Como prevenir e tratar a bronquite durante a gravidez
Contente
- Prevenção de bronquite
- Quando ligar para o seu médico
- Tratamentos
- Tratamentos em casa
- Opções de venda livre
- O takeaway
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar os links desta página, podemos receber uma pequena comissão. Aqui está o nosso processo.
Quando você espera, sua barriga em crescimento pode dificultar a respiração profunda e completa. E a bronquite, uma inflamação do trato respiratório inferior, pode dificultar ainda mais a respiração profunda.
Bronquite é a inflamação das vias aéreas que faz com que você desenvolva muco extra. A bronquite aguda é mais frequentemente causada por infecção. Isso resulta em muita tosse. Você também pode ter febre, dor de garganta, falta de ar, dor no peito, calafrios e dores no corpo.
Embora você normalmente não chame seu médico para esses sintomas, você deve ter mais cuidado durante a gravidez. Agora você está vivendo por dois (ou mais).
Bronquite é bastante comum, especialmente durante os meses de inverno. Tomar medidas preventivas é importante para ajudar você e seu bebê a ficar bem.
Prevenção de bronquite
Bronquite pode ser o resultado de uma infecção bacteriana ou viral. Infelizmente, ambos são fáceis de capturar. Uma das melhores maneiras de se proteger contra a bronquite é lavar as mãos com frequência.
Evitar a exposição a pessoas com bronquite ou outras doenças respiratórias também é importante. Se um ente querido tiver uma infecção, tente ficar longe o máximo que puder. Isto é especialmente verdade se eles tiverem febre.
O vírus da gripe pode causar bronquite, portanto, tome uma vacina anual contra a gripe. Você também pode incentivar as pessoas ao seu redor a tirar a foto. A vacina contra a gripe não contém vírus vivos, portanto não deve deixá-lo doente.
Tomar a vacina contra a gripe também pode aumentar o sistema imunológico do seu bebê por cerca de seis meses após o nascimento. Isso significa que seu filho terá menos chances de experimentar o vírus da gripe.
Evitar a fumaça do cigarro também é importante na prevenção da bronquite. Fumar irrita os revestimentos das vias aéreas, dificultando o sistema de defesa natural do corpo contra infecções.
Quando ligar para o seu médico
Infelizmente, para algumas mães grávidas, a bronquite pode progredir rapidamente para um distúrbio respiratório mais grave. Um exemplo pode ser pneumonia. Procure tratamento médico de emergência se tiver os seguintes sintomas:
- dor no peito
- tossindo sangue
- febre maior que 100,4 ° F ou 38 ° C
- falta de ar que não melhora com o descanso
Embora uma grande parte dos casos relacionados à bronquite seja devida a um vírus, às vezes as bactérias podem levar à bronquite.
A bronquite causada por bactérias pode ser tratada com antibióticos se os sintomas se agravarem ou parecerem não melhorar depois de uma semana. Verifique com seu médico se você precisa de antibióticos.
Tratamentos
Se o seu médico suspeitar que a bronquite é causada por uma infecção bacteriana, ele poderá prescrever antibióticos. Embora nem todos os antibióticos sejam considerados seguros durante a gravidez, alguns são.
Os seguintes antibióticos são geralmente considerados seguros durante a gravidez:
- amoxicilina
- ampicilina
- clindamicina
- eritromicina
- penicilina
- nitrofurantoína
Você não deve tomar uma classe de antibióticos chamada antibióticos de tetraciclina. Exemplos incluem doxiciclina e minociclina. Eles estão associados a potencialmente causar descoloração nos dentes de um bebê.
Os antibióticos trimetoprim e sulfametoxazol também são proibidos na gravidez. Eles são conhecidos por causar defeitos de nascimento.
Os antibióticos nem sempre são necessários para tratar a bronquite. Um vírus geralmente causa a condição e antibióticos não matam um vírus. Mas se seus sintomas não melhorarem depois de alguns dias, consulte seu médico. Eles avaliarão você mais e procurarão causas bacterianas de infecção.
Tratamentos em casa
Sempre verifique com seu médico antes de tentar qualquer tratamento em casa. Você quer garantir que eles sejam seguros para você e seu filho pequeno. Embora esses tratamentos não curem a bronquite, eles podem ajudar você a se sentir melhor à medida que o corpo se recupera.
Tente irrigar as passagens nasais usando uma mistura de 8 onças de água morna, 1/2 colher de chá de sal e 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio. Isso pode ajudar você a se sentir menos abafado.
Incline-se para a frente sobre uma pia com a cabeça em um ângulo de 45 graus, de modo que uma narina esteja apontada para a pia. Usando uma seringa ou um frasco de injeção, despeje a água na narina enquanto respira pela boca. A água deve sair do outro lado do seu nariz.
Repita esse processo cerca de três a quatro vezes por dia.
Outras opções de tratamento em casa incluem:
- Vicks esfregar com vapor
- usando um umidificador
- repouso e líquidos
- banho de vapor
- chá quente seguro para a gravidez
Opções de venda livre
Embora você deva sempre consultar seu médico primeiro, você poderá tomar alguns anti-histamínicos vendidos sem receita após o primeiro trimestre.
Você pode tomar os seguintes medicamentos para ajudar a secar o muco extra acumulado nos pulmões após o primeiro trimestre:
- Clorfeniramina (Clor-Trimeton)
- Loratadina (claritina)
- Novahistine
- pseudoefedrina (Sudafed)
- Tylenol frio e sinusite
O takeaway
A maioria das infecções respiratórias como bronquite não está associada a um alto risco de complicações na gravidez ou defeitos congênitos. Mas isso não resolve o desconforto que você sente enquanto se recupera da bronquite. Tome medidas preventivas e consulte o seu médico para opções de tratamento.