Por que fico cólicas depois do sexo?
Contente
- O DIU desempenha um papel nas cólicas após o sexo?
- A gravidez desempenha um papel nas cólicas após o sexo?
- A menstruação ou a ovulação influenciam as cólicas após o sexo?
- Como as cólicas após o sexo podem ser tratadas?
- Tomando analgésicos
- Aplicando calor
- Adicionar suplementos
- Pratique técnicas de relaxamento
- Ajustar estilo de vida
- Quando você deve consultar um médico?
- Durante a gravidez
- Infecções sexualmente transmissíveis (IST)
- Durante a menstruação
- O resultado final
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
visão global
Na maioria das vezes, as pessoas falam sobre o prazer do sexo. Com menos frequência, eles falam sobre a dor relacionada ao sexo, que pode tirar muito prazer.
As cólicas são apenas um tipo de dor que você pode sentir depois do sexo. Mas se você está passando por isso, você não está sozinho. O que causa essa cólica e o que pode ser feito a respeito? Leia mais para descobrir.
O DIU desempenha um papel nas cólicas após o sexo?
Um dispositivo intrauterino (DIU) é um tipo de controle de natalidade. É um pequeno pedaço de plástico em forma de T que é inserido no útero. O DIU evita a gravidez indesejada impedindo que os espermatozoides cheguem ao óvulo. Alguns também contêm hormônios.
Uma mulher pode sentir cólicas várias semanas após a inserção do DIU, independentemente de ela ter relações sexuais ou não. Depois que ela começa a fazer sexo, essas cólicas podem ser mais intensas. Mas isso nem sempre deve ser motivo de alarme.
A relação sexual não pode deslocar um DIU, então não há necessidade de se preocupar se você sentir cólicas durante algumas semanas após a inserção do DIU. Se já se passaram mais do que algumas semanas após a inserção e você ainda está sentindo cólicas, converse com seu médico sobre o que pode estar causando a dor.
A gravidez desempenha um papel nas cólicas após o sexo?
Contanto que você não tenha uma gravidez de alto risco, é seguro e saudável fazer sexo até que a bolsa estourar. Você não pode prejudicar seu bebê por nascer fazendo sexo enquanto eles estão em seu corpo. No entanto, seu médico pode aconselhar você a não fazer sexo se você já experimentou:
- sangrando
- dor abdominal ou cólicas
- água quebrada
- uma história de fraqueza cervical
- herpes genital
- uma placenta baixa
As mulheres grávidas costumam ter cólicas após o sexo. Isso porque os orgasmos podem desencadear contrações no útero, que levam a cãibras. Isso é especialmente comum quando a mulher está no terceiro trimestre de gravidez. Relaxar por alguns minutos pode ajudar a aliviar as cólicas.
A menstruação ou a ovulação influenciam as cólicas após o sexo?
Muitas mulheres sentem dor durante a menstruação (dismenorreia). Geralmente, essa dor ocorre como cólicas no abdômen. Geralmente começa com um a dois dias de menstruação e pode durar de 12 a 72 horas.
As cólicas também podem ocorrer durante a ovulação, quando o óvulo de uma mulher cai da trompa de Falópio para o útero. A dor durante o ciclo menstrual é causada por contrações no útero da mulher.
Durante o sexo, a dor menstrual pode realmente ser aliviada até certo ponto. No entanto, a pressão que o sexo exerce sobre o colo do útero pode causar dor posteriormente. Mulheres com ovulação e menstruação têm maior probabilidade de ter cólicas após o sexo. Orgasmos também podem desencadear contrações que causam cãibras no abdômen.
Como as cólicas após o sexo podem ser tratadas?
Cólicas após o sexo podem ter muitas causas. Felizmente, as causas geralmente não são um grande motivo de preocupação. Mas isso não torna as cólicas depois do sexo menos dolorosas ou desagradáveis.
