Autor: Judy Howell
Data De Criação: 3 Julho 2021
Data De Atualização: 12 Poderia 2024
Anonim
11 Benefícios e usos surpreendentes do arroz preto - Nutrição
11 Benefícios e usos surpreendentes do arroz preto - Nutrição

Contente

Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar os links desta página, podemos receber uma pequena comissão. Aqui está o nosso processo.

Também chamado de arroz proibido ou roxo, o arroz preto é um tipo de arroz que pertence ao Oryza sativa L. espécies (1).

O arroz preto recebe sua assinatura cor preto-púrpura a partir de um pigmento chamado antocianina, que possui potentes propriedades antioxidantes (2).

Na China antiga, diz-se que o arroz preto era considerado tão único e nutritivo que era proibido para todos, exceto a realeza (1).

Hoje, graças ao seu sabor suave e noz, textura em borracha e muitos benefícios nutricionais, o arroz preto pode ser encontrado em várias cozinhas ao redor do mundo.

Aqui estão 11 benefícios e usos do arroz preto.

1. Boa fonte de vários nutrientes

Comparado com outros tipos de arroz, o arroz preto é um dos mais ricos em proteínas (3, 4, 5, 6).


Por 3,5 onças (100 gramas), o arroz preto contém 9 gramas de proteína, em comparação com 7 gramas de arroz integral (3, 5).

Também é uma boa fonte de ferro - um mineral essencial para transportar oxigênio por todo o corpo (7)

Um quarto de xícara (45 gramas) de arroz preto não cozido fornece (3):

  • Calorias: 160
  • Gordura: 1,5 gramas
  • Proteína: 4 gramas
  • Carboidratos: 34 gramas
  • Fibra: 1 grama
  • Ferro: 6% do valor diário (DV)
Resumo

O arroz preto é uma boa fonte de vários nutrientes, principalmente proteínas, fibras e ferro.

2. Rico em antioxidantes

Além de ser uma boa fonte de proteína, fibra e ferro, o arroz preto é especialmente rico em vários antioxidantes (8).

Antioxidantes são compostos que protegem suas células contra o estresse oxidativo causado por moléculas conhecidas como radicais livres (9).


Eles são importantes, pois o estresse oxidativo tem sido associado a um risco aumentado de várias condições crônicas, incluindo doenças cardíacas, Alzheimer e certas formas de câncer (9).

Apesar de ser menos popular do que outras variedades de arroz, a pesquisa mostra que o arroz preto tem a maior capacidade e atividade antioxidante geral (10).

De fato, além da antocianina, o arroz preto contém mais de 23 compostos vegetais com propriedades antioxidantes, incluindo vários tipos de flavonóides e carotenóides (8).

Portanto, adicionar arroz preto à sua dieta pode ser uma maneira fácil de incorporar mais antioxidantes que protegem as doenças em sua dieta.

Resumo

A pesquisa mostra que o arroz preto contém mais de 23 tipos de antioxidantes e tem a maior atividade antioxidante de todas as variedades de arroz.

3. Contém antocianina composta da planta

As antocianinas são um grupo de pigmentos vegetais flavonóides responsáveis ​​pela cor púrpura do arroz preto, além de vários outros alimentos à base de plantas, como mirtilos e batatas roxas (2, 11).


Pesquisas mostram que as antocianinas têm fortes efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e anticâncer (2, 12).

Além disso, estudos em animais, tubo de ensaio e população mostraram que a ingestão de alimentos ricos em antocianinas pode ajudar a proteger contra várias doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, obesidade e algumas formas de câncer (13, 14, 15, 16).

Resumo

A antocianina é um pigmento responsável pela cor preto-púrpura do arroz proibido. Também foi encontrado que possui potentes efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e anticâncer.

4. Pode melhorar a saúde do coração

A pesquisa sobre os efeitos do arroz preto na saúde do coração é limitada. No entanto, muitos de seus antioxidantes demonstraram ajudar a proteger contra doenças cardíacas.

Flavonóides, como os encontrados no arroz preto, têm sido associados a um risco reduzido de desenvolver e morrer de doenças cardíacas (17, 18).

