Fatores de risco comuns para resfriado
Contente
- O frio comum
- As estações desempenham um papel
- A idade é um fator
- Falta de dormir
- Estresse psicológico
- Tabagismo e fumo passivo
- O takeaway
O frio comum
Ao contrário do que muitas pessoas disseram quando crianças, o cabelo molhado não pode causar um resfriado. Nem pode entrar em temperaturas frias sem chapéu ou protetores de ouvido. Resfriados são realmente causados por vírus do resfriado. Mais de 200 vírus podem causar resfriado comum.
Certos fatores de risco podem aumentar suas chances de contrair o vírus do resfriado e de adoecer. Esses incluem:
- estação
- era
- falta de dormir
- estresse
- fumar
Embora alguns fatores de risco sejam difíceis de controlar, outros podem ser gerenciados. Aprenda a diminuir suas chances de pegar um resfriado e passá-lo para outras pessoas.
As estações desempenham um papel
O vírus do resfriado é mais comum nos meses de frio, como outono e inverno, e nas estações das chuvas. Durante essas temporadas, é mais provável que você gaste muito tempo em ambientes fechados. Isso o aproxima de outras pessoas, aumentando o risco de pegar o vírus do resfriado e transmiti-lo a outras pessoas. Para diminuir o risco de adoecer ou de adoecer, pratique uma boa higiene. Lave as mãos regularmente. Cubra a boca e o nariz quando tossir ou espirrar, usando um lenço de papel ou a dobra do cotovelo.
Certos climas e condições sazonais também podem piorar os sintomas do resfriado. Por exemplo, o ar seco pode secar as mucosas do nariz e da garganta. Isso pode exacerbar um nariz entupido e dor de garganta. Use um umidificador para adicionar umidade ao ar da sua casa ou escritório. Troque a água diariamente e limpe a máquina regularmente para evitar a propagação de bactérias, fungos e irritantes.
A idade é um fator
Crianças menores de 6 anos são mais propensas a pegar um resfriado comum. Isso ocorre porque seus sistemas imunológicos ainda não amadureceram ou desenvolveram resistência a muitos vírus. As crianças pequenas tendem a entrar em contato próximo com outras crianças que podem estar portando vírus. Eles também são menos propensos a lavar as mãos regularmente ou a cobrir a boca e o nariz quando tossem ou espirram. Como resultado, os vírus do resfriado tendem a se espalhar mais facilmente entre as crianças pequenas.
Para diminuir as chances de seu filho ficar doente ou espalhar o vírus do resfriado, ensine-o a:
- lave as mãos regularmente com água e sabão
- evite compartilhar alimentos, bebidas, utensílios para comer e protetor labial com outras pessoas
- cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar, usando um lenço de papel ou a dobra do cotovelo
Falta de dormir
A falta de sono pode afetar negativamente o sistema imunológico, que é o sistema de autodefesa natural do corpo. O sono inadequado aumenta suas chances de pegar o resfriado comum, além de outras doenças.
Para manter seu sistema imunológico saudável, tente dormir o suficiente todos os dias. De acordo com a Clínica Mayo, a maioria dos adultos precisa de sete a oito horas de sono de boa qualidade por dia. Os adolescentes precisam de nove a 10 horas, enquanto as crianças em idade escolar podem precisar de 10 ou mais horas. Para uma boa noite de sono, pratique os seguintes bons hábitos de sono:
- aderir a um horário de sono regular
- desenvolver uma rotina relaxante na hora de dormir
- mantenha seu quarto fresco, escuro e confortável
- evite álcool, cafeína e telas brilhantes perto da hora de dormir
Estresse psicológico
O estresse psicológico também parece aumentar o risco de desenvolver um resfriado, de acordo com pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon. Eles sugerem que afeta o funcionamento do cortisol, hormônio do estresse. O hormônio regula a inflamação no seu corpo. Quando você está estressado, o cortisol pode ser menos eficaz para amenizar a resposta inflamatória do seu corpo ao vírus do resfriado. Isso pode causar sintomas.
Para ajudar a minimizar o estresse:
- identifique e tente evitar situações que causam estresse
- pratique técnicas de relaxamento, como respiração profunda, tai chi, ioga ou meditação
- passe tempo com as pessoas de quem gosta e procure apoio emocional quando precisar
- faça uma dieta bem equilibrada, faça exercícios regularmente e durma o suficiente
Tabagismo e fumo passivo
Fumar atrapalha seu sistema imunológico. Isso aumenta o risco de pegar o resfriado e outros vírus. A inalação de fumaça de tabaco também o expõe a produtos químicos tóxicos que podem irritar o revestimento da garganta. Os sintomas do resfriado comum podem ser piores se você fuma.
A inalação do fumo passivo também aumenta o risco de desenvolver sintomas de resfriado. Crianças e outras pessoas que vivem em lares onde as pessoas fumam têm maior probabilidade de desenvolver problemas respiratórios graves, como bronquite e pneumonia. Essas condições podem se desenvolver a partir do resfriado comum.
Se você fuma, tome medidas para sair. Pergunte ao seu médico sobre os programas e ferramentas para parar de fumar. Eles podem recomendar medicamentos prescritos, terapia de reposição de nicotina, aconselhamento ou outras estratégias para ajudá-lo a sair.
O takeaway
Vários fatores podem aumentar o risco de pegar o resfriado comum e transmiti-lo a outras pessoas. Felizmente, você pode tomar medidas para gerenciar seus fatores de risco e diminuir suas chances de adoecer. Pratique uma boa higiene, durma o suficiente e tome medidas para minimizar o estresse. Evite fumar ou respirar o fumo passivo. Se você ficar doente, tire uma folga da escola ou do trabalho. Dê tempo ao seu corpo para curar e evite transmitir o vírus para outras pessoas.