Dermatite herpetiforme e intolerância ao glúten
Contente
- Fotos de dermatite herpetiforme
- O que causa a dermatite herpetiforme?
- Quem corre risco de desenvolver dermatite herpetiforme?
- Quais são os sintomas da dermatite herpetiforme?
- Como a dermatite herpetiforme é diagnosticada?
- Quais são os tratamentos disponíveis para a dermatite herpetiforme?
- Quais são as complicações da dermatite herpetiforme?
- Qual é a perspectiva de longo prazo para a dermatite herpetiforme?
O que é dermatite herpetiforme?
Uma erupção cutânea com coceira, bolhas e queimação, dermatite herpetiforme (DH), é uma condição difícil de conviver. A erupção e a coceira ocorrem nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo, costas e nádegas. Essa erupção provavelmente indica intolerância ao glúten, que pode estar relacionada a uma doença subjacente mais séria conhecida como doença celíaca. A DH às vezes é chamada de doença de Duhring ou erupção cutânea por glúten. Pessoas com essa condição precisam manter uma dieta rigorosa sem glúten.
Fotos de dermatite herpetiforme
O que causa a dermatite herpetiforme?
Pelo som do nome, muitas pessoas pensam que essa erupção é causada por alguma forma do vírus do herpes. Este não é o caso, pois não tem nada a ver com herpes. A dermatite herpetiforme ocorre em pessoas com doença celíaca. A doença celíaca (também chamada de espru celíaco, intolerância ao glúten ou enteropatia sensível ao glúten) é uma doença auto-imune caracterizada pela intolerância ao glúten. O glúten é uma proteína encontrada no trigo, centeio e cevada. Às vezes também é encontrado na aveia que foi processada em plantas que lidam com outros grãos.
De acordo com o National Institutes of Health (NIH), 15 a 25 por cento das pessoas com doença celíaca têm DH. A doença celíaca também pode causar dor abdominal intensa, prisão de ventre, náuseas e vômitos. Pessoas com DH geralmente não apresentam nenhum dos sintomas intestinais. No entanto, mesmo que não apresentem nenhum sintoma intestinal, 80 por cento ou mais das pessoas com DH ainda têm danos intestinais, especialmente se fizerem dieta rica em glúten, de acordo com a National Foundation for Celiac Awareness (NFCA).
O dano intestinal e a erupção cutânea são devidos à reação das proteínas do glúten com um tipo especial de anticorpo chamado imunoglobulina A (IgA). Seu corpo produz anticorpos IgA para atacar as proteínas do glúten. Quando os anticorpos IgA atacam o glúten, eles danificam as partes do intestino que permitem a absorção de vitaminas e nutrientes. Essa sensibilidade ao glúten geralmente ocorre em famílias.
As estruturas formadas quando a IgA se liga ao glúten entram na corrente sanguínea, onde começam a obstruir os pequenos vasos sanguíneos, especialmente os da pele. Os glóbulos brancos são atraídos por essas obstruções. Os glóbulos brancos liberam uma substância química chamada “complemento” que causa erupções na pele com coceira e bolhas.
Quem corre risco de desenvolver dermatite herpetiforme?
A doença celíaca pode afetar qualquer pessoa, mas tende a ser mais comum em pessoas que têm outro membro da família com doença celíaca ou DH.
Embora mais mulheres do que homens sejam diagnosticados com doença celíaca, os homens têm mais probabilidade de desenvolver DH do que as mulheres, de acordo com o NIH. A erupção geralmente começa aos 20 ou 30 anos, embora possa começar na infância. A condição ocorre mais comumente em pessoas de ascendência europeia. Afeta menos comumente pessoas de ascendência africana ou asiática.
Quais são os sintomas da dermatite herpetiforme?
DH é uma das erupções cutâneas mais coceira possíveis. Os locais comuns da erupção incluem:
- cotovelos
- joelhos
- parte inferior das costas
- linha do cabelo
- parte de trás do pescoço
- ombros
- nádegas
- couro cabeludo
A erupção geralmente tem o mesmo tamanho e formato em ambos os lados do corpo e costuma ir e vir.
