O que é divisão no transtorno de personalidade borderline (BPD)?
Contente
- O que é divisão no BPD?
- Quanto tempo dura a divisão?
- O que pode desencadear um episódio de separação?
- Exemplos de divisão
- Exemplo 1
- Exemplo 2
- Como a divisão afeta os relacionamentos?
- Qual é a melhor maneira de lidar com a divisão se você tem BPD?
- Qual é a melhor maneira de ajudar uma pessoa que está passando pela separação?
- O resultado final
Nossas personalidades são definidas pela maneira como pensamos, sentimos e nos comportamos. Eles também são moldados por nossas experiências, ambiente e características herdadas. Nossas personalidades são uma grande parte do que nos torna diferentes das pessoas ao nosso redor.
Os transtornos de personalidade são condições de saúde mental que fazem com que você pense, sinta e se comporte de maneira diferente da maioria das pessoas. Quando não tratados, podem causar angústia ou problemas na vida das pessoas que os têm.
Um transtorno de personalidade muito comum é chamado de transtorno de personalidade limítrofe (TPB). É caracterizado por:
- problemas de auto-imagem
- dificuldade em gerenciar emoções e comportamento
- relacionamentos instáveis
Um comportamento-chave compartilhado por muitos com BPD é conhecido como "divisão contratransferência" ou simplesmente "divisão".
Continue lendo para aprender mais sobre a divisão no BPD e como lidar com isso.
O que é divisão no BPD?
Dividir algo significa dividir. Aqueles com BPD tendem a se caracterizar, outras pessoas e situações em preto e branco. Em outras palavras, eles podem repentinamente caracterizar pessoas, objetos, crenças ou situações como totalmente boas ou totalmente más.
Eles podem fazer isso mesmo sabendo que o mundo é complexo e que o bom e o mau podem coexistir em um.
Aqueles com DBP freqüentemente buscam validação externa sem considerar suas próprias emoções sobre si mesmos, outros, objetos, crenças e situações. Isso pode torná-los mais propensos a se separar, pois tentam se proteger da ansiedade causada por abandono potencial, perda de confiança e traição.
Quanto tempo dura a divisão?
Pessoas com DBP freqüentemente experimentam medos intensos de abandono e instabilidade. Para lidar com esses medos, eles podem usar a divisão como mecanismo de defesa. Isso significa que eles podem separar claramente os sentimentos positivos e negativos sobre:
- si mesmos
- objetos
- crenças
- outras pessoas
- situações
A divisão ocorre frequentemente de forma cíclica e repentina. Uma pessoa com BPD pode ver o mundo em sua complexidade. Mas muitas vezes eles mudam seus sentimentos de bons para maus com bastante frequência.
Um episódio de separação pode durar dias, semanas, meses ou até anos antes de mudar.
O que pode desencadear um episódio de separação?
Uma divisão é normalmente desencadeada por um evento que faz com que uma pessoa com TPB assuma pontos de vista emocionais extremos. Esses eventos podem ser relativamente comuns, como ter que viajar em uma viagem de negócios ou brigar com alguém.
Freqüentemente, os eventos desencadeadores envolvem separações menores de alguém de quem se sentem próximos e geram medo de abandono.
Exemplos de divisão
Você pode identificar a divisão mais comumente por meio da linguagem de uma pessoa com BPD. Eles costumam usar palavras extremas em suas caracterizações de si mesmo, outros, objetos, crenças e situações, tais como:
- “Nunca” e “sempre”
- “Nenhum” e “todos”
- “Ruim” e “bom”
Aqui estão alguns exemplos:
Exemplo 1
Você tem se sentido bem consigo mesmo, em geral. Você está em uma viagem de carro um dia e vira na direção errada que o deixa temporariamente perdido. De repente, todos os bons sentimentos que você tem sobre si mesmo desaparecem e você fica muito deprimido.
Você pode dizer coisas negativas para si mesmo ou para os outros, como "Eu sou um idiota, sempre me perco" ou "Sou tão inútil, não consigo fazer nada direito".
Claro, fazer uma curva errada ao dirigir não significa que uma pessoa é inútil. Mas uma pessoa com TPB pode dividir sua percepção para evitar a ansiedade de outros que os percebam como inúteis se fizerem o trabalho primeiro.
Exemplo 2
Você tem um mentor que admira profundamente. Eles o ajudaram profissionalmente e pessoalmente, e você começa a idealizá-los. Eles devem ser perfeitos se forem tão bem-sucedidos em suas vidas profissionais e pessoais. Você quer ser como eles e diz isso a eles.
