A fibra alivia ou causa constipação? Um olhar crítico

Contente
- A fibra é geralmente boa para a digestão
- Pode aliviar a constipação para muitas pessoas
- Em alguns casos, comer mais fibras torna a constipação pior
- Os melhores tipos de fibra para se livrar da constipação
- Melhores alimentos para aliviar a constipação
- Mensagem para levar para casa
A constipação é um problema comum que afeta até 20% das pessoas todos os anos (,).
É uma condição difícil de definir, pois os hábitos de banheiro variam consideravelmente de pessoa para pessoa.
No entanto, se você tem menos de três evacuações por semana e suas fezes estão duras, secas e difíceis de evacuar, você provavelmente está com prisão de ventre.
Um dos conselhos mais comuns para pessoas com prisão de ventre é comer mais fibras.
Mas esse conselho realmente funciona? Vamos dar uma olhada.
A fibra é geralmente boa para a digestão
Fibra alimentar é o nome dado aos carboidratos não digeríveis nas plantas. Ele pode ser encontrado em todos os alimentos vegetais, incluindo frutas, vegetais, grãos, nozes e sementes.
Geralmente é categorizado em dois grupos, com base na solubilidade:
- Fibra insolúvel: Encontrado em farelo de trigo, vegetais e grãos inteiros.
- Fibra solúvel: Encontrado em farelo de aveia, nozes, sementes, feijão, lentilha e ervilha, bem como em algumas frutas e vegetais.
Dito isso, a maioria dos alimentos ricos em fibras contém uma mistura de fibras insolúveis e solúveis em proporções variáveis.
Mesmo que seu corpo não consiga digerir fibras, comer o suficiente é considerado muito importante para a saúde intestinal. Em parte, isso ocorre porque a fibra alimentar aumenta o tamanho das fezes e as torna mais macias.
Fezes maiores e mais macias ajudam a mantê-lo regular, pois passam mais rapidamente pelos intestinos e são mais fáceis de passar ().
Esses dois tipos de fibra ajudam nisso de maneiras ligeiramente diferentes.
A fibra insolúvel aumenta as fezes e age como uma escova, varrendo suas entranhas para tirar tudo e manter as coisas em movimento.
A variedade solúvel absorve água e forma uma substância semelhante a um gel. Isso ajuda as fezes a passarem suavemente pelos intestinos e melhora sua forma e consistência.
A fermentação de um tipo de fibra solúvel, conhecida como prebióticos, no intestino grosso também pode ajudar a manter um intestino saudável, aumentando seu número de bactérias boas ().
Isso também pode melhorar sua saúde, diminuindo o risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e obesidade ().
Conclusão:
Comer fibra suficiente pode ajudar a mantê-lo regular. Também pode melhorar o equilíbrio de bactérias boas no intestino. Isso pode reduzir o risco de várias doenças, como doenças cardíacas, obesidade e diabetes.
Pode aliviar a constipação para muitas pessoas
Se você está constipado e tem uma baixa ingestão de fibras, comer mais pode ajudar.
Estudos têm mostrado que aumentar a quantidade de fibra que você ingere pode aumentar o número de fezes que você evacua ().
Na verdade, uma revisão recente mostrou que 77% das pessoas com constipação crônica encontraram algum alívio aumentando a ingestão de fibras ().
Além disso, dois estudos descobriram que o aumento da ingestão de fibra alimentar pode ser tão eficaz quanto a lactulose laxante para o alívio da constipação em crianças (,).
Isso significa que, para muitas pessoas com constipação, simplesmente comer mais fibras pode ser suficiente para resolver o problema (,).
É geralmente recomendado que os homens comam 38 gramas de fibra por dia, e que as mulheres comam 25 gramas ().
Infelizmente, estima-se que a maioria das pessoas come menos da metade dessa quantidade, atingindo apenas entre 12-18 gramas por dia (,,).
Conclusão:A maioria das pessoas não come fibra alimentar suficiente. Aqueles que não têm fibras na dieta podem sentir alívio aumentando a ingestão.
Em alguns casos, comer mais fibras torna a constipação pior
Em teoria, a fibra deve ajudar a prevenir e tratar a constipação.
No entanto, a evidência mostra que esse conselho não funciona para todos.
Enquanto alguns estudos mostram que adicionar fibras à sua dieta pode melhorar seus sintomas, outros estudos mostram que reduzindo sua ingestão é a melhor ().
Além disso, uma revisão recente descobriu que, embora a fibra fosse eficaz em aumentar o número de evacuações, não ajudou com outros sintomas de constipação, como consistência das fezes, dor, inchaço e gases ().
Para descobrir se o aumento da ingestão de fibras ajudará na constipação, tente determinar sua causa. Você pode ficar constipado por vários motivos, incluindo:
- Fatores de estilo de vida: Baixa ingestão de fibra alimentar, inatividade e baixa ingestão de líquidos.
- Medicamentos ou suplementos: Os exemplos incluem analgésicos opióides, antidepressivos, antipsicóticos e alguns antiácidos.
- Doença: Exemplos incluem diabetes, síndrome do intestino irritável, doença inflamatória do intestino e condições neurológicas como o mal de Parkinson.
- Desconhecido: A causa da constipação crônica em algumas pessoas é desconhecida. Isso é conhecido como constipação idiopática crônica.
Se você já come muita fibra e sua constipação é causada por outra coisa, adicionar mais fibra pode não ajudar e pode até piorar o problema ().
