Autor: Judy Howell
Data De Criação: 1 Julho 2021
Data De Atualização: 13 Poderia 2024
Anonim
Policitemia Vera: Guia de Discussão com o Médico - Saúde
Policitemia Vera: Guia de Discussão com o Médico - Saúde

Contente

Visão geral

A policitemia vera (PV) é um câncer de sangue raro, mas administrável. Cerca de 2 em cada 100.000 pessoas são diagnosticadas com isso. É mais comum em pessoas com mais de 60 anos, embora pessoas de qualquer idade possam ser afetadas.

O seu médico pode diagnosticar PV após um exame de sangue regular. Quando o seu médico chegar a esse diagnóstico, você precisará consultar um hematologista.

Vendo um hematologista

Um hematologista é um médico especializado em doenças e distúrbios do sangue. Qualquer hematologista pode ajudá-lo com seu PV. Mas é uma boa ideia perguntar se eles já trataram alguém com essa doença em particular.

A maioria dos hematologistas que tratam PV e outros distúrbios do sangue praticam nos principais centros médicos. Se você não puder visitar um desses centros médicos, um médico de família ou de medicina interna pode tratá-lo sob a orientação de um hematologista.


Após sua primeira consulta com seu médico, você deve entender melhor o que é PV e como pode gerenciá-lo.

A pesquisa mostrou que a vida útil esperada com PV muda dependendo de certos fatores. De acordo com um estudo recente, multicêntrico, com 67 anos de idade ou mais, tendo uma contagem alta de glóbulos brancos (juntamente com uma contagem alta de glóbulos vermelhos) e tendo tido um coágulo sanguíneo no passado, reduz a expectativa de vida.

Perguntas a serem feitas ao seu hematologista

Depois de entender melhor a doença, o próximo passo é falar sobre o seu tratamento. O seu médico determinará seu plano de tratamento com base nos outros fatores de sua doença, sua idade e sua capacidade de tolerar o tratamento.

Aqui estão algumas perguntas sobre sua doença e plano de tratamento em particular que você pode querer perguntar:

  • Quão controlável é a minha doença?
  • Quais são os maiores riscos para minha saúde?
  • Será que vai piorar?
  • Qual é o objetivo do tratamento?
  • Quais são os benefícios e riscos do tratamento?
  • Que efeitos colaterais posso esperar do tratamento? Como eles podem ser gerenciados?
  • Se eu permanecer no meu tratamento, o que posso esperar?
  • Qual é o meu risco de desenvolver complicações? O que acontece se eu os desenvolver?
  • Quais são as complicações a longo prazo mais comuns?
  • Quais são as minhas contagens de glóbulos vermelhos e outras contagens? Como posso controlá-los? Quais são meus objetivos?
  • Qual é a taxa de resposta a vários tratamentos?
  • Quais outros sistemas orgânicos são afetados pela minha doença?

Você também pode perguntar com que frequência precisará consultar seu hematologista e se o seu seguro cobrirá os custos de suas consultas e medicamentos. Além disso, converse com seu médico sobre as mudanças no estilo de vida que você pode fazer em casa para ajudar no tratamento. Parar de fumar é normalmente uma etapa importante no tratamento, principalmente porque o fumo aumenta o risco de coágulos sanguíneos.


Outlook

Na última década, houve avanços na compreensão da PV. Compreendendo o relacionamento entre o JAK2 mutação genética e PV foi um avanço na pesquisa. As pessoas estão sendo diagnosticadas mais cedo e recebendo tratamento mais cedo por causa dessa descoberta. Agora, os pesquisadores estão realizando estudos para tentar entender por que essa mutação ocorre.

Viver com PV é gerenciável. Converse com seu hematologista frequentemente sobre seus sintomas e tratamento.

Popular

Dentes de bebê adulto

Dentes de bebê adulto

O dente de leite ão o primeiro dente que você cria. Ele também ão conhecido como dente decíduo, temporário ou decíduo.O dente começam a urgir por volta do 6 a 1...
Cansado demais para comer? Estas 5 receitas essenciais irão confortá-lo

Cansado demais para comer? Estas 5 receitas essenciais irão confortá-lo

Em um mundo onde etamo empre “ligado”, dede o fluxo interminável de menagen e e-mail do lack até a demanda de manter uma vida ocial e tudo mai, lembrar de comer à veze pode er deixado d...