Autor: Robert Simon
Data De Criação: 16 Junho 2021
Data De Atualização: 16 Novembro 2024
Anonim
No futuro você poderá criar a sua Namorada Ideal
Vídeo: No futuro você poderá criar a sua Namorada Ideal

Contente

Tomar vitaminas faz parte da rotina diária de milhões de pessoas em todo o mundo.

Embora as instruções para uma dosagem segura estejam listadas na maioria dos frascos de suplementos, é prática comum levar mais do que o recomendado.

Os consumidores são bombardeados com informações de saúde, dizendo que tomar altas doses de certas vitaminas pode beneficiar sua saúde de várias maneiras. No entanto, a ingestão excessiva de alguns nutrientes pode ser perigosa.

Este artigo analisa a segurança de tomar vitaminas, bem como os efeitos colaterais e os riscos potenciais associados ao consumo de altas doses.

Vitaminas lipossolúveis vs. hidrossolúveis

As 13 vitaminas conhecidas são divididas em 2 categorias - lipossolúveis e hidrossolúveis (1).


Vitaminas solúveis em água

As vitaminas hidrossolúveis são prontamente excretadas do corpo e não são facilmente armazenadas nos tecidos. Existem mais vitaminas hidrossolúveis do que vitaminas lipossolúveis (2).

Vitaminas solúveis em água incluem vitamina C, além de oito vitaminas B:

  • Vitamina B1 (tiamina)
  • Vitamina B2 (riboflavina)
  • Vitamina B3 (niacina)
  • Vitamina B5 (ácido pantotênico)
  • Vitamina B6 (piridoxina)
  • Vitamina B7 (biotina)
  • Vitamina B9 (folato)
  • Vitamina B12 (cobalamina)

Como as vitaminas hidrossolúveis não são armazenadas, mas excretadas pela urina, é menos provável que causem problemas, mesmo quando ingeridas em altas doses.

No entanto, tomar megadoses de algumas vitaminas solúveis em água pode levar a efeitos colaterais potencialmente perigosos.

Por exemplo, tomar doses muito altas de vitamina B6 pode levar a danos nervosos potencialmente irreversíveis ao longo do tempo, enquanto tomar grandes quantidades de niacina - geralmente acima de 2 gramas por dia - pode causar danos no fígado (3, 4).


Vitaminas lipossolúveis

Ao contrário das vitaminas hidrossolúveis, as vitaminas lipossolúveis não se dissolvem na água e são facilmente armazenadas nos tecidos do seu corpo (2).

Existem quatro vitaminas lipossolúveis:

  • Vitamina A
  • Vitamina D
  • Vitamina E
  • Vitamina K

Dado que as vitaminas lipossolúveis podem se acumular no organismo, é mais provável que esses nutrientes levem à toxicidade do que as vitaminas hidrossolúveis.

Embora raro, tomar muita vitamina A, D ou E pode levar a efeitos colaterais potencialmente prejudiciais (5).

Alternativamente, tomar altas doses de vitamina K não sintética parece ser relativamente inofensivo, razão pela qual não foi estabelecido um nível superior de ingestão (UL) para esse nutriente (6).

Os níveis mais altos de ingestão são definidos para indicar a dose máxima de um nutriente que dificilmente causará danos a quase todas as pessoas na população em geral (7, 8).

RESUMO

As vitaminas hidrossolúveis são prontamente excretadas do corpo, enquanto as vitaminas lipossolúveis podem ser armazenadas nos tecidos. As vitaminas lipossolúveis têm maior probabilidade de causar toxicidade, embora as vitaminas hidrossolúveis também possam fazê-lo.


Riscos potenciais de tomar muitas vitaminas

Quando consumidos naturalmente através dos alimentos, é pouco provável que esses nutrientes causem danos, mesmo quando consumidos em grandes quantidades.

No entanto, quando tomado em doses concentradas em forma de suplemento, é fácil tomar muito, e isso pode levar a resultados negativos para a saúde.

Efeitos colaterais do consumo excessivo de vitaminas solúveis em água

Quando tomadas em excesso, algumas vitaminas hidrossolúveis podem causar efeitos adversos, alguns dos quais podem ser perigosos.

No entanto, da mesma forma que a vitamina K, certas vitaminas hidrossolúveis não apresentam toxicidade observável e, portanto, não definem UL.

Essas vitaminas incluem vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B5 (ácido pantotênico), vitamina B7 (biotina) e vitamina B12 (cobalamina) (9, 10, 11, 12, 13).