Curiosamente, os estudos mostraram que algumas pessoas com constipação comem quantidades semelhantes de fibras como aquelas que não têm a condição (,).
Um estudo de 6 meses com 63 pessoas descobriu que, para pessoas com constipação idiopática crônica, uma dieta com baixo teor de fibras ou mesmo sem fibras melhorou drasticamente seus sintomas. Remover a fibra basicamente os curou da constipação ().
Isso também é verdadeiro para pessoas com síndrome do intestino irritável (SII), já que muitos alimentos ricos em fibras também são ricos em FODMAPS, o que piora os sintomas da SII (,).
No entanto, dados os benefícios potenciais da fibra para a saúde, você não deve adotar uma dieta pobre em fibras a longo prazo sem consultar o seu médico ou nutricionista.
Além disso, há evidências de que suplementos de fibra solúvel não fermentáveis podem beneficiar esses indivíduos, embora eles não tolerem bem outros tipos de fibra.
Conclusão:Para as pessoas que comem fibras suficientes, mas ainda estão com prisão de ventre, comer mais delas pode piorar seus problemas. Em alguns casos, reduzir a fibra dietética pode ajudar a aliviar a constipação.
Os melhores tipos de fibra para se livrar da constipação
Suplementos de fibras podem ajudar a tratar a constipação, inclusive para quem tem constipação crônica ou SII ().
No entanto, se você tem constipação crônica ou está experimentando sintomas como dor, vento, inchaço e gases, pode ser melhor optar por um suplemento de fibra solúvel não fermentável (,,).
Isso ocorre porque a fibra fermentável é usada como alimento pelas bactérias em seu intestino, resultando na produção de gases em seu intestino grosso.
Isso pode causar um aumento na produção de gás em seu intestino, o que pode piorar seus sintomas.
Exemplos de suplementos de fibra solúvel incluem:
- Psyllium: Casca de Psyllium e Metamucil
- Metilcelulose: Citrucel
- Glucomanano: Cápsulas de glucomanano ou PGX
- Inulina: Benefibre (Canadá), Fiber Choice ou Fibersure
- Goma guar parcialmente hidrolisada: Hi-Maize
- Dextrina de trigo: Beneficente (EUA)
O psyllium é frequentemente considerado a melhor escolha.
Apesar de ser classificado como fermentável, estudos mostraram que o psyllium pode normalizar as fezes e é bem tolerado, mesmo por pessoas com SII (,,).
Conclusão:Se você não ingerir fibras suficientes, aumentar gradualmente a quantidade de alimentos ricos em fibras em sua dieta pode ajudar. Pessoas com constipação crônica podem se beneficiar de um suplemento de fibra solúvel não fermentável.
Melhores alimentos para aliviar a constipação
Se a ingestão de fibras é geralmente baixa, tente incluir mais alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais e grãos inteiros em sua dieta.
Isso aumentará a ingestão de fibras solúveis e insolúveis e pode ajudar a aliviar o problema.
É melhor fazer isso gradualmente, pois aumentar drasticamente a ingestão em um curto período pode causar efeitos colaterais indesejados como dor, gases e inchaço.
Os alimentos ricos em fibras insolúveis incluem:
- Grãos inteiros
- Frutas e vegetais com casca
- Nozes e sementes
Alimentos ricos em fibras solúveis incluem:
- Aveia
- Sementes de linhaça
- Cevada
- Centeio
- Feijão e leguminosas
- Vegetais de raiz
Alguns alimentos ricos em fibras demonstraram ser particularmente eficazes para a constipação. Por exemplo, sementes de linhaça podem ajudar se sua constipação for causada por IBS (,).
Se você quiser experimentar sementes de linhaça, comece tomando 1 colher de chá por dia e aumente gradualmente a dose até um máximo de 2 colheres de sopa ao longo do dia.
Para torná-los mais palatáveis, você pode colocá-los em uma bebida ou polvilhar em seu iogurte, salada, cereal ou sopa.
As ameixas também podem ajudar a aliviar a constipação. Eles são ricos em fibras e também contêm álcool de açúcar sorbitol, que é um laxante natural (,).
Alguns estudos mostraram que as ameixas são mais eficazes do que os suplementos de fibras no alívio da constipação. A dosagem efetiva é estimada em cerca de 50 gramas (ou 7 ameixas médias) duas vezes ao dia (,).
No entanto, se você tem SII, provavelmente deve evitar ameixas secas, pois o sorbitol é um FODMAP conhecido e pode exacerbar seus sintomas.
Conclusão:Fibras insolúveis e solúveis são encontradas naturalmente em muitos alimentos. Ameixas também podem ser úteis, contanto que você não tenha IBS.
Mensagem para levar para casa
Comer muitos alimentos ricos em fibras é uma boa ideia para otimizar a saúde digestiva.
Se você ficar constipado e não tiver muitas fibras em sua dieta, pode se beneficiar comendo mais delas.
No entanto, se você já ingerir fibras suficientes ou se sua constipação tiver outra causa, aumentar a ingestão de fibras dos alimentos pode piorar as coisas.
Você também pode gostar destes artigos relacionados:
- 13 remédios caseiros para aliviar a constipação naturalmente
- 22 Alimentos ricos em fibras que você deve comer
- 16 maneiras fáceis de comer mais fibra
- Boa fibra, fibra ruim - como os diferentes tipos afetam você
- FODMAP 101: Um Guia Detalhado para Iniciantes