Então, um dia, seu mentor passa por uma turbulência em seu casamento. Você vê isso como um sinal de fraqueza. De repente, você vê seu mentor como uma fraude e um fracasso completos.
Você não quer ter nada a ver com eles. Você se separa completamente deles e do seu trabalho e procura um novo mentor em outro lugar.
Essa divisão pode deixar a pessoa magoada, irritada e confusa pela mudança repentina em sua percepção.
Como a divisão afeta os relacionamentos?
A divisão é uma tentativa inconsciente de proteger o ego e prevenir a ansiedade. A divisão geralmente leva a um comportamento extremo - e às vezes destrutivo - e turbulência pessoal nos relacionamentos. A divisão muitas vezes confunde aqueles que estão tentando ajudar as pessoas com BPD.
A divisão é uma tentativa inconsciente de proteger o ego e prevenir a ansiedade.
Aqueles com DBP freqüentemente relatam ter relacionamentos intensos e instáveis. Uma pessoa que é amiga num dia pode ser vista como inimiga no dia seguinte. Algumas características de relacionamento de uma pessoa com BPD incluem:
- dificuldade em confiar nos outros
- temendo irracionalmente as intenções dos outros
- cortando rapidamente a comunicação com alguém que eles acham que pode acabar abandonando-os
- mudando rapidamente os sentimentos sobre uma pessoa, de intensa proximidade e amor (idealização) a intensa aversão e raiva (desvalorização)
- iniciando rapidamente relacionamentos íntimos física e / ou emocionalmente
Qual é a melhor maneira de lidar com a divisão se você tem BPD?
A divisão é um mecanismo de defesa comumente desenvolvido por pessoas que vivenciaram traumas na infância, como abuso e abandono.
O tratamento de longo prazo envolve o desenvolvimento de mecanismos de enfrentamento que melhoram sua perspectiva dos eventos que acontecem em sua vida. Reduzir a ansiedade também pode ajudar.
Se você precisar de ajuda para lidar com um episódio de divisão no momento, aqui está o que você pode fazer:
- Acalme sua respiração. Uma onda de ansiedade geralmente acompanha os episódios de cisão. Respirar longa e profundamente pode ajudar a acalmá-lo e evitar que seus sentimentos extremos assumam o controle.
- Concentre-se em todos os seus sentidos. Assentar-se no que está acontecendo ao seu redor em um determinado momento pode ser uma boa maneira de se distrair de sentimentos extremos e ajudá-lo a colocar melhor em perspectiva o que está acontecendo ao seu redor. O que você pode cheirar, saborear, tocar, ouvir e ver em um momento?
- Alcançar. Se você estiver se separando, considere entrar em contato com seu profissional de saúde mental. Eles podem ser capazes de acalmá-lo e ajudar a aliviar a divisão enquanto ela está acontecendo.
Qual é a melhor maneira de ajudar uma pessoa que está passando pela separação?
Não é fácil ajudar uma pessoa com BPD que experimenta divisão. Você pode se sentir à mercê de seus sintomas. Se você se sentir capaz de ajudar, aqui estão algumas dicas:
- Aprenda o máximo que puder sobre BPD. É fácil ficar ofendido com o comportamento de cima e para baixo de alguém com BPD. Porém, quanto mais você souber sobre a condição e como ela pode afetar o comportamento, mais compreensão você terá sobre o comportamento do seu ente querido.
- Conheça os gatilhos do seu ente querido. Freqüentemente, os mesmos eventos repetidamente são um gatilho BPD. Conhecer os gatilhos do seu ente querido, alertá-lo e ajudá-lo a evitar ou lidar com esses gatilhos pode evitar um ciclo de divisão.
- Entenda seus próprios limites. Se você se sentir despreparado para ajudar seu ente querido a lidar com os episódios de separação do BPD, seja honesto. Diga-lhes quando devem procurar ajuda profissional. Veja como acessar terapia para todos os orçamentos.
O resultado final
O TPB é um transtorno de saúde mental caracterizado por extremos na maneira como uma pessoa pensa, sente e age. Muitas pessoas com BPD formam caracterizações extremas sobre si mesmas, outras pessoas, objetos, crenças e situações durante episódios chamados de divisão.
Situações associadas à ansiedade freqüentemente desencadeiam episódios de cisão. Embora às vezes possa ser difícil, é possível lidar com os sintomas de divisão.
Obter ajuda profissional pode prepará-lo melhor para lidar com seu BPD e ciclos de divisão.