Autor: Tamara Smith
Data De Criação: 26 Janeiro 2021
Data De Atualização: 21 Junho 2024
Anonim
Por que meu dedão do pé está entorpecido de um lado? - Bem Estar
Por que meu dedão do pé está entorpecido de um lado? - Bem Estar

Contente

Este porquinho pode ter chegado ao mercado, mas se estiver entorpecido de um lado, você deve se preocupar.

A dormência nos dedos dos pés pode ser parecida com uma perda total ou parcial da sensibilidade. Também pode sentir formigamento ou alfinetes e agulhas.

Condições que variam de leves a graves podem causar dormência total ou parcial no dedão do pé. Em alguns casos, pequenas alterações em seus calçados serão suficientes para eliminar o problema. Em outros casos, será necessário suporte médico.

Quer seja a ponta, os lados ou todo o dedão do pé que está dormente, aqui está o que você precisa saber.

Razões pelas quais seu dedão do pé pode estar dormente

As causas de dormência parcial ou total do dedão do pé incluem:

Sapatos muito apertados

Quer sejam sapatos sociais, saltos altos ou tênis, os sapatos muito apertados podem causar dormência em partes do dedão do pé.


Seus pés e dedos dos pés contêm vasos sanguíneos, nervos e ossos. Se os dedos dos pés estão presos juntos em sapatos apertados, especialmente se eles são usados ​​dia após dia, a circulação bloqueada e outros problemas podem ocorrer. Isso pode reduzir a sensação ou produzir um formigamento de alfinetes e agulhas.

Hallux limitus e hallux rigidus

Essas condições ocorrem quando a articulação MTP (metatarsofalângica) na base do dedão do pé torna-se rígida e inflexível.

Hallux limitus refere-se a uma articulação MTP com algum movimento. Hallux rigidus refere-se a uma articulação MTF sem movimento. Ambas as condições podem causar a formação de esporas ósseas na parte superior da articulação MTP. Se as esporas ósseas pressionam os nervos, pode resultar em dormência ou formigamento.

Neuropatia periférica

A neuropatia periférica é uma lesão nervosa em qualquer parte do corpo, exceto no cérebro ou na medula espinhal. Essa condição pode causar dormência, fraqueza, formigamento ou dor nos dedos dos pés e pés.

Pode ocorrer dormência total ou parcial no dedão ou em vários dedos do pé. A dormência pode surgir gradualmente com o tempo e pode se espalhar para uma perna ou ambas.


Além de dormência, você pode sentir extrema sensibilidade ao toque. Algumas pessoas com essa condição dizem que seus dedos do pé e como se estivessem usando meias pesadas.

O diabetes é uma das principais causas de neuropatia periférica. Outras causas incluem:

  • distúrbios da medula óssea, como linfoma
  • quimioterapia (neuropatia induzida por quimioterapia)
  • radiação
  • doença renal
  • doença hepática
  • Desequilíbrio hormonal
  • hipotireoidismo (tireoide hipoativa)
  • doenças autoimunes, como artrite reumatóide
  • tumores malignos ou benignos ou crescimentos que crescem ou pressionam os nervos
  • infecções virais
  • Infecções bacterianas
  • lesão física
  • transtorno de uso de álcool
  • deficiência de vitamina B

Joanetes

Joanete é uma protuberância óssea que se forma na base do dedão do pé. É feito de osso que sai do lugar na frente do pé.

Joanetes fazem com que a ponta do dedão do pé pressione fortemente o segundo dedo do pé. Geralmente são causados ​​por sapatos muito estreitos ou apertados.


Queimadura por frio

Se você for exposto a temperaturas extremamente baixas por muito tempo, ou se seus pés ficarem molhados em climas frios, podem ocorrer queimaduras.

A congelação pode acontecer nos dedos dos pés, mesmo se você estiver usando meias e botas. Frostnip, uma condição menos séria que pode preceder o congelamento, também pode causar dormência.

Doença de Raynaud

Essa condição vascular causa dormência e descoloração da pele nos dedos das mãos e dos pés, nas orelhas e na ponta do nariz. Ela ocorre quando as pequenas artérias responsáveis ​​pelo fluxo sanguíneo para as extremidades se contraem, ou se contraem, em reação ao estresse emocional ou ao frio.

A doença de Raynaud tem dois tipos: primária e secundária.

  • A doença de Raynaud primária é leve e geralmente se resolve sozinha.
  • A doença de Raynaud secundária tem causas subjacentes que podem exigir tratamento, como a síndrome do túnel do carpo ou aterosclerose.

Como tratar a dormência no dedão do pé

Os tratamentos para dormência no dedão do pé variam com base na causa subjacente:

Tratamento de neuropatia periférica

Muitas condições que têm a neuropatia periférica como sintoma podem ser controladas com medicamentos. Isso inclui diabetes e hipotireoidismo.

Outras causas de neuropatia periférica, como deficiência de vitaminas, podem responder a tratamentos naturais. Isso inclui tomar vitamina B-6, que é essencial para a saúde dos nervos.

Também há que os tratamentos de acupuntura podem reduzir ou eliminar o entorpecimento causado pela neuropatia periférica.