É importante observar que, embora essas vitaminas não apresentem toxicidade observável, algumas delas podem interagir com medicamentos e interferir nos resultados dos exames de sangue. Portanto, deve-se ter cuidado com todos os suplementos nutricionais.

As seguintes vitaminas solúveis em água definiram os ULs, pois podem causar efeitos colaterais adversos quando tomados em altas doses:

  • Vitamina C. Embora a vitamina C tenha uma toxicidade relativamente baixa, altas doses podem causar distúrbios gastrointestinais, incluindo diarréia, cãibras, náuseas e vômitos. Enxaqueca pode ocorrer em doses de 6 gramas por dia (14, 15).
  • Vitamina B3 (niacina). Quando ingerida sob a forma de ácido nicotínico, a niacina pode levar a pressão alta, dor abdominal, visão prejudicada e danos no fígado quando consumida em altas doses de 1 a 3 gramas por dia (16).
  • Vitamina B6 (piridoxina). O consumo excessivo de B6 a longo prazo pode causar sintomas neurológicos graves, lesões na pele, sensibilidade à luz, náusea e azia, com alguns desses sintomas ocorrendo em doses de 1 a 6 gramas por dia (17).
  • Vitamina B9 (folato). Tomar muito folato ou ácido fólico na forma de suplemento pode afetar a função mental, afetar negativamente o sistema imunológico e mascarar uma deficiência potencialmente grave de vitamina B12 (18).

Observe que esses são efeitos colaterais que pessoas saudáveis ​​podem experimentar ao tomar grandes doses dessas vitaminas. Indivíduos com problemas de saúde podem experimentar reações ainda mais graves ao tomar muita vitamina.

Por exemplo, embora seja improvável que a vitamina C cause toxicidade em pessoas saudáveis, ela pode levar a danos nos tecidos e anormalidades cardíacas fatais naquelas com hemocromatose, um distúrbio de armazenamento de ferro (19).

Efeitos colaterais relacionados ao consumo excessivo de vitaminas lipossolúveis

Como as vitaminas lipossolúveis podem se acumular nos tecidos do seu corpo, elas podem causar muito mais danos quando ingeridas em altas doses, principalmente por longos períodos.

Além da vitamina K, que tem um baixo potencial de toxicidade, as três vitaminas lipossolúveis restantes têm uma UL definida devido ao seu potencial de causar danos em altas doses.

Aqui estão alguns efeitos colaterais relacionados ao consumo excessivo de vitaminas lipossolúveis:

  • Vitamina A. Embora a toxicidade da vitamina A, ou hipervitaminose A, ocorra ao ingerir alimentos ricos em vitamina A, ela está principalmente associada a suplementos. Os sintomas incluem náusea, aumento da pressão intracraniana, coma e até morte (20).
  • Vitamina D. A toxicidade de tomar altas doses de suplementos de vitamina D pode levar a sintomas perigosos, incluindo perda de peso, perda de apetite e batimentos cardíacos irregulares. Também pode aumentar os níveis de cálcio no sangue, o que pode levar a danos nos órgãos (21).
  • Vitamina E. Suplementos em altas doses de vitamina E podem interferir na coagulação do sangue, causar hemorragias e levar a derrame hemorrágico (22).

Embora a vitamina K tenha um baixo potencial de toxicidade, ela pode interagir com certos medicamentos, como varfarina e antibióticos (6).

RESUMO

Vitaminas hidrossolúveis e lipídicas podem causar efeitos colaterais quando tomadas em altas doses, com algumas causando sintomas mais graves do que outras.

Tomar muitas vitaminas pode ser mortal?

Embora seja extremamente raro morrer de overdose de vitaminas, foram relatados casos de morte relacionados à toxicidade de vitaminas.

Por exemplo, a hipervitaminose A pode ser causada pela ingestão de uma dose grande de mais de 200 mg de vitamina A ou pelo uso crônico de mais de 10 vezes a ingestão diária recomendada (23).

A toxicidade da vitamina A pode levar a complicações graves, como aumento da pressão do líquido espinhal, coma e dano potencial a órgãos fatais (23).

Além disso, tomar megadoses de vitamina D - mais de 50.000 UI por dia - por longos períodos pode levar a altos níveis sanguíneos de cálcio (hipercalcemia), que podem levar à morte (24).

A overdose de outras vitaminas também pode causar efeitos colaterais potencialmente fatais, como danos no fígado.

