Dermatomiosite: o que é?
Contente
- Visão geral
- Causas
- Fatores de risco
- Sintomas
- Diagnóstico de dermatomiosite
- Tratamento para dermatomiosite
- Imunoglobulina intravenosa (IGIV)
- Tratamentos adicionais
- Possíveis complicações da dermatomiosite
- Outlook
Visão geral
Dermatomiosite é uma doença inflamatória rara. Os sintomas comuns da dermatomiosite incluem erupção cutânea distinta, fraqueza muscular e miopatia inflamatória ou músculos inflamados. É uma das três únicas miopatias inflamatórias conhecidas. Dermatomiosite pode afetar adultos e crianças. Não há cura para essa condição, mas os sintomas podem ser gerenciados.
Causas
A causa exata da dermatomiosite não é conhecida. No entanto, tem muitas semelhanças com uma doença auto-imune. Uma doença auto-imune ocorre quando as células de combate a doenças do corpo, chamadas anticorpos, atacam as células saudáveis. Ter um sistema imunológico comprometido também pode contribuir para contrair a doença. Por exemplo, ter uma infecção viral ou câncer pode comprometer seu sistema imunológico e levar ao desenvolvimento de dermatomiosite.
Fatores de risco
Qualquer pessoa pode desenvolver dermatomiosite. No entanto, de acordo com a Clínica Mayo, é mais comum em adultos entre 40 e 60 anos de idade e crianças entre 5 e 15 anos. A doença afeta mais mulheres do que homens.
Sintomas
Na maioria dos casos, o primeiro sintoma é uma erupção cutânea distinta na face, pálpebras, tórax, áreas das cutículas das unhas, articulações, joelhos ou cotovelos. A erupção cutânea é irregular e geralmente de cor púrpura-azulada.
Você também pode ter fraqueza muscular que piora ao longo de semanas ou meses. Essa fraqueza muscular geralmente começa no pescoço, braços ou quadris e pode ser sentida nos dois lados do corpo.
Outros sintomas que você pode ter são:
- dor muscular
- sensibilidade muscular
- problemas de deglutição
- problemas pulmonares
- depósitos de cálcio duro embaixo da pele, que são vistos principalmente em crianças
- fadiga
- perda de peso não intencional
- febre
Existe um subtipo de dermatomiosite que inclui a erupção cutânea, mas não a fraqueza muscular. Isso é conhecido como dermatomiosite amiopática.
Diagnóstico de dermatomiosite
O seu médico fará perguntas sobre seus sintomas e histórico médico e fará um exame físico. A dermatomiosite é uma doença muscular inflamatória mais fácil de diagnosticar devido à erupção cutânea associada a ela.
O seu médico também pode solicitar:
- uma ressonância magnética para procurar músculos anormais
- uma eletromiografia (EMG) para registrar impulsos elétricos que controlam seus músculos
- uma análise de sangue para verificar seus níveis de enzimas musculares e autoanticorpos, que são anticorpos que atacam células normais
- uma biópsia muscular para procurar inflamação e outros problemas associados à doença em uma amostra de tecido muscular
- uma biópsia de pele para procurar alterações causadas pela doença em uma amostra de pele
Tratamento para dermatomiosite
Para a maioria das pessoas, não há cura para a dermatomiosite. O tratamento pode melhorar a condição da sua pele e fraqueza muscular. Os tratamentos disponíveis incluem medicação, fisioterapia e cirurgia.
Medicamentos com corticosteróides, como a prednisona, são o método de tratamento preferido na maioria dos casos. Você pode tomá-los por via oral ou aplicá-los à sua pele. Os corticosteróides diminuem a resposta do seu sistema imunológico, o que reduz o número de anticorpos que causam inflamação.
Para algumas pessoas, especialmente crianças, os sintomas podem resolver completamente após um curso de tratamento com corticosteróides. Isso é chamado remissão. A remissão pode ser duradoura e, às vezes, até permanente.
Os corticosteróides, especialmente em altas doses, não devem ser usados por longos períodos de tempo por causa de seus possíveis efeitos colaterais. É provável que o seu médico o inicie com uma dose alta e depois a abaixe gradualmente. Algumas pessoas podem eventualmente parar de tomar corticosteróides completamente se seus sintomas desaparecerem e permanecerem afastados após a interrupção do medicamento.
Se apenas os corticosteróides não melhorarem seus sintomas, seu médico poderá prescrever outros medicamentos para suprimir seu sistema imunológico.
Os medicamentos poupadores de corticosteróides são usados para reduzir os efeitos colaterais dos corticosteróides. Medicamentos como azatioprina e metotrexato podem ser usados se o seu caso estiver avançado ou se você tiver alguma complicação com os corticosteróides.
Imunoglobulina intravenosa (IGIV)
Se você tem dermatomiosite, seu corpo está produzindo anticorpos direcionados à sua pele e músculos. A imunoglobulina intravenosa (IVIG) usa anticorpos saudáveis para bloquear esses anticorpos. O IVIG consiste em uma mistura de anticorpos que foram coletados de milhares de pessoas saudáveis que doaram seu sangue. Esses anticorpos são administrados através de um IV.
Tratamentos adicionais
O seu médico pode sugerir tratamentos adicionais, como:
- fisioterapia que melhora e preserva sua força muscular, além de prevenir a perda de tecido muscular
- um medicamento antimalárico, hidroxicloroquina, para uma erupção cutânea persistente
- cirurgia para remover depósitos de cálcio
- medicamentos para ajudar com a dor
Possíveis complicações da dermatomiosite
A fraqueza muscular e os problemas de pele associados à dermatomiosite podem causar vários problemas. Algumas complicações comuns são:
- úlceras na pele
- Úlceras gástricas
- dificuldade para respirar
- infecções pulmonares
- problemas de deglutição
- desnutrição
- perda de peso
A dermatomiosite também pode estar associada a condições como:
- Fenômeno de Raynaud
- miocardite
- doença pulmonar intersticial
- outras doenças do tecido conjuntivo
- aumento do risco de desenvolver cânceres
Outlook
Não há cura para a dermatomiosite para a maioria das pessoas, mas seus sintomas podem ser tratados. O seu médico criará um plano de tratamento para você que o ajudará a gerenciar seus sintomas.