O ciclismo pode causar disfunção erétil?
Contente
- Como o ciclismo afeta as ereções?
- Como reduzir o risco de DE
- O que fazer se você tiver DE
- Converse com seu medico
visão global
O ciclismo é um modo popular de preparação aeróbica que queima calorias enquanto fortalece os músculos das pernas. Mais de um terço dos americanos anda de bicicleta, de acordo com uma pesquisa do Breakaway Research Group. Algumas pessoas ocasionalmente pedalam por diversão, e outras pessoas são pilotos mais sérios que passam horas por dia em uma bicicleta.
Homens que andam de bicicleta podem ter problemas de ereção como consequência indesejada de passar muito tempo em um assento de bicicleta. A ligação entre problemas de equitação e ereção não é nova. Na verdade, o médico grego Hipócrates identificou problemas sexuais em cavaleiros do sexo masculino quando disse: "Os constantes solavancos de seus cavalos os incapacitam para a relação sexual."
É por isso que andar de bicicleta pode afetar sua capacidade de conseguir uma ereção e como evitar que o ciclismo ponha um freio em sua vida sexual.
Como o ciclismo afeta as ereções?
Quando você fica sentado em uma bicicleta por um longo período de tempo, o assento pressiona o períneo, uma área que fica entre o ânus e o pênis. O períneo é cheio de artérias e nervos que fornecem sangue rico em oxigênio e sensações ao pênis.
Para um homem ter uma ereção, os impulsos nervosos do cérebro enviam mensagens de excitação ao pênis. Esses sinais nervosos permitem que os vasos sanguíneos relaxem, aumentando o fluxo sanguíneo através das artérias para o pênis. Qualquer problema com os nervos, vasos sanguíneos ou ambos pode impedi-lo de ter uma ereção. Isso é chamado de disfunção erétil (DE).
Ao longo das últimas décadas, os pesquisadores descobriram que alguns ciclistas do sexo masculino desenvolvem danos ao nervo pudendo, o nervo principal do períneo, e à artéria pudenda, que envia sangue ao pênis.
Homens que passam muitas horas em uma bicicleta relataram dormência e dificuldade para conseguir uma ereção. Os especialistas acreditam que a DE começa quando as artérias e os nervos ficam presos entre o estreito assento da bicicleta e os ossos púbicos do ciclista.
Como reduzir o risco de DE
Com algumas modificações, você ainda pode pedalar para se exercitar e se divertir sem sacrificar sua vida amorosa.
Aqui estão algumas modificações que você pode fazer para reduzir o risco de DE:
- Troque seu assento de bicicleta estreito por algo mais largo com acolchoamento extra que apoie seu períneo. Além disso, escolha um assento sem nariz (terá um formato mais retangular) para reduzir a pressão.
- Baixe o guiador. Inclinar-se para a frente levantará as costas do assento e aliviará a pressão no períneo.
- Use shorts de bicicleta acolchoados para obter uma camada extra de proteção.
- Reduza a intensidade do seu treinamento. Ciclo por menos horas de cada vez.
- Faça pausas regulares durante passeios longos. Ande ou fique nos pedais periodicamente.
- Mude para uma bicicleta reclinada. Se você vai passar muito tempo na bicicleta, reclinar-se é mais suave para o períneo.
- Misture sua rotina de exercícios. Em vez de pedalar exclusivamente, alterne entre corrida, natação e outras formas de exercício aeróbico. Faça do ciclismo parte de um programa de exercícios completo.
Se você notar qualquer dor ou dormência na área entre o reto e o escroto, pare de pedalar por um tempo.
O que fazer se você tiver DE
Embora geralmente não seja permanente, a DE e a dormência causada pelo ciclismo podem durar várias semanas ou meses. A solução fácil é reduzir os passeios de bicicleta ou parar de pedalar por completo. Se vários meses se passarem e você ainda tiver problemas para obter uma ereção, consulte seu médico ou urologista. Uma condição médica como uma doença cardíaca, um problema nos nervos ou os efeitos residuais da cirurgia podem ser outras causas potenciais de sua DE.
Dependendo da causa do seu problema, seu médico pode prescrever um dos medicamentos para DE que você pode ter visto anunciado na TV, incluindo:
- sildenafil (Viagra)
- tadalafil (Cialis)
- vardenafil (Levitra)
Essas drogas aumentam o fluxo sanguíneo para o pênis para produzir uma ereção. Mas considere-os com cuidado, porque esses medicamentos podem ter efeitos colaterais graves. Os medicamentos para DE não são recomendados para quem toma nitratos (nitroglicerina) para dores no peito e pessoas com pressão alta ou muito baixa, doença hepática ou renal. Outros medicamentos também estão disponíveis para tratar a DE, bem como opções não medicamentosas, como bombas para o pênis e implantes.
Converse com seu medico
Você não tem que desistir de andar de bicicleta. Basta fazer algumas modificações em seu passeio. Se você desenvolver DE, converse com seu médico sobre o que está causando o problema e encontre a solução que irá restaurar sua vida sexual de forma segura e eficaz.