Um relato de caso constatou que a ingestão de doses muito altas de mais de 5 gramas de niacina de liberação prolongada pode levar à acidose metabólica, um acúmulo de ácido nos fluidos corporais e à insuficiência hepática aguda - ambas fatais (25).

Lembre-se de que esses efeitos colaterais potencialmente mortais estão associados à ingestão de doses excepcionalmente altas de vitaminas. Mesmo assim, deve-se sempre ter cuidado ao consumir qualquer suplemento dietético.

resumo

Em casos raros, tomar doses extremamente altas de certas vitaminas pode levar a complicações fatais.

Como tomar vitaminas com segurança

A melhor maneira de obter os nutrientes que você precisa é consumindo uma dieta equilibrada. No entanto, muitas pessoas precisam suplementar com vitaminas por vários motivos.

Idade, distúrbios genéticos, condições médicas e dieta são todos fatores que podem aumentar a necessidade de certos nutrientes.

Felizmente, as vitaminas costumam ser seguras, desde que sejam usadas com responsabilidade.

O gráfico a seguir descreve os níveis de ingestão diária recomendada (IDI) e de níveis superiores toleráveis ​​(UL) de vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis (6, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 20, 21, 22):

RDI para homens adultosRDI para mulheres adultasUL
Vitamina A900 mcg de atividade equivalente a retinol (RAE)700 mcg RAE3.000 mcg RAE
Vitamina B1 (tiamina)1,2 mg1,1 mgNenhum UL estabelecido
Vitamina B2 (riboflavina)1,3 mg 1,1 mgNenhum UL estabelecido
Vitamina B3 (niacina)16 mg equivalentes de niacina (NE)14 mg de NE35 mg
Vitamina B5 (ácido pantotênico)5 mg5 mgNenhum UL estabelecido
Vitamina B6 (piridoxina)1,3 mg1,3 mg100 mg
Vitamina B7 (biotina)30 mcg30 mcgNenhum UL estabelecido
Vitamina B9 (folato)400 mcg de equivalente de folato na dieta (DFE)400 mcg (DFE)1.000 mcg
Vitamina B12 (cobalamina)2,4 mcg2,4 mcgNenhum UL estabelecido
Vitamina C90 mg75 mg 2.000 mg
Vitamina D600 UI600 UI4.000 UI
Vitamina E15 mg15 mg1.000 mg
Vitamina K120 mcg90 mcgNenhum UL estabelecido

Devido à potencial toxicidade, não é recomendável consumir mais do que os níveis toleráveis ​​de ingestão superior definidos para os nutrientes listados acima.

Lembre-se de que, em determinadas circunstâncias, seu médico pode recomendar que você tome mais do que o UL para certos nutrientes para corrigir uma deficiência.

Por exemplo, as deficiências de vitamina D são frequentemente tratadas com injeções ou suplementos de doses elevadas de vitamina D que fornecem mais de 50.000 UI de vitamina D, o que é muito mais que o UL (26).

Embora a maioria dos frascos de suplementos forneça recomendações sobre a quantidade de vitamina a consumir por dia, as necessidades podem variar de pessoa para pessoa.

Se você tiver dúvidas sobre a dosagem de vitaminas, é melhor consultar um profissional médico.

RESUMO

Algumas vitaminas definiram ULs para evitar potencial toxicidade. É melhor consultar seu médico se tiver dúvidas sobre a dosagem adequada de vitaminas.

A linha inferior

Embora os suplementos vitamínicos sejam consumidos com segurança por muitas pessoas diariamente, é possível tomar uma dose muito alta, o que pode resultar em efeitos colaterais adversos.

A superdosagem de certas vitaminas pode levar a complicações graves e, em raras circunstâncias, até a morte.

Por esses motivos, é importante usar as vitaminas com responsabilidade e consultar um profissional de saúde confiável se você tiver dúvidas sobre a dosagem adequada.

Novos Artigos

O que significa ser homozigoto?

O que significa ser homozigoto?

Em geral, o ere humano têm o memo gene. Vário gene ão variado. Ele controlam noo traço fíico e aúde.Cada variação é chamada alelo. Você herda doi alel...
Christina Chun, MPH

Christina Chun, MPH

Epecialidade em Farmacologia, Oftalmologia, aúde Pública, Oncologia, Imunologia, Fiiologia do ExercícioChritina Chun é gerente de ativação de enaio oncológico. Ela e...