Noções básicas sobre diabetes borderline: sinais, sintomas e muito mais
Contente
- O que é diabetes limítrofe?
- Sinais de alerta precoce
- Fatores de risco limítrofes para diabetes
- Determinando se você tem diabetes limítrofe
- Potenciais complicações do diabetes limítrofe
- O poder da mudança de estilo de vida
- Coma mais saudável
- Mover mais
- Perder peso
- Medicamentos
- Começa hoje
O que é diabetes limítrofe?
O diabetes borderline, também chamado de pré-diabetes, é uma condição que se desenvolve antes que uma pessoa sofra de diabetes tipo 2. Também é conhecido como glicemia de jejum prejudicada ou intolerância à glicose. Basicamente, significa que seus níveis de açúcar no sangue estão mais altos que o normal, mas não são altos o suficiente para serem considerados um sinal de diabetes.
Durante a fase pré-diabetes, seu pâncreas ainda produz insulina suficiente em resposta aos carboidratos ingeridos. A insulina é menos eficaz na remoção do açúcar da corrente sanguínea, portanto, seu açúcar no sangue permanece alto. Essa condição é chamada resistência à insulina.
Se você tem pré-diabetes, deve saber que não está sozinho. Em 2015, estimou-se que 84,1 milhões de americanos com 18 anos ou mais tinham a doença. Isso é 1 em cada 3 americanos.
Ter pré-diabetes não significa que você definitivamente desenvolverá diabetes. É um aviso do que pode estar por vir, no entanto. Pessoas com pré-diabetes têm um risco 5 a 15 vezes maior de diabetes tipo 2 do que alguém com níveis normais de açúcar no sangue.
Essas chances aumentam se você não fizer alterações saudáveis em seus hábitos de dieta ou atividade.
Sinais de alerta precoce
Alguém com resistência à insulina em seus estágios iniciais pode desenvolver diabetes tipo 2 se continuar por tempo suficiente. Apenas 10% das pessoas com pré-diabetes sabem que têm, porque muitas não apresentam sintomas.
"O pré-diabetes não é um problema prévio", diz Jill Weisenberger, MS, RD, CDE e autor de "Diabetes emagrecimento semana a semana".
Fatores de risco limítrofes para diabetes
Qualquer um desses fatores de risco pode aumentar suas chances de desenvolver pré-diabetes:
- estar acima do peso ou obeso
- sendo inativo
- tendo pressão alta
- tendo colesterol alto
- ter um familiar próximo com diabetes tipo 2
- dar à luz um bebê com mais de 9 libras
Determinando se você tem diabetes limítrofe
O pré-diabetes é uma condição silenciosa, portanto, fazer um check-up regular de bem-estar é importante para a detecção precoce. Se você acha que pode ter diabetes limítrofe, discuta suas preocupações com seu médico.
Se o seu médico estiver preocupado com o fato de você ter pré-diabetes, é provável que ele realize um teste de hemoglobina A1c (HbA1c) ou teste oral de tolerância à glicose (OGTT).
O HbA1c é um indicador dos seus padrões de açúcar no sangue nos últimos dois a três meses, por isso geralmente é uma imagem geral melhor do que uma única verificação de açúcar no sangue em jejum. Um nível de HbA1c entre 5,7 e 6,4 indica pré-diabetes.
Potenciais complicações do diabetes limítrofe
Níveis altos de glicose no sangue, especialmente se não forem tratados, podem afetar outros sistemas do seu corpo. Isso pode deixá-lo vulnerável a uma variedade de riscos à saúde e condições crônicas de saúde. Por exemplo, o diabetes não controlado pode levar a:
- perda de visão
- dano no nervo
- danos nos rins
- doença cardiovascular
Os altos níveis de insulina que acompanham a resistência à insulina podem causar problemas adicionais.
O poder da mudança de estilo de vida
Um grande estudo multicêntrico chamado Programa de Prevenção de Diabetes analisou como as mudanças no estilo de vida podem ajudar a prevenir o diabetes. O que eles descobriram deve dar muita esperança às pessoas em risco de diabetes.
Com perda modesta de peso e exercícios, os participantes do estudo reduziram o risco de desenvolver diabetes em 58% ao longo de três anos.
O poder de uma alimentação saudável e de hábitos de exercício não pode ser exagerado. Cuide da sua saúde, concentrando-se em simples mudanças na dieta e no estilo de vida.
Coma mais saudável
Concentre-se em alimentos integrais e carboidratos complexos, como feijão, grãos e vegetais ricos em amido. Passe os açúcares simples, como os dos assados processados. Aqueles podem aumentar o açúcar no sangue sem fornecer nutrição saudável.
Para obter ajuda no planejamento de refeições para prevenir o diabetes, marque uma consulta com um nutricionista. A American Diabetes Association também oferece ótimas dicas sobre culinária amiga do diabetes.
Mover mais
Apontar para 150 minutos de exercício por semana. Qualquer atividade é melhor que nada. Até andar conta.
Perder peso
Se você estiver acima do peso, perder peso pode reduzir seu risco. Uma dieta mais saudável e o aumento do nível de atividade devem ajudá-lo a alcançar esse objetivo.
Medicamentos
Se você tem pré-diabetes, seu médico pode até prescrever um medicamento, como a metformina (Glumetza, Glucophage, Fortamet, Riomet). Isso também pode ajudar a aumentar a sensibilidade à insulina e manter os níveis de glicose no sangue sob controle.
Começa hoje
Comece qualquer dieta e mudanças de estilo de vida hoje. Isso lhe dará a melhor chance de prevenir o diabetes, além de evitar possíveis complicações decorrentes do diabetes não controlado.
Embora descobrir esse diagnóstico precoce possa ser perturbador, não significa que você desenvolva diabetes, diz a Dra. Kristine Arthur, MD, do MemorialCare Medical Group em Fountain Valley, Califórnia.
"Isto pode ser revertido e você pode pare a progressão para o diabetes ”, diz Arthur.