O que é osteoartrite bilateral do joelho?
Contente
- Visão geral
- Sintomas da OA bilateral do joelho
- O que causa OA bilateral do joelho?
- Como é diagnosticada a OA bilateral do joelho?
- Opções de tratamento
- Complicações
- Outlook
- Dicas para gerenciar a dor no joelho
Visão geral
A artrite do joelho é um dos tipos mais comuns de osteoartrite (OA). Você usa os joelhos para os movimentos cotidianos e até para posturas fixas, como ficar de pé. É fácil ver como as articulações dos joelhos podem desgastar-se com o tempo.
A extensão da artrite do joelho depende de quanto você usa seus joelhos e qual joelho você usa com mais frequência. Algumas pessoas obtêm OA em apenas um joelho, conhecido como OA unilateral. A artrite bilateral do joelho ocorre quando ambos joelhos são afetados com OA.
A OA é uma condição dolorosa e degenerativa que pode reduzir sua mobilidade e dificultar o gerenciamento das tarefas diárias. O diagnóstico e o tratamento precoces podem diminuir os danos nas articulações e melhorar sua qualidade de vida geral.
Sintomas da OA bilateral do joelho
Os sintomas da OA bilateral do joelho são semelhantes aos de outras formas de artrite do joelho. Você pode experimentar:
- um surto de dor no joelho
- inchaço na área circundante
- dor notavelmente pior pela manhã quando você acorda
- pior dor após a atividade
- flambagem do joelho
- incapacidade de endireitar o joelho
- triturar ou estalar ruídos enquanto você se move
- fraqueza geral no joelho
Embora você possa sentir esses sintomas em apenas um joelho com OA unilateral, os sintomas bilaterais de OA do joelho são visíveis em ambos os joelhos. Você também pode notar um nível mais alto de dor associado à OA bilateral do joelho.
O que causa OA bilateral do joelho?
A OA bilateral do joelho, como outras formas de artrite degenerativa, tende a se desenvolver com o tempo, à medida que as articulações do joelho são sujeitas a desgaste. Os joelhos são as maiores articulações do seu corpo. Eles contêm vários pontos de cartilagem que ajudam a proteger os três ossos principais em cada perna:
- rótula (rótula)
- canela (tíbia)
- coxa (fêmur)
O desgaste das articulações do joelho resulta de:
- movimentos repetitivos
- uso excessivo
- estar acima do peso
Todas essas condições podem desgastar a cartilagem protetora nos pontos em que a rótula, a canela e o osso da coxa se conectam. Sem a cartilagem, os ossos se esfregam, o que causa dor e inflamação.
De acordo com a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS), a OA do joelho afeta principalmente adultos acima de 50 anos. Isso é atribuído principalmente a anos de desgaste das juntas relacionadas.
Como é diagnosticada a OA bilateral do joelho?
OA bilateral do joelho é diagnosticada através de uma combinação de exames e testes físicos. Na sua primeira visita, seu médico verificará vermelhidão e inchaço nos joelhos. O seu médico também perguntará sobre sua história de dor no joelho e quaisquer lesões passadas.
Os testes possíveis incluem:
- Raios-X para ajudar a fornecer imagens detalhadas dos ossos do joelho e descartar outras formas de artrite (este é o teste de diagnóstico mais comum para OA do joelho)
- varredura óssea
- tomografia computadorizada (TC)
- ressonância magnética (MRI)
- exames de sangue para descartar artrite reumatóide (AR)
Testes de imagem são realizados em ambos os joelhos se houver suspeita de OA bilateral do joelho. O seu médico também observará quaisquer diferenças em como a OA afetou um joelho em relação ao outro. Esses detalhes podem ajudar a influenciar as medidas de tratamento e possíveis recomendações de cirurgia.