Antes de um surto completo da erupção, você pode sentir a pele em uma área propensa a queimar ou coçar. Inchaços que parecem espinhas cheias de um líquido claro começam a se formar. Estes são rapidamente riscados. As saliências cicatrizam em poucos dias e deixam uma marca roxa que dura semanas. Mas novas saliências continuam a se formar à medida que as antigas cicatrizam. Esse processo pode continuar por anos ou pode entrar em remissão e depois retornar.
Embora esses sintomas sejam comumente associados à dermatite herpetiforme, eles também podem ser causados por outras doenças de pele, como dermatite atópica, dermatite de contato alérgica ou irritante, psoríase, penfigóide ou escabiose.
Como a dermatite herpetiforme é diagnosticada?
A DH é melhor diagnosticada com uma biópsia de pele. O médico pega uma pequena amostra de pele e a examina ao microscópio. Às vezes, é feito um teste de imunofluorescência direta, no qual a pele ao redor da erupção é tingida com um corante que mostrará a presença de depósitos de anticorpos IgA. A biópsia de pele também pode ajudar a determinar se os sintomas são causados por outra doença de pele.
Também podem ser feitos exames de sangue para verificar a presença desses anticorpos no sangue. Uma biópsia intestinal pode ser realizada para confirmar a presença de dano devido à doença celíaca.
Se o diagnóstico for incerto, ou outro diagnóstico for possível, outros testes podem ser realizados. O teste de contato é a melhor maneira de diagnosticar a dermatite de contato alérgica, que é uma causa comum de sintomas semelhantes à dermatite herpetiforme.
Quais são os tratamentos disponíveis para a dermatite herpetiforme?
A DH pode ser tratada com um antibiótico chamado dapsona. A dapsona é um medicamento poderoso com efeitos colaterais graves. A dose deve ser aumentada lentamente ao longo de vários meses antes de ser totalmente eficaz.
A maioria das pessoas sente alívio ao tomar dapsona, mas os efeitos colaterais podem incluir:
- problemas de fígado
- sensibilidade à luz solar
- anemia
- fraqueza muscular
- neuropatia periférica
A dapsona também pode ter interações negativas com outros medicamentos, como aminobenzoato de potássio, clofazimina ou trimetoprima.
Outros medicamentos que podem ser usados incluem tetraciclina, sulfapiridina e alguns medicamentos imunossupressores. Estes são menos eficazes do que a dapsona.
O tratamento mais eficaz e livre de efeitos colaterais é a adesão estrita a uma dieta sem glúten. Isso significa que você deve evitar completamente alimentos, bebidas ou medicamentos que contenham o seguinte:
- trigo
- centeio
- cevada
- aveia
Embora essa dieta possa ser difícil de seguir, ela terá os efeitos mais benéficos em sua saúde se você tiver doença celíaca. Qualquer redução na ingestão de glúten pode ajudar a diminuir a quantidade de medicamentos que você precisará tomar.
Quais são as complicações da dermatite herpetiforme?
Pessoas com DH não tratada e doença celíaca podem ter um risco maior de câncer intestinal devido à inflamação constante nos intestinos. A deficiência de vitaminas e a anemia também podem ser um problema se os intestinos não estiverem absorvendo os nutrientes de maneira adequada.
Como a DH é uma doença auto-imune, descobrimos que ela também está associada a vários outros tipos de doenças auto-imunes. Esses incluem:
- hipotireoidismo
- vitiligo
- diabetes mellitus tipo 1
- miastenia grave
- Síndrome de Sjogren
- artrite reumatoide
Qual é a perspectiva de longo prazo para a dermatite herpetiforme?
DH é uma doença vitalícia. Você pode entrar em remissão, mas sempre que for exposto ao glúten, poderá ter um surto de erupção. Sem tratamento, a DH e a doença celíaca podem resultar em muitos efeitos negativos à saúde, incluindo deficiências de vitaminas, anemia e câncer gastrointestinal.
O tratamento com dapsona pode controlar os sintomas de erupção cutânea muito rapidamente. No entanto, o dano intestinal causado pela doença celíaca só pode ser tratado mantendo uma dieta estritamente livre de glúten. Certifique-se de discutir quaisquer considerações dietéticas específicas com seu médico ou nutricionista.