Retração gengival
Contente
- Visão geral do recuo das gengivas
- Causas e fatores de risco
- Sintomas de retração gengival
- Diagnóstico
- Tratamento
- Remédios
- Cirurgia
- Complicações de recuo gengival
- Prevenindo o recuo das gengivas
- Outlook
Visão geral do recuo das gengivas
O recuo das gengivas é uma condição em que as gengivas se retraem da superfície do dente, expondo a superfície da raiz dos dentes. É apenas uma forma de doença gengival (periodontal). Esta é uma consequência séria da má saúde bucal, que pode levar à perda do dente. Existem vários tratamentos disponíveis, dependendo da gravidade da perda de tecido. Quanto mais precoce for o diagnóstico e o tratamento, melhor será o resultado.
Causas e fatores de risco
A California Dental Association (CDA) estima que três em cada quatro adultos têm alguma forma de doença periodontal. Isso inclui retração gengival.
A doença periodontal é uma forma progressiva de gengivite. Ele começa com um acúmulo de bactérias e placas na gengiva e nos dentes. Com o tempo, a placa colada danifica as gengivas e faz com que caiam dos dentes. Em casos graves, bolsas se formam entre os dentes e as gengivas. Isso cria um terreno fértil para a formação de ainda mais bactérias e placas.
O recuo das gengivas pode ser causado por uma série de fatores, incluindo:
- escovagem agressiva a longo prazo
- acúmulo de placa endurecida (tártaro)
- fumar
- mudanças hormonais nas mulheres
- história familiar de doença gengival
- diabetes
- HIV
Certos medicamentos podem causar boca seca. Isso aumenta o risco de retração gengival. Boca seca significa que sua boca tem menos saliva do que deveria. Sem saliva adequada, os tecidos da boca podem se tornar vulneráveis a infecções e lesões bacterianas.
De acordo com o CDA, o recuo gengival é mais comum em adultos com 40 anos de idade ou mais. Por esse motivo, muitas vezes é mal interpretado como um sinal normal de envelhecimento. Além disso, mais homens do que mulheres desenvolvem retração gengival.
Sintomas de retração gengival
Os sintomas de retração gengival incluem:
- sangramento após escovar ou passar fio dental
- gengivas vermelhas e inchadas
- mal hálito
- dor na linha da gengiva
- Visivelmente encolhendo gengivas
- raízes de dente expostas
- dentes soltos
Diagnóstico
O recuo da gengiva e outras formas de doença periodontal são diagnosticadas por um dentista. Um exame físico pode indicar problemas. Uma sonda também pode ser usada para medir bolsas de gengiva. Uma sonda é um processo que usa uma régua pequena e indolor. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa Odontológica e Craniofacial, os tamanhos normais dos bolsos variam entre 1 a 3 milímetros. Qualquer coisa maior é um sinal de doença gengival.
Um diagnóstico de recidiva gengival pode justificar o encaminhamento a um periodontista.
Tratamento
Remédios
Um periodontista pode determinar o melhor curso de tratamento para salvar os tecidos gengivais e os dentes. Em primeiro lugar, se for encontrada uma infecção nas gengivas, podem ser prescritos antibióticos.
Outros medicamentos também podem ser usados para tratar o problema subjacente que está causando a recessão gengival. As opções incluem:
- gel antibiótico tópico
- chips anti-sépticos
- enxaguatório bucal antimicrobiano
- supressores de enzimas
Cirurgia
A cirurgia pode ser usada nos piores casos de retrocesso gengival. Geralmente, há duas opções: cirurgia de retalho e enxerto.
A cirurgia de retalho é uma limpeza profunda do tecido usada se outros tratamentos falharem. Ele elimina as bactérias e o acúmulo de tártaro nas gengivas. Para realizar essa cirurgia, o periodontista levanta a gengiva e a coloca de volta no lugar quando o procedimento termina. Às vezes, os dentes parecem ainda mais longos após a cirurgia de retalho porque as gengivas se ajustam melhor ao seu redor.
No enxerto, o objetivo é reviver os tecidos gengivais ou os ossos. Durante o procedimento, o periodontista coloca uma partícula sintética ou um pedaço de osso ou tecido para ajudar a gengiva a crescer novamente. É importante notar que este processo não pode ser bem sucedido a longo prazo sem cuidados de saúde bucal adequados.
Complicações de recuo gengival
O CDA estima que doenças periodontais, como retração gengival, são responsáveis por cerca de 70% da perda dentária em adultos. Quando não há tecido gengival suficiente para manter as raízes dos dentes no lugar, os dentes ficam vulneráveis a cair. Em alguns casos, vários dentes soltos são removidos pelo dentista antes de cair.
Casos avançados de recidiva gengival provavelmente exigirão cirurgia para evitar maiores danos.
Prevenindo o recuo das gengivas
Talvez uma das melhores ferramentas para prevenir o recuo das gengivas seja consultar um dentista para limpezas e exames regulares. Mesmo que você não sinta nenhum sintoma, um dentista pode identificar os primeiros sinais de doença gengival. Você também pode ajudar a prevenir problemas gengivais, praticando hábitos saudáveis de saúde bucal.
Embora o uso regular do fio dental e da escovação remova bactérias, partículas de alimentos e placa bacteriana, o tártaro só pode ser removido com uma limpeza dentária. Visto que o tártaro pode contribuir para doenças gengivais e retração gengival, é por isso que as limpezas semestrais são tão vitais na prevenção desses tipos de complicações.
Outlook
As perspectivas para os estágios iniciais da doença gengival podem ser boas - mas apenas se o problema for tratado precocemente. Você também não precisa esperar por um dentista para detectar sinais de retração gengival. Se algo em sua boca não parecer ou parecer certo, ligue para seu dentista imediatamente. Você pode tratar a gengivite antes que ela progrida para retração gengival.