BVI: a nova ferramenta que pode finalmente substituir o IMC desatualizado
Contente
O índice de massa corporal (IMC) tem sido amplamente usado para avaliar pesos corporais saudáveis desde que a fórmula foi desenvolvida no século XIX. Mas muitos médicos e profissionais de fitness dirão que é um método falho, pois considera apenas a altura e o peso, não a idade, o sexo, a massa muscular ou a forma corporal. Agora, a Mayo Clinic se associou à empresa de tecnologia Select Research para lançar uma nova ferramenta que mede a composição corporal e distribuição de peso. O aplicativo para iPad, BVI Pro, funciona tirando duas fotos de você e retorna uma varredura corporal em 3D que dá uma imagem mais realista de sua saúde.
"Ao medir o peso e a distribuição da gordura corporal com foco no abdômen, a área associada ao maior risco de doenças metabólicas e resistência à insulina, o BVI oferece uma nova ferramenta de diagnóstico potencial para avaliar os riscos à saúde de uma pessoa", disse Richard Barnes, CEO da Selecione Pesquisa e desenvolvedor do aplicativo BVI Pro. "Isso também pode ser implementado como uma ferramenta de rastreamento motivacional para ver as mudanças na distribuição de peso e na forma geral do corpo", explica ele.
Ao usar o BVI, pessoas atléticas ou em boa forma com uma massa muscular maior não serão classificadas como "obesas" ou "acima do peso" quando claramente não o são, enquanto alguém que é "gordo magro" entenderá melhor que pode estar risco de complicações de saúde apesar do baixo peso corporal. (Relacionado: O que as pessoas não percebem quando falam sobre peso e saúde)
“A obesidade é uma doença complexa não definida apenas pelo peso”, explica Barnes. “A distribuição de peso, quantidade de gordura corporal e massa muscular, dieta e exercícios são todos fatores importantes a serem considerados ao pensar sobre sua saúde geral”, diz ele. O aplicativo BVI Pro pode até mesmo mostrar exatamente onde sua gordura visceral está localizada.
O aplicativo BVI Pro é projetado para profissionais médicos e de fitness para uma assinatura, então Barnes recomenda perguntar ao seu médico principal, instrutor de fitness ou outro profissional médico / clínico que você consulta regularmente se eles já têm o aplicativo BVI Pro. Também está disponível como um modelo "freemium", para que os consumidores possam obter cinco varreduras iniciais sem nenhum custo.
A Mayo Clinic continua conduzindo estudos clínicos para validar o BVI, com o objetivo de publicar os resultados em periódicos revisados por pares, diz Barnes. Eles esperam que isso permita que o BVI substitua o BMI até 2020.