Além disso, pesquisas iniciais em animais e humanos sugerem que as antocianinas podem ajudar a melhorar os níveis de colesterol e triglicerídeos (13).

Um estudo em 120 adultos com níveis elevados de colesterol descobriu que tomar duas cápsulas de 80 mg de antocianina por dia durante 12 semanas resultou em uma melhora significativa nos níveis de colesterol HDL (bom) e nos níveis de colesterol LDL (ruim) (19).

Outro estudo analisando os efeitos de uma dieta rica em colesterol no acúmulo de placas em coelhos descobriu que a adição de arroz preto à dieta rica em colesterol resultou em 50% menos acúmulo de placas, em comparação com dietas contendo arroz branco (20).

Embora este estudo sugira que o consumo de arroz preto possa proteger contra doenças cardíacas, esses resultados não foram observados em humanos.

Resumo

O arroz preto contém antioxidantes que demonstraram ajudar a proteger contra doenças cardíacas. No entanto, são necessárias mais pesquisas para entender os efeitos do arroz preto nas doenças cardíacas.

5. Pode ter propriedades anticâncer

As antocianinas do arroz preto também podem ter propriedades anticancerígenas potentes.

Uma revisão de estudos de base populacional constatou que uma maior ingestão de alimentos ricos em antocianina estava associada a um menor risco de câncer colorretal (16).

Além disso, um estudo em tubo de ensaio descobriu que as antocianinas do arroz preto reduziram o número de células humanas de câncer de mama, além de retardar o crescimento e a capacidade de propagação (21).

Embora promissor, são necessárias mais pesquisas em seres humanos para entender completamente a capacidade das antocianinas no arroz preto de reduzir o risco e a propagação de certos tipos de câncer.

Resumo

Pesquisas anteriores sugerem que as antocianinas no arroz preto podem ter fortes propriedades anticâncer, mas são necessários mais estudos.

6. Pode apoiar a saúde ocular

Pesquisas mostram que o arroz preto contém grandes quantidades de luteína e zeaxantina - dois tipos de carotenóides associados à saúde ocular (8).

Esses compostos funcionam como antioxidantes para ajudar a proteger os olhos dos radicais livres potencialmente prejudiciais (22).

Em particular, demonstrou-se que a luteína e a zeaxantina ajudam a proteger a retina ao filtrar ondas de luz azuis prejudiciais (22).

Pesquisas sugerem que esses antioxidantes podem desempenhar um papel importante na proteção contra a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), que é a principal causa de cegueira no mundo. Eles também podem diminuir o risco de catarata e retinopatia diabética (23, 24, 25, 26).

Finalmente, um estudo de uma semana em ratos descobriu que consumir extrato de antocianina do arroz preto resultou em danos à retina significativamente menos quando os animais foram expostos a luzes fluorescentes. Ainda assim, esses achados não foram replicados em seres humanos (27).

Resumo

O arroz preto contém os antioxidantes luteína e zeaxantina, os quais demonstraram proteger sua retina contra os radicais livres potencialmente prejudiciais. Embora as antocianinas também possam proteger a saúde ocular, atualmente não existem pesquisas em humanos.

7. Naturalmente sem glúten

O glúten é um tipo de proteína encontrada em grãos de cereais, como trigo, cevada e centeio.

Pessoas com doença celíaca precisam evitar o glúten, pois desencadeia uma resposta imune no organismo que danifica o intestino delgado (28).

O glúten também pode causar efeitos colaterais gastrointestinais negativos, como inchaço e dor abdominal, em indivíduos com sensibilidade ao glúten (28).

Embora muitos grãos integrais contenham glúten, o arroz preto é uma opção nutritiva e naturalmente sem glúten, que pode ser apreciada por quem tem uma dieta sem glúten.

Resumo

O arroz preto é naturalmente sem glúten e pode ser uma boa opção para aqueles com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten.

8. Pode ajudar na perda de peso

O arroz preto é uma boa fonte de proteína e fibra, os quais podem ajudar a promover a perda de peso, reduzindo o apetite e aumentando a sensação de plenitude (29, 30).

Além disso, pesquisas anteriores com animais sugerem que antocianinas como as encontradas no arroz preto podem ajudar a reduzir o peso corporal e o percentual de gordura corporal (14, 15, 21).

