O que é aveia coloidal? Benefícios, usos e segurança
Contente
A pele seca e com coceira pode ter levado você a visitar um dermatologista ou experimentar remédios caseiros para alívio.
Nesse caso, alguém pode ter sugerido que você tente usar aveia coloidal como tratamento.
Este artigo explica como usar aveia coloidal para doenças da pele e se é seguro e eficaz.
O que é aveia coloidal?
Durante séculos, a aveia coloidal tem sido uma pomada para a pele com coceira, seca ou irritada. Este ingrediente natural é facilmente encontrado em produtos cosméticos, como hidratantes, xampus e cremes de barbear.
A aveia coloidal é feita moendo grãos de aveia, ou Avena sativa, em pó fino. É considerado um emoliente - uma substância que amacia ou acalma a pele - porque contém gorduras, proteínas, vitaminas, minerais e outros nutrientes que beneficiam a pele (1, 2, 3).
De fato, a Food and Drug Administration (FDA) categorizou oficialmente a aveia coloidal como protetora da pele em 2003 (1).
Também possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que beneficiam a pele. Os antioxidantes combatem os radicais livres, que podem danificar seu corpo através do estresse oxidativo se o número deles se tornar muito alto (1, 2, 3).
O estresse oxidativo está ligado a condições como câncer, diabetes e doenças cardíacas, além de inflamação e certas doenças de pele como dermatite. Também afeta o envelhecimento, que pode se apresentar como falta de elasticidade e umidade da pele (4, 5, 6).
Um estudo constatou que o perfil químico único da aveia coloidal diminui as citocinas, um grupo de proteínas que causam inflamação no corpo. Essas propriedades benéficas são devidas às avenanthramides, um grupo de produtos químicos vegetais encontrados nos grãos de aveia (3, 7, 8).
Ao bloquear citocinas inflamatórias, as avenatramidas inibem a resposta inflamatória. Como tal, as avenatramidas não são apenas responsáveis pelos benefícios da aveia coloidal para a pele, mas também pelas propriedades saudáveis para o coração associadas à ingestão de aveia (1, 7, 8).
resumo
Aveia coloidal tem sido usada há séculos para acalmar a pele seca e com coceira. Seu conteúdo de produtos químicos vegetais antioxidantes e anti-inflamatórios, chamados avenantramidas, melhora a saúde da pele e geral.
Como é usado
Aveia coloidal é usada para tratar os sintomas de muitas condições, incluindo eczema.
O eczema, também conhecido como dermatite, é um conjunto de condições médicas que resultam em anormalidades na pele, como coceira, descamação ou pele irregular. Tem várias causas, incluindo alergias, irritantes e estresse (9).
Enquanto o eczema tende a afetar crianças, os adultos também podem desenvolvê-lo. Aveia coloidal - na forma de loções ou banhos - pode ser usada como tratamento (9).
A aveia coloidal também tem sido usada para aliviar a irritação ou secura da pele causada por tratamentos de radiação para o câncer (7, 10, 11, 12).
Além disso, pode ser útil para pessoas com xerose ou pele muito seca (7, 11, 12).
A Xerose é mais comum durante os meses mais frios do inverno e em adultos mais velhos, bem como naqueles que experimentaram repetidas exposições a produtos químicos agressivos. Também pode resultar de uma doença subjacente ou ser um efeito colateral de certos medicamentos (7, 11, 12).
Estudos em pessoas com e sem xerose observaram melhorias significativas na umidade da pele naqueles que usam um hidratante contendo aveia coloidal, em comparação com as áreas não tratadas e as do grupo placebo (2, 11, 13).
Além disso, pode ajudar a aliviar a coceira ou a coceira relacionada à queimadura. Nesses casos, geralmente é usado em combinação com outros medicamentos, como anti-histamínicos (3, 13, 14).
Observe que queimaduras graves requerem atendimento médico imediato para evitar infecções, complicações e até morte.
RESUMOA aveia coloidal é usada para aliviar os sintomas de uma ampla gama de doenças da pele, incluindo eczema, pele seca severa, queimaduras leves e varicela.
É seguro?
A aveia coloidal foi considerada segura na maioria das pessoas.
Reações alérgicas são raras. De fato, zero reações alérgicas foram relatadas por 445.820 consumidores de produtos de cuidados pessoais contendo coloidal de aveia em um período de três anos (2).
Além disso, em um grande estudo em 2.291 adultos, apenas 1% dos participantes relatou irritação de baixo nível após usar um adesivo de aveia coloidal por 24 horas. Além disso, a maioria das pessoas experimentou umidade sustentada por impressionantes 2 semanas após o uso do adesivo (2).
Dito isto, aqueles com alergia conhecida à aveia não devem usar aveia coloidal. Se você tiver sintomas indesejados após o uso de aveia coloidal, como queimação, erupção cutânea ou picada, interrompa o uso e fale com o seu médico.
resumoEmbora a aveia coloidal seja segura para a maioria das pessoas, interrompa o uso se desenvolver sintomas como erupção cutânea.
Como fazer o seu próprio
Fazer aveia coloidal é fácil, rápido e pode economizar algum dinheiro.
Simplesmente siga estas etapas:
- Adicione aveia inteira e não cozida a um processador de alimentos, moedor de café ou liquidificador.
- Pulse-o até que se assemelhe a um pó fino esbranquiçado.
- Para testar se o seu solo é fino o suficiente, misture cerca de 1 colher de sopa (15 gramas) em um litro (16 onças ou 473 mL) de água. A água deve ficar branca leitosa. Caso contrário, basta moer mais a aveia.
Para fazer um banho, polvilhe cerca de 1 xícara (237 gramas) de pó em água morna e deixe de molho por 10 a 15 minutos.
Verifique se o banho não está muito quente, pois isso pode causar mais ressecamento ou irritação. Após o banho, seque ou seque ao ar, se possível, depois aplique um hidratante sem perfume formulado para peles sensíveis.
Este banho é adequado para crianças e adultos que não têm alergia tópica à aveia.
Se estiver preparando este banho para uma criança, verifique se a água não está muito quente. Uma boa temperatura da água para bebês e crianças é de cerca de 100°F (38°C) Ao preparar o banho para um bebê, você precisará de menos farinha de aveia - apenas cerca de um terço de um copo (43 gramas).
Além disso, se for o primeiro banho de aveia, é uma boa ideia fazer um teste de adesivo primeiro. Para fazer isso, basta colocar um pouco da mistura de água de aveia coloidal sobre um pequeno pedaço de pele, como o antebraço ou o dorso da mão, e enxaguar após 15 minutos, observando sinais de reação alérgica como vermelhidão.
A aveia pode deixar sua banheira escorregadia, por isso tome muito cuidado quando você ou seu filho sairem da banheira.
resumoFazer aveia coloidal é fácil e rápido - basta misturar aveia crua em um pó fino. Isso pode ser usado para fazer um banho relaxante para você ou seu filho.
A linha inferior
A aveia coloidal é uma pomada para a pele irritada, seca e irritada há séculos.
É feito em pó de grãos de aveia e adicionado a produtos de beleza comuns. Além disso, ele pode ser feito facilmente em casa e borrifado em um banho relaxante.
Pesquisas mostram que seus compostos exclusivos possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e protegem a umidade da pele.
A aveia coloidal é segura de usar para a maioria das pessoas, incluindo crianças, exceto aquelas com alergia conhecida à aveia.
Ele trouxe alívio para muitos, incluindo pessoas em tratamento de radiação para câncer, bem como aquelas com envelhecimento da pele, varicela ou pele seca.