Tomando analgésicos
Um tratamento eficaz para as cólicas após o sexo é o analgésico. Os analgésicos de venda livre (OTC) podem diminuir as cólicas relaxando os músculos abdominais. Esses incluem:
- ibuprofeno (Advil ou Motrin IB)
- naproxeno sódico (Aleve)
- acetaminofeno (Tylenol)
Aplicando calor
Aplicar calor ao abdômen também pode ajudar a reduzir as cólicas abdominais. Você pode fazer isso com:
- um banho quente
- almofada de aquecimento
- garrafa de água quente
- patch de calor
O calor atua aumentando o fluxo sanguíneo ou a circulação na área comprimida, aliviando a dor.
Adicionar suplementos
Você pode tentar adicionar suplementos à sua dieta, como:
- vitamina E
- Ácidos gordurosos de omega-3
- vitamina B-1 (tiamina)
- vitamina B-6
- magnésio
Esses suplementos podem ajudar a aliviar a tensão nos músculos, diminuindo as cólicas e a dor.
Pratique técnicas de relaxamento
Sexo é uma experiência prazerosa, mas o orgasmo pode causar tensão no corpo. Se você sentir cólicas após o sexo, as técnicas de relaxamento às vezes podem ajudar a aliviar a dor. Alongamento, ioga, respiração profunda e meditação podem ser eficazes.
Ajustar estilo de vida
Se você sentir cólicas depois do sexo e também beber e fumar, reconsidere seus hábitos. Beber álcool e fumar tabaco muitas vezes podem piorar as cólicas.
Quando você deve consultar um médico?
Durante a gravidez
Sexo frequente durante a gravidez às vezes pode levar a infecções do trato urinário (UTIs), especialmente se você for propensa a elas. As ITUs podem causar complicações na gravidez se você não procurar tratamento. Você pode ter uma UTI se tiver passado por:
- Cólica abdominal
- um desejo persistente de urinar
- uma sensação de queimação ao urinar
- urina turva
- urina avermelhada
- urina com cheiro forte
Nesse caso, você deve procurar tratamento médico. Você pode prevenir uma ITU esvaziando a bexiga após o sexo.
Infecções sexualmente transmissíveis (IST)
Algumas DSTs podem causar cólicas abdominais, incluindo:
- clamídia
- doença inflamatória pélvica (DIP)
- hepatite
Você pode notar que as cólicas são mais intensas após o sexo. Freqüentemente, as DSTs são acompanhadas de outros sintomas e estar familiarizado com esses sintomas pode ajudá-lo a determinar se você tem ou não uma DST.
Durante a menstruação
Normalmente, cólicas após o sexo durante a menstruação não é um motivo de preocupação. Mas, em alguns casos, a dor menstrual pode ser um sinal de um problema médico. Se a dor menstrual começar no início do ciclo e durar mais, as cólicas podem ser causadas por um distúrbio reprodutivo, como:
- endometriose
- adenomiose
- miomas uterinos
Consulte seu médico se sentir cólicas menstruais graves ou duradouras ou cólicas após o sexo. Eles farão a triagem de vários problemas médicos que podem estar causando isso.
O resultado final
Normalmente, cólicas após o sexo não é motivo de preocupação. E muitas vezes essa dor pode ser aliviada com um pouco de atenção, seja medicação OTC ou técnicas de relaxamento.
No entanto, se as cólicas depois do sexo estão perturbando totalmente sua vida amorosa, ou mesmo sua vida cotidiana, você deve consultar um médico imediatamente. Eles serão capazes de dizer exatamente o que está causando a dor que você sente após a relação sexual.
Se você começar a sentir cólicas após o sexo, mantenha um diário com seus sintomas, para mostrar ao médico mais tarde. Certifique-se de observar:
- a gravidade de suas cólicas quando começaram
- as datas dos seus dois últimos períodos menstruais
- o momento de sua gravidez, se aplicável
- informações sobre quaisquer problemas reprodutivos ou sexuais que você teve
- informações sobre quaisquer medicamentos ou suplementos dietéticos que você toma