O que você deve saber sobre diabetes pré-gestacional
Contente
- Compreendendo o diabetes pré-gestacional
- Sintomas de diabetes
- Causas e fatores de risco para diabetes
- Diagnosticando diabetes
- Classes de diabetes pré-gestacional e gestacional
- Classes de diabetes pré-gestacional
- Classes de diabetes gestacional
- Monitorar e tratar o diabetes pré-gestacional
- Complicações associadas ao diabetes durante a gravidez
- Dicas para uma gravidez saudável se você tem diabetes
- Converse com seus médicos
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
Compreendendo o diabetes pré-gestacional
O diabetes pré-gestacional ocorre quando você tem diabetes tipo 1 ou 2 antes de engravidar. O diabetes pré-gestacional tem nove classes que dependem da sua idade no momento do diagnóstico e de certas complicações da doença.
O tipo de diabetes que você tem informa o seu médico sobre a gravidade de sua condição. Por exemplo, seu diabetes é classe C se você o desenvolveu entre as idades de 10 e 19. Seu diabetes também é classe C se você teve a doença por 10 a 19 anos e não teve complicações vasculares.
Ter diabetes durante a gravidez aumenta alguns riscos para você e seu bebê. Se você tem diabetes, sua gravidez precisará de monitoramento extra.
Sintomas de diabetes
Os sintomas do diabetes incluem:
- sede e fome excessivas
- micção frequente
- mudanças no peso
- fadiga extrema
A gravidez também pode causar sintomas como micção frequente e fadiga. É importante monitorar seus níveis de glicose de perto para ajudar você e seu médico a determinar a razão para esses sintomas.
Seus sintomas terão muito a ver com o quão bem controlado está seu diabetes e como sua gravidez está progredindo.
Causas e fatores de risco para diabetes
O pâncreas produz insulina. A insulina ajuda seu corpo:
- usar glicose e outros nutrientes dos alimentos
- armazenar gordura
- acumular proteína
Se seu corpo não produz insulina suficiente ou a usa de maneira ineficiente, seus níveis de glicose no sangue ficarão mais altos do que o normal e afetarão o funcionamento de seu corpo.
Diabetes tipo 1
O diabetes tipo 1 ocorre quando o pâncreas não consegue produzir insulina. Isso pode acontecer quando o sistema imunológico ataca por engano o pâncreas. Também pode acontecer por razões desconhecidas. Os pesquisadores não sabem ao certo por que as pessoas desenvolvem diabetes tipo 1.
Você tem mais probabilidade de desenvolver diabetes tipo 1 se tiver histórico familiar da doença. Pessoas com diabetes tipo 1 geralmente recebem o diagnóstico durante a infância.
Diabetes tipo 2
O diabetes tipo 2 é mais comum do que o diabetes tipo 1. Tudo começa com a resistência à insulina. Se você tem resistência à insulina, então seu corpo não usa insulina adequadamente ou não produz insulina suficiente.
O excesso de peso ou histórico familiar da doença aumenta o risco de contrair diabetes tipo 2. Ter uma dieta pobre e ser fisicamente inativo também pode aumentar o risco de contrair diabetes tipo 2.
Diagnosticando diabetes
Seu médico fará uma série de exames de sangue aleatórios e em jejum para ajudá-lo a fazer o diagnóstico. Leia mais sobre os testes de diabetes.
Algumas mulheres desenvolvem diabetes apenas durante a gravidez. Isso é chamado de diabetes gestacional. Os médicos examinam a diabetes da maioria das mulheres grávidas como parte dos cuidados pré-natais.
Classes de diabetes pré-gestacional e gestacional
O diabetes pré-gestacional é dividido em, enquanto o diabetes gestacional é dividido em duas classes.
Classes de diabetes pré-gestacional
A seguir estão as classes de diabetes pré-gestacional:
- O início da diabetes classe A pode ocorrer em qualquer idade. Você pode controlar essa classe de diabetes apenas com dieta.
- O diabetes classe B ocorre se você desenvolveu diabetes depois dos 20 anos, se tem diabetes há menos de 10 anos e não tem complicações vasculares.
- O diabetes de classe C ocorre se você o desenvolveu entre as idades de 10 e 19 anos. O diabetes também é de classe C se você teve a doença por 10 a 19 anos e não teve complicações vasculares.
- O diabetes classe D ocorre se você desenvolver diabetes antes dos 10 anos, se tiver diabetes por mais de 20 anos e tiver complicações vasculares.
- O diabetes classe F ocorre com nefropatia, uma doença renal.
- O diabetes classe R ocorre com retinopatia, uma doença ocular.
- A classe RF ocorre em pessoas com nefropatia e retinopatia.
- O diabetes classe T ocorre em uma mulher que fez um transplante de rim.
- O diabetes da classe H ocorre com a doença arterial coronariana (DAC) ou outra doença cardíaca.
Classes de diabetes gestacional
Se você não teve diabetes até engravidar, você tem diabetes gestacional.