Tratando joanetes

Se você tem joanetes, eles podem ser tratados em casa.

Usar sapatos confortáveis ​​que não roçam no joanete pode ajudar a reduzir a irritação e dormência. Aplicar gelo na área também pode ajudar.

Em alguns casos, órteses, compradas em lojas ou adaptadas, podem ser suficientes para aliviar o entorpecimento e a dor. Se essas intervenções não resolverem, a cirurgia do joanete pode ser necessária.

Tratamento de hallux limitus e hallux rigidus

Hallux limitus e hallux rigidus requerem cirurgia para serem corrigidos.

Tratamento de queimaduras de frio

A congelação pode rapidamente se transformar em uma emergência médica e deve ser tratada imediatamente. As queimaduras pelo frio menores podem ser tratadas em casa.

Saia do frio e, se os pés ou qualquer parte do corpo estiverem molhados, remova as roupas molhadas ou úmidas. Em seguida, aqueça os pés em um banho de água morna por cerca de 30 minutos. O congelamento severo requer tratamento médico.

Tratamento da doença de Raynaud

Parar de fumar pode ajudar a reduzir o impacto da doença de Raynaud. Você também pode reduzir os sintomas da doença de Raynaud mantendo-se aquecido e evitando temperaturas frias, tanto dentro como fora de casa.

Como prevenir dormência no dedão do pé

Se a dormência nos dedos dos pés se dissipar depois de tirar os sapatos, é provável que calçados muito apertados estejam causando o problema.

Jogue fora os sapatos que são muito apertados

Você pode consertar isso jogando fora seus sapatos muito apertados e comprando calçados que sirvam. Certifique-se de que seus sapatos casuais e sociais tenham cerca de metade da largura do polegar na ponta do pé.

Tênis e outros tipos de calçados esportivos devem ter a largura total do polegar. Você também deve evitar o uso de sapatos muito estreitos. Isso ajudará a reduzir a chance de formação de joanetes.

Evite ou limite o uso de sapatos de salto alto

Alguns casos de hallux rigidus e hallux limitus podem ser evitados por não usar sapatos de salto alto. Os saltos altos exercem pressão e tensão na frente do pé, afetando a articulação MTF. Se você tiver que usar salto alto, tente limitar seu uso e insira uma almofada ortótica confortável.

Se você tem diabetes, observe a ingestão de açúcar, carboidratos e álcool

Se você tem uma condição subjacente que pode causar neuropatia periférica, siga as instruções do seu médico para manter sua condição sob controle. Isso pode incluir observar sua ingestão de açúcar e carboidratos se você tiver diabetes ou comparecer a reuniões de 12 passos se beber álcool em excesso.

Se você fuma, considere entrar em um programa de cessação

Se você fuma produtos à base de nicotina, converse com seu médico sobre um programa para parar de fumar.

Fumar faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, interrompendo o fornecimento de nutrientes aos nervos periféricos. Isso pode exacerbar a neuropatia periférica e a doença de Raynaud, piorando a dormência dos pés.

Se você mora em um clima frio, use meias quentes e botas com isolamento térmico

Geladura e congelamento podem ser evitadas usando meias quentes ou meias em camadas e botas isoladas. Não fique ao ar livre em clima frio por muito tempo, e tire as meias molhadas ou calçados imediatamente durante o tempo frio.

Quando ver um médico

Consulte seu médico imediatamente se ocorrer dormência nos dedos dos pés após um acidente ou traumatismo craniano.

A dormência de início gradual e imediata nos dedos do pé pode indicar uma condição médica séria. Se você tiver algum dos seguintes sintomas e dormência parcial nos dedos dos pés, chame seu médico:

  • problemas de visão, como embaçamento de início imediato
  • pensamento confuso
  • queda facial
  • problemas com equilíbrio
  • fraqueza muscular ou incapacidade de controlar os movimentos musculares
  • dormência em um lado do corpo
  • dor de cabeça intensa ou extrema

Leve embora

A dormência parcial dos dedos dos pés tem uma ampla gama de causas. Pode estar associada a escolhas de estilo de vida, como o uso de sapatos de salto alto, ou a problemas de saúde, como diabetes e artrite reumatóide.

A dormência dos dedos dos pés geralmente pode ser tratada de forma conservadora em casa, mas pode exigir suporte médico. É mais provável que isso aconteça se a dormência dos dedos dos pés for causada por um problema de saúde subjacente.

Popular

Mulheres estão usando a hashtag #IAmMany para provar que podem fazer qualquer coisa

Mulheres estão usando a hashtag #IAmMany para provar que podem fazer qualquer coisa

Nem é preci o dizer que o de igner ão conhecido por u ar a emana da Moda como uma forma de fazer declaraçõe podero a . Por exemplo, e te ano, a e tili ta Claudia Li u ou apena mode...
O treino de treinamento do Playground que vai fazer você se sentir como uma criança de novo

O treino de treinamento do Playground que vai fazer você se sentir como uma criança de novo

Quando você tem um filho pequeno, pa ar um bom tempo junto e fazer um bom treino parecem dua coi a que você ó tem que fazer como atividade eparada . Exceto, há o playground. “E ta ...