Opções de tratamento
O tratamento da OA bilateral do joelho é semelhante ao tratamento de outros tipos de OA. O seu médico pode primeiro recomendar o uso ocasional de medicamentos de venda livre (OTC) para crises. Os anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), como o ibuprofeno, reduzem a dor e a inflamação nos joelhos. O acetaminofeno (Tylenol), por outro lado, reduz apenas a dor. Os AINEs aumentam o risco de sangramento estomacal e pressão alta, enquanto o uso prolongado de acetaminofeno pode afetar o fígado. Ambos também podem interferir com outros medicamentos e suplementos que você pode tomar.
Casos graves de OA bilateral do joelho geralmente são mais bem tratados com medicamentos prescritos. Os analgésicos com receita médica podem ser úteis se as versões OTC não funcionarem.
Tiros de corticosteroides são usados em casos de inflamação grave. Ao reduzir a inflamação, essas injeções podem ajudá-lo a sentir menos dor no geral. A desvantagem é que os sintomas podem piorar antes de melhorar. Além disso, o uso prolongado de injeções de corticosteroides pode tornar seu corpo imune a seus efeitos e até acelerar os danos nas articulações. Por esses motivos, o AAOS recomenda no máximo três a quatro doses de corticosteroides por ano.
A perda de peso é uma das recomendações mais comuns para pacientes com OA de joelho que também podem estar acima do peso. Isso pode ser especialmente útil na OA bilateral do joelho, pois seu peso é distribuído entre os dois joelhos. O seu médico pode recomendar um nutricionista e um plano de exercícios. O exercício pode ser difícil no início por causa da dor no joelho. O aumento gradual da resistência geralmente melhora os sintomas bilaterais do joelho causados pelo exercício.
Complicações
A detecção precoce da OA bilateral do joelho é importante para evitar que os danos nas articulações dos joelhos piorem. À medida que a doença progride, o risco de novas complicações aumenta.
Algumas complicações da OA do joelho incluem:
- esporas ósseas
- diminuição da função do joelho
- falta de capacidade para executar tarefas diárias
- incapacidade, nos casos mais graves
O seu médico pode recomendar cirurgia para evitar complicações bilaterais relacionadas à OA do joelho. O seu médico pode falar com você sobre os seguintes tipos de cirurgia:
- substituição do joelho
- enxerto de cartilagem, que envolve a movimentação da cartilagem de uma parte do joelho para outra para corrigir danos
- osteotomia do joelho, um procedimento no qual o osso da coxa ou da canela é remodelado
Outlook
A OA bilateral do joelho é uma doença que progride lentamente, mas causa danos duradouros. Quando detectada precocemente, a condição pode ser gerenciada para que você possa interromper o desgaste degenerativo. A intervenção precoce também pode ajudar a prevenir a incapacidade. Ainda assim, o dano do OA não pode ser revertido. A única maneira de "consertar" esse tipo de OA é através de cirurgia de substituição do joelho.
Dicas para gerenciar a dor no joelho
Os tratamentos médicos são apenas uma solução para o tratamento da OA bilateral do joelho. Você também pode tomar medidas para gerenciar sua dor no joelho, a fim de aumentar a mobilidade e permanecer confortável. Converse com seu médico sobre as seguintes sugestões para o tratamento da dor no joelho:
- Exercício. A atividade regular ajuda a melhorar o humor e a saúde cardiovascular geral, além de fortalecer os músculos ao redor dos joelhos para ajudar a mantê-los fortes e para evitar mais danos nas articulações. Escolha atividades de baixo impacto para reduzir a pressão do joelho, como:
- caminhando
- natação
- treinamento elíptico
- andar de bicicleta
- Evite escadas quando possível. Indo baixa escadas é especialmente difícil sobre os joelhos.
- Use chaves para suporte adicional.
- Aplique gelo durante as crises de dor.
- Descanse os joelhos após longos períodos de atividade. Embora o descanso possa parecer contra-intuitivo para aumentar seu nível de atividade, é importante evitar sobrecarregar os joelhos. Certifique-se de alternar exercícios com descanso.