Um estudo de 12 semanas descobriu que administrar antocianinas em ratos com obesidade em uma dieta rica em gorduras a partir de arroz preto resultou em uma redução de 9,6% no peso corporal. No entanto, esses resultados não foram replicados em humanos (21).

Embora a pesquisa sobre o papel do arroz preto na perda de peso em seres humanos seja limitada, foi encontrado para ajudar a reduzir o peso quando combinado com arroz integral.

Em um estudo de 6 semanas em 40 mulheres com excesso de peso, aquelas que ingeriram uma mistura de arroz integral e preto até 3 vezes por dia em uma dieta restrita em calorias perderam significativamente mais peso corporal e gordura corporal do que aquelas que ingeriram arroz branco (31). )

Resumo

Dado que o arroz preto é uma boa fonte de proteínas e fibras, pode ajudar na perda de peso. Além disso, embora estudos em animais tenham sugerido que as antocianinas podem ter benefícios para a perda de peso, são necessárias mais pesquisas em seres humanos.

9-10. Outros benefícios potenciais

O arroz preto também pode oferecer outros benefícios potenciais, incluindo:

  1. Níveis mais baixos de açúcar no sangue. Estudos em animais sugerem que a ingestão de arroz preto e outros alimentos que contenham antocianina pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue naqueles com diabetes tipo 2. Estudos em humanos são necessários para confirmar esses efeitos (32, 33).
  2. Pode diminuir o risco de doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA). Um estudo realizado em ratos descobriu que a adição de arroz preto a uma dieta rica em gorduras reduzia significativamente o acúmulo de gordura no fígado (34).
Resumo

Embora sejam necessárias mais pesquisas, o arroz preto pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue em indivíduos com diabetes tipo 2 e reduzir o risco de DHGNA.

11. Fácil de cozinhar e preparar

Cozinhar arroz preto é fácil e semelhante a cozinhar outras formas de arroz.

Para prepará-lo, basta combinar arroz e água ou o caldo em uma panela em fogo médio-alto. Depois de ferver, cubra e reduza o fogo para ferver. Cozinhe o arroz por 30 a 35 minutos ou até ficar macio, em borracha e todo o líquido ter sido absorvido.

Retire a panela do fogo e deixe o arroz descansar por 5 minutos antes de remover a tampa. Use um garfo para ajudar a afofar o arroz antes de servir.

Salvo indicação em contrário na embalagem, para cada 1 xícara (180 gramas) de arroz preto não cozido, use 2 1/4 xícaras (295 ml) de água ou caldo.

Para evitar que o arroz fique gomoso ao cozinhar, é recomendável enxaguar o arroz em água fria antes de cozinhar para remover parte do amido extra na superfície.

Quando o arroz estiver pronto, você poderá usá-lo em qualquer prato em que você usaria arroz integral, como em uma tigela de grãos, salteados, salada ou pudim de arroz.

Resumo

O arroz preto é preparado de forma semelhante a outros tipos de arroz e pode ser adicionado a uma variedade de pratos salgados e doces.

A linha inferior

Embora não seja tão comum quanto outros tipos de arroz, o arroz preto é o mais alto em atividade antioxidante e contém mais proteína que o arroz integral.

Como tal, ingeri-lo pode oferecer vários benefícios à saúde, incluindo melhorar a saúde ocular e cardíaca, proteger contra certas formas de câncer e ajudar na perda de peso.

O arroz preto é mais do que apenas um grão nutritivo. Quando cozida, sua cor púrpura profunda pode transformar até a refeição mais básica em um prato visualmente deslumbrante.

Se você quiser experimentar o arroz preto e não o encontrar localmente, compre online.

Soviete

Perder peso após a gravidez

Perder peso após a gravidez

Você deve planejar para retornar ao eu pe o anterior à gravidez de 6 a 12 me e apó o parto. A maioria da mulhere perde metade do pe o do bebê em 6 emana apó o parto (pó -...
Traqueomalácia - congênita

Traqueomalácia - congênita

A traqueomalácia congênita é a fraqueza e a flacidez da parede da traqueia (traqueia). Congênito ignifica que e tá pre ente no na cimento. A traqueomalácia adquirida ...