O que é amnésia dissociativa e como é tratada?
Contente
- Tipos de amnésia dissociativa
- Sintomas de amnésia dissociativa
- Perda de memória
- Associação com um trauma
- Duração
- Não pode ser explicado por outra condição
- Causas de amnésia dissociativa
- Quem está em risco de desenvolver DA?
- Outras condições podem ocorrer com o DA?
- Como a amnésia dissociativa é diagnosticada
- Tratamento da amnésia dissociativa
- Qual é a perspectiva da amnésia dissociativa?
- Principais tópicos
Amnésia dissociativa é um tipo de amnésia em que você não consegue se lembrar de informações importantes sobre sua vida, incluindo coisas como nome, família ou amigos e histórico pessoal. Isso pode acontecer devido a intenso trauma ou estresse.
Continue lendo enquanto exploramos mais sobre essa condição, o que a causa e como é tratada.
Tipos de amnésia dissociativa
A amnésia dissociativa (DA) é um distúrbio dissociativo. Os distúrbios dissociativos são um tipo de doença mental. Eles são caracterizados pela desconexão entre coisas como suas memórias, identidade e arredores.
Se você tem um distúrbio dissociativo, pode se sentir desconectado do mundo que o cerca. Os períodos de dissociação podem durar horas ou dias e, em alguns casos, podem durar mais - por semanas ou meses.
Existem alguns tipos diferentes de DA:
- Localizado. É aqui que você não consegue se lembrar de eventos de um período específico.
- Generalizado. É uma perda completa de memória, incluindo coisas como identidade e história de vida. É muito raro.
- Fuga. Na fuga dissociativa, você esquece a maioria ou todas as suas informações pessoais e pode passear ou viajar para lugares que normalmente não iria. Em casos mais duradouros, você pode até assumir uma identidade totalmente nova.
Sintomas de amnésia dissociativa
O DA pode ser caracterizado pelo seguinte:
Perda de memória
A perda de memória pode ser completa (generalizada) ou relacionada a um determinado período de tempo (localizado). Se você tem DA, pode esquecer as coisas relacionadas à história pessoal, identidade ou eventos, mas retém informações gerais.
Em alguns tipos de amnésia, como a associada à demência, um indivíduo tem dificuldade em formar novas memórias. Além da amnésia, as pessoas com DA parecem ser capazes de criar novas memórias e reter funções cognitivas.
Pessoas com DA costumam ter pouca preocupação com sua amnésia, enquanto outros tipos de perda de memória podem causar sofrimento a uma pessoa. Além disso, quando o DA desaparece, a maioria das pessoas recupera suas memórias.
Associação com um trauma
Os distúrbios dissociativos, como a DA, estão frequentemente associados a um evento traumático ou estressante específico da vida. Exemplos incluem abuso ou participação em combate militar.
Pessoas com DA podem não se lembrar de informações relacionadas a esse período de trauma. Um exemplo é uma pessoa que sofreu abuso, incapaz de recuperar detalhes ou informações do período em que o abuso ocorreu.
Duração
Muitos casos de DA são curtos, com duração de horas ou dias. Em alguns casos, eles podem durar mais tempo.
Não pode ser explicado por outra condição
Muitas vezes, a perda de memória pode ser explicada por outra condição médica. No entanto, em pessoas com DA, a perda de memória não pode ser explicada por outras condições, como lesão cerebral, acidente vascular cerebral ou uso de álcool ou drogas.
Causas de amnésia dissociativa
A DA está ligada a eventos traumáticos ou intensamente estressantes. Exemplos podem incluir coisas como:
- estar em combate durante uma guerra
- sofrer abuso físico, emocional ou sexual
- ser vítima de um crime ou ver um crime cometido
- passando por um desastre natural, como um terremoto ou furacão
- passando por um estresse severo relacionado a relacionamentos, finanças ou seu trabalho.
