Ajude a encontrar alívio se você tiver constipação e náusea
Contente
- Razões pelas quais você pode ter constipação e náusea
- 1. síndrome do intestino irritável
- 2. Desidratação
- 3. Medicação
- 4. Uma dieta desequilibrada
- 5. Gravidez
- 6. Ansiedade e depressão
- 7. Intolerante à lactose
- 8. câncer de cólon
- Tratamento para constipação e náusea
- Como prevenir constipação e náusea
- O takeaway
A constipação é frequentemente definida como movimentos intestinais pouco frequentes, com muitas pessoas tendo menos de três movimentos intestinais por semana. Também é descrito como o sentimento de evacuação incompleta ou como se você ainda tivesse mais fezes para passar.
A náusea, por outro lado, é melhor descrita como um desconforto ou náusea no estômago.
Embora essas condições possam ocorrer separadamente, às vezes ocorrem juntas como sintomas de um problema subjacente específico.
Razões pelas quais você pode ter constipação e náusea
Se você tem constipação aguda ou crônica e náusea, as possíveis causas podem incluir:
1. síndrome do intestino irritável
A síndrome do intestino irritável (SII) é uma condição que afeta o intestino grosso. Pode causar problemas como dor de estômago, gases, inchaço, náusea e constipação. Algumas pessoas com IBS também sofrem de diarréia.
A SII é uma condição crônica, mas não danifica o intestino grosso nem causa câncer colorretal.
A causa exata da IBS é desconhecida. Pode ser causado por um desequilíbrio de boas bactérias no intestino, inflamação no intestino ou anormalidades nos nervos do sistema digestivo.
As doenças transmitidas por alimentos como resultado de bactérias geralmente causam diarréia. Também pode aumentar o risco de desenvolver IBS.
2. Desidratação
A sede não é o único sintoma de desidratação. Também pode causar problemas digestivos.
Desidratação é quando seu corpo não está recebendo os líquidos necessários para funcionar corretamente.
No trato digestivo, a falta de líquido pode causar fezes secas e duras, difíceis de passar. À medida que seu corpo perde líquido, você pode experimentar outros sintomas, como náusea, vômito, tontura e confusão.
3. Medicação
Se você tem constipação e náusea e recentemente começou a tomar um novo medicamento, o remédio pode ser o culpado.
Os efeitos colaterais dos medicamentos são comuns, com alguns medicamentos causando prisão de ventre, diarréia, além de dores de estômago e náusea. Os efeitos colaterais melhoram após alguns dias ou semanas.
4. Uma dieta desequilibrada
Comer muita carne vermelha e frutas e legumes insuficientes também pode causar prisão de ventre, devido à baixa ingestão de fibras.
Lembre-se de que algumas pessoas têm dificuldade em digerir certas carnes, como carne bovina. A má digestão também pode desencadear problemas estomacais, como náusea, gás ou inchaço.
5. Gravidez
A gravidez também é responsável por muitos problemas digestivos.
Algumas mulheres experimentam prisão de ventre devido a um aumento no hormônio progesterona. Esse aumento pode retardar as contrações intestinais, resultando em menos movimentos intestinais. A compressão no intestino do útero em crescimento também pode dificultar a passagem das fezes.
Algumas mulheres também experimentam enjoos matinais durante a gravidez, que podem incluir crises de náusea e vômito. A doença da manhã só pode ocorrer durante o primeiro trimestre. Para algumas mulheres, pode durar toda a gravidez.
6. Ansiedade e depressão
Ansiedade e depressão também podem desencadear distúrbios gastrointestinais. Quando você se sente ansioso, seu corpo libera hormônios e outras substâncias químicas do estresse. Essas substâncias podem afetar seu trato digestivo, causando sintomas como náusea e constipação.
Seu sistema digestivo também pode diminuir a velocidade durante períodos de estresse ou ansiedade elevados. Como resultado, os resíduos não podem passar rapidamente pelos intestinos.
Sentimentos de ansiedade e nervosismo também podem causar náuseas ou sensação de mal-estar no estômago.
Depressão pode causar constipação por uma variedade de razões. Pessoas deprimidas podem ficar na cama e ter atividade física reduzida, o que, por sua vez, pode levar à constipação.
