Este artigo informa se há um melhor momento para tomar probióticos.
Para que são utilizados os probióticos?
Os probióticos podem manter seu intestino saudável, impedindo o crescimento de organismos prejudiciais, reforçando a barreira intestinal e restaurando bactérias após distúrbios causados por doenças ou medicamentos como antibióticos (1, 2, 3, 4).
Embora eles também possam apoiar um sistema imunológico saudável e saúde bucal, cutânea e mental, atualmente a pesquisa sobre esses benefícios é limitada (1).
Alguns dos microorganismos vivos nos suplementos probióticos também ocorrem em alimentos que são naturalmente cultivados ou fermentados, incluindo iogurte, kefir, chucrute e kimchi. Esses alimentos estão ligados à pressão arterial mais baixa, açúcar no sangue, colesterol e peso (5).
Se você não ingere regularmente alimentos fermentados, considere tomar um suplemento probiótico (5).
ResumoProbióticos são microrganismos vivos que melhoram a saúde intestinal. Os alimentos fermentados contêm algumas cepas desses microrganismos, mas se você não comer alimentos como iogurte, kefir ou vegetais fermentados, os suplementos probióticos podem ser benéficos.
O tempo importa?
Alguns fabricantes de probióticos recomendam tomar o suplemento com o estômago vazio, enquanto outros aconselham tomá-lo com alimentos.
Embora seja difícil medir a viabilidade bacteriana em humanos, algumas pesquisas sugerem que Saccharomyces boulardii os microrganismos sobrevivem em número igual, com ou sem uma refeição (6).
Por outro lado, Lactobacillus e Bifidobacterium sobreviver melhor quando tomado até 30 minutos antes de uma refeição (6).
No entanto, a consistência é provavelmente mais importante do que se você toma seu probiótico com ou sem alimentos.
Um estudo de um mês constatou que os probióticos causavam alterações positivas no microbioma intestinal, independentemente de terem sido tomados com uma refeição (7).
Composição da refeição pode ajudar
Os microorganismos usados nos probióticos são testados para garantir que eles possam sobreviver a várias condições no estômago e intestinos (1).
No entanto, tomar probióticos com alimentos específicos pode otimizar seus efeitos.
Em um estudo, as taxas de sobrevivência dos microrganismos nos probióticos melhoraram quando o suplemento foi tomado juntamente com aveia ou leite com baixo teor de gordura, em comparação com quando foi tomado apenas com água ou suco de maçã (6).
Esta pesquisa sugere que uma pequena quantidade de gordura pode melhorar a sobrevivência bacteriana no trato digestivo (6).
Lactobacillus os probióticos também podem sobreviver melhor ao lado de açúcar ou carboidratos, pois dependem da glicose em ambientes ácidos (8).
resumoEmbora as pesquisas indiquem que mais bactérias sobrevivem se você tomar probióticos antes de uma refeição, a consistência é provavelmente mais importante do que o tempo específico quando se trata de colher os maiores benefícios para o seu intestino.
Tipos diferentes
Você pode tomar probióticos de várias formas, incluindo cápsulas, pastilhas, miçangas, pós e gotas. Você também pode encontrar probióticos em vários alimentos e bebidas, incluindo alguns iogurtes, leites fermentados, chocolates e bebidas com sabor (1).
A maioria dos micróbios probióticos deve suportar ácidos e enzimas digestivos antes de colonizar o intestino grosso (1, 3, 4, 9).
Probióticos em cápsulas, comprimidos, miçangas e iogurte tendem a sobreviver melhor aos ácidos estomacais do que pós, líquidos ou outros alimentos ou bebidas, independentemente de quando são tomados (10).
Além disso, Lactobacillus, Bifidobacteriume Enterococos são mais resistentes ao ácido estomacal do que outros tipos de bactérias (10).
De fato, a maioria das cepas de Lactobacillus provêm do trato intestinal humano, portanto são inerentemente resistentes ao ácido estomacal (8).
Considere a qualidade
Pesquisas mostram que 100 a 1 bilhão de microrganismos probióticos devem atingir o intestino para que você tenha benefícios à saúde (10).
Dado que as células probióticas podem morrer durante o prazo de validade, compre um produto respeitável que garanta pelo menos 1 bilhão de culturas vivas - geralmente listadas como unidades formadoras de colônias (UFCs) - em seu rótulo (9).
Para manter a qualidade, você deve usar seu probiótico antes da data de validade e armazená-lo de acordo com as instruções no rótulo. Alguns podem ser mantidos em temperatura ambiente, enquanto outros devem ser refrigerados.
Escolha o caminho certo para sua condição de saúde
Se você tem uma condição de saúde específica, pode considerar uma cepa específica de probiótico ou consultar um profissional médico para encontrar uma que seja melhor para você.
Especialistas concordam que Lactobacillus e Bifidobacterium cepas beneficiam a maioria das pessoas (3).
Em particular, Lactobacillus rhamnosus GG e Saccharomyces boulardii pode reduzir o risco de diarréia relacionada a antibióticos, enquanto E. coli Nissle 1917 pode ajudar a tratar a colite ulcerosa (4, 9, 11).
Enquanto isso, probióticos que contêm Lactobacillus, Bifidobacteriume Saccharomyces boulardii parecem melhorar os sintomas em algumas pessoas com constipação, síndrome do intestino irritável (SII) e vários tipos de diarréia (2, 3, 4).
resumoPara que um probiótico funcione, seus microorganismos vivos devem atingir o intestino grosso e colonizá-lo. Procure um suplemento que garanta pelo menos 1 bilhão de culturas vivas no rótulo e pergunte ao seu médico se uma determinada cepa é melhor para você.
Efeitos colaterais e interações
Os probióticos geralmente não causam efeitos colaterais importantes em indivíduos saudáveis.
No entanto, você pode sentir pequenos sintomas, como gases e inchaço. Isso geralmente melhora com o tempo, mas tomar probióticos à noite pode reduzir os sintomas diurnos.
Se você tomar um probiótico para evitar diarréia associada a antibióticos, poderá se perguntar se o antibiótico matará as bactérias em seu probiótico. No entanto, as cepas projetadas para ajudar a prevenir a diarréia associada a antibióticos não serão afetadas (4, 6).
Lembre-se de que é seguro tomar probióticos e antibióticos ao mesmo tempo (1).
Se você tomar outros medicamentos ou suplementos, é melhor discutir possíveis interações com seu médico. Isso ocorre porque os probióticos podem aumentar sua eficácia (12).
resumoProbióticos podem causar efeitos colaterais menores, como gases e inchaço. Converse com um profissional médico se você tomar outros medicamentos, pois os probióticos podem amplificar seus efeitos.
A linha inferior
Os probióticos contêm microorganismos vivos que podem melhorar sua saúde intestinal.
Embora a pesquisa indique que algumas cepas podem sobreviver melhor se tomadas antes de uma refeição, o momento do probiótico é menos importante que a consistência.
Assim, você deve tomar probióticos na mesma hora todos os dias.