Noções básicas sobre taxas de cura do C Hep: O que você precisa saber
Contente
- Cura da hepatite C
- Quais são as taxas de cura para diferentes abordagens de tratamento?
- Importa se a hepatite C é aguda ou crônica?
- Por que o genótipo do vírus é importante?
- Quando alguém é considerado curado da hepatite C?
- Os tratamentos antivirais também curam os danos no fígado?
- O takeaway
Cura da hepatite C
Estima-se que 2,4 milhões de americanos tenham hepatite C crônica em 2016, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Se não tratada, essa condição médica crônica pode causar danos ao fígado com risco de vida.
Há dez anos, havia poucas opções de tratamento disponíveis para a hepatite C. Mas, graças às novas gerações de medicamentos antivirais, a maioria das pessoas pode ser curada dessa doença.
Leia para saber como as novas abordagens de tratamento afetaram a taxa de cura da hepatite C.
Quais são as taxas de cura para diferentes abordagens de tratamento?
No passado, a maioria das pessoas com hepatite C era tratada com uma combinação de interferon peguilado e ribavirina. Essa terapia com interferon teve uma taxa de cura de apenas 40 a 50%, relata Jeffrey S. Murray, MD, especialista em doenças infecciosas da Federal Drug Administration (FDA) dos EUA.
Nos últimos anos, novas abordagens de tratamento antiviral foram desenvolvidas. Essas abordagens têm uma taxa de cura de mais de 90%. Eles incluem as seguintes combinações de medicamentos antivirais:
- daclatasvir (Daklinza)
- sofosbuvir (Sovaldi)
- sofosbuvir / velpatasvir (Epclusa)
- sofosbuvir / velpatasvir / voxilaprevir (Vosevi)
- elbasvir / grazoprevir (Zepatier)
- glecaprevir / pibrentasvir (Mavyret)
- ledipasvir / sofosbuvir (Harvoni)
- ombitasvir / paritaprevir / ritonavir (Technivie)
- ombitasvir / paritaprevir / ritonavir e dasabuvir (Viekira Pak)
- simeprevir (Olysio)
Para aprender sobre os possíveis benefícios e riscos de cada abordagem, fale com seu médico.Algumas abordagens de tratamento podem ser mais promissoras que outras, dependendo da cepa do vírus que está afetando você, a condição do fígado e a saúde geral.
Se o seu primeiro curso de tratamento prescrito não curar a hepatite C, seu médico provavelmente prescreverá outro curso de tratamento com medicamentos diferentes.
Importa se a hepatite C é aguda ou crônica?
A hepatite C aguda se desenvolve nos primeiros seis meses após a contração do vírus. Raramente causa sintomas graves. Muitas pessoas nem percebem que têm.
Em alguns casos, a hepatite C aguda se resolve sozinha, sem tratamento. Mas em 75 a 85% dos casos, ela se desenvolve em hepatite C crônica, de acordo com o CDC.
Geralmente, se você tiver hepatite C aguda, seu médico monitorará sua condição, mas não oferecerá nenhum tratamento específico. Se a hepatite C crônica se desenvolver, seu médico prescreverá medicamentos para tratá-lo. As taxas de cura discutidas acima são para hepatite C crônica.
Por que o genótipo do vírus é importante?
Se você foi diagnosticado com hepatite C crônica, seu médico solicitará exames de sangue para saber qual subtipo de vírus está causando a infecção.
Existem seis genótipos principais da hepatite C. Esses genótipos diferem um do outro em nível genético. Alguns genótipos do vírus são mais resistentes a certos tipos de medicamentos, em comparação com outros. O vírus também pode sofrer mutações de maneira a torná-lo mais resistente ao tratamento.
Seu plano de tratamento recomendado dependerá em parte da cepa específica da hepatite C que está causando sua condição. O seu médico pode explicar como isso pode afetar suas opções de tratamento e perspectivas a longo prazo.
Quando alguém é considerado curado da hepatite C?
Se você é tratado da hepatite C, seu médico solicitará exames de sangue durante e após o tratamento para saber como a medicação o afetou.
Se o vírus não for mais detectável no sangue 12 semanas após a última dose do medicamento antiviral, você será considerado curado da hepatite C. Isso também é conhecido como resposta virológica sustentada (RVS). Cerca de 99% das pessoas que atingem SVR permanecem livres da hepatite C pelo resto da vida.
Os tratamentos antivirais também curam os danos no fígado?
O tratamento antiviral pode eliminar o vírus da hepatite C do seu corpo. Isso impedirá que o vírus cause mais danos ao seu fígado. Mas isso não reverterá nenhum dano hepático que você já tenha experimentado.
Se você desenvolveu cicatrizes no fígado da hepatite C, pergunte ao seu médico como você pode administrá-lo. Eles podem incentivá-lo a realizar exames regulares de ultrassom ou outros testes para monitorar a saúde do seu fígado, mesmo após a cura da infecção.
Se necessário, seu médico poderá prescrever mudanças no estilo de vida, medicamentos ou outros tratamentos para ajudar a resolver os sintomas ou complicações dos danos no fígado. Em alguns casos, você pode ser um candidato ao transplante de fígado.
O takeaway
A maioria das pessoas com hepatite C crônica pode ser curada da infecção. Se o seu primeiro ciclo de tratamento não for bem-sucedido, seu médico poderá prescrever outro ciclo de tratamento com diferentes medicamentos.
Embora os medicamentos antivirais possam curar a infecção, eles não reverterão nenhum dano que a hepatite possa ter causado ao seu fígado. Converse com seu médico para saber mais sobre sua condição, opções de tratamento e perspectivas de longo prazo.