Você pode usar o propionato de clobetasol para psoríase?
Contente
Visão geral
Viver com psoríase nem sempre é fácil. A condição da pele pode causar desconforto físico e estresse emocional. As pessoas diagnosticadas com psoríase sabem que a doença não tem cura e o tratamento é sobre o gerenciamento de sintomas.
O propionato de clobetasol é um dos medicamentos prescritos pelos médicos para tratar os sintomas dolorosos da psoríase. Continue lendo para descobrir como o medicamento funciona e se é adequado para você.
O que é psoríase?
A psoríase é uma doença que afeta as células da pele. Especialistas não sabem ao certo o que causa a psoríase, mas acredita-se que esteja conectada ao sistema imunológico. Os glóbulos brancos chamados linfócitos T, ou células T, ajudam a proteger o corpo contra infecções, vírus e doenças. Em pessoas com psoríase, as células T são muito ativas e, em vez de se ligarem a substâncias e organismos prejudiciais, também atacam células saudáveis da pele.
Normalmente, as células da pele passam por um processo de crescimento que começa bem abaixo da camada superficial da pele. As células demoram cerca de um mês para subir à superfície da pele. Isso é chamado de rotatividade. Para pessoas com psoríase, esse processo pode acontecer em apenas alguns dias. Isso causa manchas que coçam e são grossas, vermelhas e escamosas. Esses adesivos podem ser dolorosos e geralmente não desaparecem sem algum tipo de tratamento.
Homens e mulheres sofrem de psoríase. Pessoas com histórico familiar da doença são mais propensas a desenvolvê-la.
Às vezes os sintomas da psoríase desaparecem e outras vezes pioram. As pessoas têm gatilhos diferentes que podem afetar a gravidade de seus surtos de psoríase. Os gatilhos comuns incluem:
- estresse
- infecções
- mudanças climáticas extremas que causam a pele seca
- fumando cigarros
- lesões na pele, como queimaduras solares, cortes e picadas de insetos
- alguns medicamentos, incluindo medicamentos para pressão arterial
Existem vários tipos diferentes de psoríase, e é possível experimentar dois tipos de psoríase simultaneamente.
O que é clobetasol?
O propionato de clobetasol é um medicamento corticosteróide em altas doses usado para reduzir a dor e a coceira causadas por doenças da pele como a psoríase. O seu médico deve prescrever este medicamento e você precisará usá-lo conforme as instruções. Está disponível nos seguintes formulários:
- creme
- pomada
- gel
- spray
- espuma
- loção
- xampu
O formulário que você prescreve e com que frequência o aplica depende da gravidade da sua psoríase. Siga as instruções na embalagem do medicamento e as instruções fornecidas pelo seu médico.
Nos Estados Unidos, o propionato de clobetasol possui vários nomes de marcas:
- Clobevate
- Clobex
- Cormax
- Embeline
- Olux
- Temovate
O propionato de clobetasol funciona fazendo com que o corpo pare sua resposta imune extrema. Quando a reação do sistema imunológico se acalma, a rotação das células diminui e a erupção cutânea com comichão e escamosa melhora.
É eficaz para a psoríase?
O tratamento normalmente depende da gravidade dos sintomas da psoríase e de que tipo de psoríase você tem. Um médico pode prescrever um creme para a pele ou pomada como propionato de clobetasol para pessoas com psoríase leve a moderada. O medicamento é geralmente considerado eficaz no tratamento da psoríase em suas diferentes formas.
De acordo com a pesquisa, um fator importante na forma como o tratamento funciona parece depender se é usado conforme recomendado. Estudos sugerem que os médicos geralmente prescrevem a forma de propionato de clobetasol que eles acham que é mais provável que você use confortavelmente.
Existem riscos?
Este medicamento é absorvido pelo organismo, mesmo aplicado à sua pele. Existe a possibilidade de uma reação negativa. Os efeitos colaterais mais comuns são ardor ou picada, onde você aplica o medicamento, tosse ou dor de garganta e outros sintomas de irritação da pele.
O uso prolongado de esteróides tópicos como o clobetasol pode afetar a cicatrização de feridas. Grandes quantidades podem afetar seu humor ou açúcar no sangue. Siga cuidadosamente as instruções do seu médico e farmacêutico e não cubra a área que você trata com um curativo.
Este medicamento é um forte corticosteróide. Deve ser usado exatamente como prescrito pelo seu médico. Você provavelmente será instruído a usá-lo somente quando a psoríase se desenvolver, e não como medida preventiva.