Crick no pescoço: como obter alívio
Contente
- Causas Possíveis
- Opções de tratamento
- Analgésicos de venda livre
- Almofada de aquecimento ou meia de arroz
- Hidroterapia
- Alongamento
- Quiroprático ou fisioterapeuta
- Quando ver um médico
- Outlook e prevenção
Crick no pescoço vs. dor no pescoço
O termo “cãibra no pescoço” às vezes é usado para descrever uma rigidez nos músculos que circundam a parte inferior do pescoço e as omoplatas. É diferente da dor cervical crônica ou regular, que pode ser causada por uma série de coisas e reaparecer com alguma previsibilidade.
Uma cãibra no pescoço geralmente é mais rígida e desconfortável do que dolorosa e, na maioria das vezes, pode ser tratada em casa. Às vezes, uma cãibra no pescoço pode limitar temporariamente sua amplitude de movimento.
Continue lendo para saber por que você pode ter cãibra no pescoço e como se livrar dela rapidamente.
Causas Possíveis
Na maioria das vezes, a causa dessa condição é simples. Uma cãibra no pescoço pode ser causada por ficar em uma posição estranha por um período de tempo. Se você dormir em uma posição estranha, por exemplo, ou se sentar em uma posição curvada por uma ou duas horas, você pode mover sua vértebra fora do alinhamento. Ou você pode aumentar o alongamento anormal dos músculos e tendões do pescoço, o que pressiona os nervos da nuca. Isso faz com que seu pescoço fique rígido e torna difícil esticar e dobrar.
Às vezes, a forma inadequada durante a corrida ou treinamento com pesos pode fazer com que você acorde com uma cãibra no pescoço no dia seguinte. Com menos frequência, uma cãibra no pescoço é o resultado de artrite, um nervo comprimido ou uma infecção no corpo.
Opções de tratamento
Aqui estão algumas das estratégias que você pode usar para se livrar de uma cãibra no pescoço.
Analgésicos de venda livre
Um analgésico de venda livre, como o paracetamol (Tylenol) ou um medicamento antiinflamatório como o ibuprofeno (Advil, Motrin) ou naproxeno (Aleve), pode ajudar com a dor nas articulações. Se você acordar com uma cãibra no pescoço, certifique-se de comer algo antes de tomar um analgésico para não correr o risco de danificar o revestimento do estômago.
Almofada de aquecimento ou meia de arroz
Aplicar calor ao local dos músculos rígidos pode ajudar a soltá-los. Uma vez que seus músculos estão se movendo livremente, os nervos em sua coluna podem relaxar e sua amplitude de movimento deve retornar.
Aplicar uma almofada de aquecimento na área por 8 a 10 minutos é uma maneira de usar o calor para aliviar uma cãibra no pescoço. Se você não tiver uma almofada de aquecimento à mão, tente colocar um pouco de arroz cru em uma meia limpa e aquecê-la no microondas por cerca de 30 segundos. A “meia de arroz” resultante funcionará como uma forma de aplicar calor e acalmar os ombros e a região do pescoço.
Hidroterapia
Você pode usar água quente e vapor para massagear e relaxar o pescoço. Ficar embaixo de um chuveiro quente com os jatos massageando seu pescoço pode ser o suficiente para fazer seus músculos se moverem livremente novamente. Você também pode tentar ir a uma sauna a vapor ou tomar um banho longo e quente para o mesmo efeito.
Alongamento
Alongamentos suaves podem liberar os nervos do pescoço dos músculos rígidos que os cercam. Tente balançar a cabeça devagar e com cuidado de um lado para o outro, antes de rolar a cabeça para a frente e sentir a tensão da gravidade em seu pescoço enquanto gira a cabeça.
Você também pode tentar deitar-se de costas, levantando os braços ao nível dos ombros e movendo lentamente a cabeça de um lado para o outro.
Respirar profundamente e mover-se com cuidado durante esses alongamentos será a chave para aliviar os músculos rígidos. Se você sentir dores agudas, interrompa o alongamento imediatamente para evitar esticar um músculo e piorar o desconforto.
Quiroprático ou fisioterapeuta
Se os remédios caseiros não funcionarem, uma consulta com um quiroprático ou fisioterapeuta pode ajudar. Eles avaliarão a cãibra no pescoço e desenvolverão um programa para aliviá-la. Um quiroprático ou fisioterapeuta também pode dar sugestões sobre sua postura e hábitos de vida que podem ajudar a prevenir futura rigidez do pescoço.
Quando ver um médico
Uma cãibra no pescoço pode ser sintoma de um problema de saúde mais sério. Nessas situações, você precisará consultar seu médico. Dor irradiada que não cessa, fraqueza ou dormência em um braço ou perna, ou uma dor de cabeça que o acompanha são sintomas que você não deve ignorar. Se você simplesmente tiver uma cãibra no pescoço que dura mais de 24 horas, ligue para seu médico e deixe-o decidir se você deve marcar uma consulta.
Se você ainda não tem um provedor, nossa ferramenta Healthline FindCare pode ajudá-lo a se conectar com médicos em sua área.
Outlook e prevenção
Na maioria das vezes, uma cãibra no pescoço desaparece após várias horas com tratamento caseiro. Se você tem tendência a sentir cãibras no pescoço, considere estas dicas para diminuir a probabilidade de ocorrência delas:
- Ajuste sua posição de dormir. Investir em um ou dois travesseiros firmes é melhor para a coluna e para as costas do que dormir com vários travesseiros (pois eles podem mudar durante o sono).
- Avalie sua postura e considere a fisioterapia se você estiver caindo ou tiver dificuldade em sentar-se ereto por longos períodos.
- Use uma cadeira de escritório confortável que apoie seu pescoço.
- Faça com que sua forma de exercício seja observada e avaliada por um profissional se você costuma ter cãibras no pescoço depois de se exercitar.
- Fale com seu médico para ver se os exercícios para o pescoço podem beneficiar sua saúde. sugerir que exercícios para treinar seu pescoço podem reduzir a dor crônica e recorrente no pescoço que não tem uma causa específica.
- Tente alongar os músculos do pescoço suavemente várias vezes ao dia, especialmente quando você acorda de manhã e quando fica sentado por longos períodos de tempo. Isso aquece os músculos e torna menos provável que fiquem rígidos.