Pessoas com depressão também podem mudar seus hábitos alimentares. Eles podem começar a comer muitos alimentos que são ricos em açúcar e gordura ou não comem muito. Tais mudanças de estilo de vida e dieta podem contribuir para a constipação.
7. Intolerante à lactose
A intolerância à lactose é uma condição em que uma pessoa tem dificuldade em digerir o açúcar no leite. A maioria das pessoas experimenta diarréia com essa condição, mas outras apresentam prisão de ventre, náusea, gás e inchaço.
Os alimentos problemáticos incluem leite, sorvete, queijo, creme de leite e qualquer outro item que contenha laticínios como ingrediente.
8. câncer de cólon
O câncer de cólon ocorre quando células cancerígenas ou uma massa se desenvolve no intestino. Uma massa pode causar um bloqueio, provocando constipação em algumas pessoas. Outros sintomas do câncer de cólon incluem fezes com sangue, perda de peso inexplicável, náusea e dor de estômago.
Tratamento para constipação e náusea
Se você tiver constipação e náusea, identificar o problema subjacente pode ajudá-lo a determinar o tratamento certo.
Se você tem síndrome do intestino irritável, reconhecer alimentos que desencadeiam seus sintomas pode melhorar a constipação e a náusea.
Os gatilhos do IBS diferem de pessoa para pessoa. Muita fibra pode desencadear sintomas em algumas pessoas, enquanto outras podem desenvolver sintomas após consumir chocolate, cafeína, álcool, bebidas carbonatadas, frituras ou depois de comer grandes refeições.
Se você é intolerante à lactose, a remoção de laticínios da sua dieta pode parar náuseas e constipação. Use substitutos lácteos. Isso inclui leite de amêndoa ou caju, sorvete de caju ou queijos sem leite, iogurte e creme de leite.
Se você estiver grávida, mantenha um diário alimentar para determinar quais alimentos desencadeiam náuseas e evite esses alimentos.
Você também pode perguntar ao seu médico sobre medicamentos vendidos sem receita e com receita médica para melhorar a doença matinal. Estes podem incluir vitamina B-6, doxilamina, medicamentos antieméticos que impedem o vômito.
mais dicas para ajudar a aliviar a constipação e náusea- Tome um suplemento de fibra.
- Aumente sua ingestão de frutas e legumes.
- Use um laxante ou amaciador de fezes, conforme indicado.
- Tome medicação anti-náusea.
- Beba chá de gengibre para acalmar o estômago.
- Coma alimentos leves e com baixo teor de gordura, como bolachas, pão e torradas.
- Não ignore o desejo de ter uma evacuação.
Como prevenir constipação e náusea
Ajustes simples não tratam apenas constipação e náusea, mas também impedem que ocorra novamente.
- Exercício. Mova pelo menos 30 minutos, três a cinco vezes por semana, para estimular contrações intestinais regulares.
- Mais fluidos. Aumente a ingestão de água, suco e chá.
- Reduza o estresse e a ansiedade. Pratique exercícios de respiração profunda. Você também pode conversar com seu médico sobre o uso de medicamentos anti-ansiedade.
- Diminuir ou eliminar alimentos fritos e gordurosos. Evite comer muita gordura e óleos, o que pode agravar os sintomas digestivos.
- Coma mais frutas e vegetais frescos. Coma frutas e vegetais ou tome suplementos de fibra. Os adultos precisam entre 21 e 38 gramas de fibra por dia, diz a Clínica Mayo.
- Tome uma enzima lactase antes de consumir laticínios. Use a enzima lactase para ajudar seu corpo a digerir o açúcar nos laticínios.
- Trocar medicamentos. Pergunte ao seu médico sobre um medicamento alternativo ou ajuste sua dose para ajudar a aliviar os sintomas.
- Tome probióticos. Tomar suplementos probióticos ajuda a restaurar boas bactérias no intestino e pode melhorar a constipação e náusea.
- Não pule refeições. Ter o estômago vazio pode causar náusea.
- Evite alimentos certos alimentos. Não coma alimentos que você tem dificuldade em digerir.
O takeaway
Náuseas e constipação que ocorrem juntos podem ser insuportáveis. Entre mudanças no estilo de vida, remédios caseiros e medicamentos, você pode melhorar os sintomas de ambas as condições e resolver o desconforto digestivo.