Há várias reflexões sobre por que esses eventos podem levar à DA. É provável que uma combinação complexa deles desempenhe um papel no desenvolvimento da condição:
- O DA resulta das tentativas do cérebro de lidar ou proteger você de memórias dolorosas, dissociando-se de uma experiência traumática.
- O estresse de eventos traumáticos interfere na capacidade do seu cérebro de recuperar memórias pessoais relacionadas a esse tempo.
- Alguns estudos sugeriram que a genética pode desempenhar um papel no desenvolvimento de episódios dissociativos.
Quem está em risco de desenvolver DA?
Certos grupos correm mais risco de desenvolver DA. Esses grupos incluem pessoas que sofreram abuso durante a infância e pessoas que tiveram uma experiência traumática em qualquer momento da vida.
Outras condições podem ocorrer com o DA?
Existem outras condições que podem acontecer junto com o DA. Estes são chamados de condições comórbidas e podem incluir:
- transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
- depressão
- transtornos de ansiedade
- distúrbios de personalidade
- distúrbios do sono
- transtornos por uso de álcool ou drogas
Como a amnésia dissociativa é diagnosticada
Para diagnosticar a DA, o médico primeiro registra um histórico médico completo e realiza um exame físico. Isso pode ajudá-los a descartar outras causas de amnésia, como:
- doenças
- lesão cerebral
- efeitos de drogas e álcool
Se uma causa física de amnésia puder ser descartada, você será encaminhado para um especialista em saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. É alguém treinado para identificar e diagnosticar várias doenças mentais.
Um exame psicológico será realizado para coletar informações e ter uma boa idéia de suas experiências de vida e do seu nível de funcionamento. Você será perguntado sobre seus sintomas, bem como seus comportamentos, pensamentos e sentimentos.
Além de um exame psicológico, outras ferramentas podem ser usadas para ajudar no diagnóstico. Um exemplo é o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), publicado pela American Psychiatric Association.
Tratamento da amnésia dissociativa
Os objetivos do tratamento com DA incluem:
- aliviando os sintomas da amnésia, ajudando você a se reconectar com o ambiente e os arredores
- ajudando você a aprender a lidar com eventos traumáticos ou dolorosos de maneira segura
- aumentando seu nível de funcionamento, aprendendo novas vidas ou habilidades de enfrentamento
Os tratamentos para DA incluem terapia e medicamentos:
- Terapia. Isso pode incluir coisas como terapia de conversação (psicoterapia), terapia cognitivo-comportamental e hipnose.
- Medicamentos. Não existem medicamentos para tratar especificamente a DA. No entanto, medicamentos podem ser usados para tratar condições que podem ocorrer junto com a DA, como transtornos de depressão e ansiedade.
Qual é a perspectiva da amnésia dissociativa?
O DA é tipicamente de curta duração, no entanto, em alguns casos, pode durar semanas ou até meses. Também é possível que você possa ter vários episódios de DA ao longo de sua vida.
No geral, as perspectivas para DA são boas. Na maioria das pessoas, as memórias perdidas acabam retornando, às vezes sem tratamento. A recuperação da memória pode ocorrer repentina ou gradualmente ao longo do tempo.
O prognóstico para DA pode variar dependendo do tipo e gravidade da amnésia, bem como da sua situação na vida. Buscar tratamento imediato da DA e as condições que podem ocorrer junto com ela também pode melhorar significativamente as perspectivas.
Principais tópicos
DA é quando você esquece informações pessoais ou autobiográficas. Ocorre na ausência de outra condição de saúde que possa causar amnésia. Geralmente dura horas ou dias, mas às vezes pode durar mais.
O DA pode estar vinculado a um evento muito estressante ou traumático, como abuso, combate militar ou desastres naturais. Pessoas que sofreram abuso na infância ou uma situação traumática durante a vida correm mais risco de desenvolver a doença.
A maioria das pessoas com DA eventualmente recupera suas memórias, geralmente na ausência de tratamento. No entanto, garantir que você receba tratamento oportuno pode melhorar sua perspectiva.