O diabetes gestacional tem duas classes. Você pode controlar o diabetes classe A1 por meio de sua dieta. Se você tem diabetes classe A2, precisa de insulina ou medicamentos orais para controlá-lo.
O diabetes gestacional geralmente é temporário, mas aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde na vida.
Monitorar e tratar o diabetes pré-gestacional
Durante a gravidez, você precisará de monitoramento extra para diabetes.
É provável que você consulte seu ginecologista obstétrico, endocrinologista e talvez um perinatologista. O perinatologista é especialista em medicina materno-fetal.
Uma variedade de métodos estão disponíveis para monitorar e tratar o diabetes pré-gestacional:
- A primeira coisa que você deve fazer quando engravidar é revisar sua lista de medicamentos com seu médico. Alguns medicamentos podem não ser seguros para tomar durante a gravidez.
- Você ainda vai tomar insulina, mas pode ter que ajustar a dose durante a gravidez.
- Monitorar seus níveis de glicose no sangue é uma prioridade. Isso significa fazer exames frequentes de sangue e urina.
- Seu médico lhe dirá como ajustar sua dieta e quais exercícios são melhores para você e seu bebê.
- Seu médico pode usar imagens de ultrassom para avaliar a frequência cardíaca, os movimentos e a quantidade de líquido amniótico de seu bebê.
- O diabetes pode retardar o desenvolvimento dos pulmões do seu bebê. Seu médico pode realizar uma amniocentese para verificar a maturidade pulmonar do seu bebê.
- A sua saúde, a saúde do seu bebê e o peso do seu bebê ajudarão o seu médico a determinar se você pode fazer o parto normal ou se uma cesariana é necessária.
- Seu médico continuará monitorando de perto seus níveis de glicose no sangue durante o trabalho de parto e o parto. É provável que suas necessidades de insulina mudem novamente após o parto.
Compre um teste caseiro de glicose no sangue ou um teste caseiro de glicose na urina.
Complicações associadas ao diabetes durante a gravidez
Muitas mulheres com diabetes carregam e dão à luz bebês saudáveis sem complicações graves. No entanto, se você tem diabetes, você e seu bebê correm um risco maior de complicações. É importante estar ciente deles.
As complicações que podem afetar a mãe durante a gravidez incluem:
- infecções urinárias, da bexiga e vaginais
- pressão alta ou pré-eclâmpsia; esta condição pode causar disfunção renal e hepática
- um agravamento dos problemas oculares relacionados ao diabetes
- um agravamento dos problemas renais relacionados ao diabetes
- uma entrega difícil
- uma necessidade de uma cesariana
Altos níveis de glicose, especialmente no primeiro trimestre, podem aumentar o risco de defeitos congênitos. As complicações que podem afetar o bebê incluem:
- um aborto espontâneo
- nascimento prematuro
- alto peso ao nascer
- glicose no sangue baixa, ou hipoglicemia, no nascimento
- amarelecimento prolongado da pele ou icterícia
- dificuldade respiratória
- defeitos de nascença, incluindo defeitos do coração, vasos sanguíneos, cérebro, coluna, rins e trato digestivo
- natimorto
Dicas para uma gravidez saudável se você tem diabetes
Se você tem diabetes, monitorar sua saúde se tornará ainda mais importante quando você decidir ter um bebê. Quanto antes você começar a planejar, melhor. Siga as dicas abaixo para uma gravidez saudável.
Converse com seus médicos
- Consulte o seu endocrinologista e o seu ginecologista obstétrico para se certificar de que você está bem de saúde e que seu diabetes está sob controle. Manter o diabetes bem controlado por vários meses antes de engravidar pode diminuir os riscos para você e seu bebê.
- Informe o seu médico sobre todos os medicamentos e suplementos que você está tomando atualmente. Se você estiver grávida, conte a eles sobre todos os medicamentos e suplementos que você tomou desde que engravidou.
- O ácido fólico ajuda a alimentar um crescimento e desenvolvimento saudáveis. Pergunte ao seu médico se você deve tomar ácido fólico ou outras vitaminas especiais.
- Tome vitaminas pré-natais se seu médico recomendar.
- Pergunte ao seu médico quais devem ser seus objetivos específicos de glicose no sangue.
- Consulte seu médico novamente quando você achar que está grávida. Certifique-se de que seus médicos se comuniquem entre si.
- Cumpra todas as consultas de pré-natal.
- Informe imediatamente o seu médico sobre quaisquer sintomas incomuns.
Compre vitaminas pré-natais.
Adote hábitos de vida saudáveis
- Mantenha uma dieta saudável que inclua uma variedade de vegetais, grãos inteiros e frutas. Opte por produtos lácteos desnatados. Obtenha proteína na forma de feijão, peixe e carnes magras. O controle da parcela também é importante.
- Faça algum exercício todos os dias.
- Certifique-se de que está dormindo a quantidade certa de sono todas as noites.
Esteja preparado
- Considere usar uma pulseira de identificação médica que indique que você tem diabetes.
- Certifique-se de que seu cônjuge, parceiro ou alguém próximo a você saiba o que fazer em caso de emergência médica.