Os carboidratos podem reduzir o risco de doenças cardíacas?
Contente
Pão ganha um realmente Rap ruim. Na verdade, os carboidratos, em geral, costumam ser considerados inimigos de qualquer pessoa que esteja tentando se alimentar de maneira saudável ou perder peso. Além do fato de que existem muitos tipos de carboidratos que são ótimos para o seu corpo e necessários em uma dieta balanceada (olá, frutas!), Sabemos que cortar um grupo inteiro de alimentos de sua dieta geralmente não é a escolha mais sensata .
Agora, um novo estudo publicado no Jornal Internacional de Ciências Alimentares e Nutrição confirma o que sempre soubemos: não há problema nenhum em comer pão! Na verdade, o pão pode ajudar a reduzir o colesterol e os níveis de açúcar no sangue. Mas há um problema. Para dar a você esses benefícios, ele precisa ser feito de grãos antigos. (Relacionado: 10 razões pelas quais você deve comer carboidratos.)
Os grãos que usamos no pão agora, como o trigo, são altamente refinados, o que os torna menos saudáveis, pois o processo de refino remove nutrientes essenciais como ferro, fibra alimentar e vitaminas B. Os grãos antigos, por outro lado, não são refinados, deixando todos os bons nutrientes intactos. Embora a categoria seja bastante ampla, alguns exemplos de grãos antigos incluem espelta, amaranto, quinua e painço.
No estudo, os pesquisadores deram a 45 pessoas três tipos diferentes de pão - um feito de um grão inteiro antigo orgânico, um feito de um grão inteiro antigo não orgânico e um feito de um grão processado moderno - para comer mais de três períodos da semana. Os pesquisadores coletaram amostras de sangue no início do estudo e após cada período de ingestão de pão. Após dois meses comendo pão feito de grãos antigos, o colesterol LDL (o ruim!) E os níveis de glicose no sangue das pessoas estavam significativamente mais baixos. Níveis elevados de LDL e glicose no sangue são fatores de risco para ataques cardíacos e derrames, portanto, essas descobertas são certamente encorajadoras. (Aqui, mais informações sobre colesterol na dieta e risco de doenças cardíacas.)
Como o estudo foi relativamente pequeno, mais pesquisas são necessárias para determinar totalmente os benefícios cardiovasculares de comer grãos antigos. Além disso, embora o estudo tenha mostrado que as pessoas melhoraram a saúde cardiovascular depois de comer grãos antigos, isso não prova necessariamente que eles ajudam a prevenir doenças cardiovasculares doença. Acima de tudo, porém, este estudo é a prova de que o pão feito de grãos antigos inteiros tem absolutamente um lugar em uma dieta saudável e equilibrada. Comece com estas 10 receitas fáceis de quinoa para cada ocasião.