O que é Motherwort? Benefícios, efeitos colaterais e dosagem
Contente
- Potenciais benefícios da mãe
- Propriedades antioxidantes
- Pode diminuir a frequência cardíaca e a pressão sanguínea
- Pode ajudar a saúde do coração
- Outros benefícios potenciais
- Possíveis efeitos colaterais
- Dosagem sugerida
- A linha inferior
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar os links desta página, podemos receber uma pequena comissão. Aqui está o nosso processo.
Empregada pelos gregos antigos para reduzir a ansiedade durante o parto, a mãe (Leonurus cardiaca) é usado principalmente como chá ou tintura por suas potenciais propriedades medicinais (1).
Também chamada cauda de leão, a erva-mãe é um arbusto ereto e espinhoso, com folhas verde-escuras e flores roxas ou rosa peludas (1).
É nativo da Ásia e do sudeste da Europa, mas agora pode ser encontrado em todo o mundo. Nos Estados Unidos, é considerada uma espécie invasora (2).
Ao contrário de outras ervas da família das hortelã, ele tem um cheiro desagradável e um sabor amargo.
Este artigo analisa a mãe, incluindo seus possíveis benefícios e efeitos colaterais.
Potenciais benefícios da mãe
O motherwort é usado há milhares de anos para tratar várias condições, incluindo doenças cardíacas, ansiedade e menstruação irregular (1).
Embora muitos de seus usos tradicionais não tenham sido estudados cientificamente, pesquisas indicam que a erva tem alguns potenciais benefícios à saúde.
Propriedades antioxidantes
O motherwort contém numerosos compostos vegetais com propriedades antioxidantes, incluindo flavonóides, esteróis, triterpenos e taninos (3, 4, 5, 6).
Antioxidantes são compostos que protegem suas células dos danos causados por moléculas potencialmente prejudiciais conhecidas como radicais livres (7).
Pesquisas mostram que os antioxidantes podem ajudar a proteger contra várias condições, incluindo câncer, artrite, doença cardíaca, Alzheimer e Parkinson (7).
Pode diminuir a frequência cardíaca e a pressão sanguínea
Um uso tradicional da mãe é ajudar a reduzir a freqüência cardíaca rápida ou irregular causada por estresse ou ansiedade.
Nos estudos em tubo de ensaio e em animais, o extrato de erva-mãe exibiu efeitos antiarrítmicos, sugerindo que poderia ajudar a diminuir a freqüência cardíaca elevada. No entanto, esses efeitos não foram observados em humanos (8).
Um estudo de 28 dias em 50 adultos com pressão alta e ansiedade observou que a suplementação com extrato de erva-mãe reduzia a freqüência cardíaca, mas a mudança era insignificante (9).
No entanto, os resultados observaram melhorias significativas nos níveis de pressão arterial. Ainda assim, o estudo foi bastante pequeno e resultados semelhantes ainda não foram replicados (9).
Apesar da pesquisa limitada, alguns países europeus aprovaram o uso da mãe-mãe para apoiar a saúde do coração e ajudar a tratar o hipertireoidismo, o estresse e a ansiedade (10).
Pode ajudar a saúde do coração
O ácido ursólico, a leonurina e os flavonóides são compostos da mãe que exibiram efeitos de proteção do coração em estudos com ratos. No entanto, esses resultados não foram confirmados em humanos. (11, 12, 13, 14).
No entanto, embora não seja específico dos flavonóides na mãe, os estudos observacionais em humanos mostraram uma relação entre a ingestão total de flavonóides e um risco menor de desenvolver e morrer de doenças cardíacas (15, 16).
Outros benefícios potenciais
Embora a pesquisa seja limitada, a motherwort pode oferecer benefícios adicionais, incluindo:
- Pode reduzir a perda de sangue pós-parto. Pesquisas anteriores sugerem que o tratamento com hiperplasia materna e ocitocina pode reduzir significativamente o risco de perda sanguínea pós-parto, em comparação com a ocitocina isolada (17).
- Pode aliviar a ansiedade e a depressão. Embora limitados em seu escopo, os primeiros estudos em humanos e ratos mostram uma redução nos sintomas de ansiedade e depressão após a ingestão diária de extratos de leiturina ou leonurina por até 4 semanas (9, 18).
- Pode diminuir a inflamação. Estudos em tubo de ensaio e em animais descobriram que a leonurina na mãe-mãe tem propriedades anti-inflamatórias. No entanto, esses resultados não foram confirmados em humanos (19, 20).
Motherwort contém vários antioxidantes e tem sido associada a vários benefícios à saúde. Isso inclui um risco reduzido de doenças cardíacas, bem como diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca causadas por estresse ou ansiedade.
Possíveis efeitos colaterais
A pesquisa atual sobre os efeitos da mãe-mãe em humanos é limitada. Como resultado, a segurança e os possíveis efeitos colaterais da erva não são totalmente compreendidos.
Com base em descobertas recentes, os possíveis efeitos colaterais do consumo excessivo de erva-mãe incluem diarréia, sangramento uterino e dor de estômago (10, 19)
Dado que a mãe-mãe tem potencial para afetar a freqüência e o ritmo cardíacos, aqueles em uso de medicamentos para frequência cardíaca, como betabloqueadores e pessoas com pressão arterial baixa, devem consultar seu médico antes de tentar este suplemento (19).
Além disso, demonstrou-se que a erva interage com o varredor do diluente do sangue e não deve ser tomada por ninguém sob medicação para afinar o sangue, a menos que seja liberada por um profissional médico (21).
Por fim, devido à falta de pesquisas e ao seu potencial para estimular as contrações uterinas, recomenda-se às mulheres grávidas ou a amamentar que evitem a mãe (10).
ResumoConsumir excesso de motherwort pode resultar em diarréia, sangramento uterino e dor de estômago. Mulheres grávidas e amamentando e em uso de medicamentos para batimentos cardíacos ou para afinar o sangue devem evitar a mãe, a menos que liberadas por um profissional médico.
Dosagem sugerida
Como a pesquisa em humanos é limitada, atualmente não existe uma dose recomendada recomendada para a mãe.
No entanto, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomenda consumir menos de 3 gramas de extrato em pó por dia para evitar possíveis efeitos colaterais (10, 19).
O motherwort pode ser comprado como chá de folhas soltas ou em formas de tintura e cápsula.
Quando consumida como chá, a erva-mãe costuma ser combinada com mel, gengibre, limão, açúcar ou outros sabores fortes para ajudar a combater a amargura.
ResumoDado que foram realizadas pesquisas limitadas sobre os efeitos da mãe-mãe em humanos, não existem recomendações para a dosagem ideal. Para evitar possíveis efeitos colaterais, as diretrizes atuais recomendam tomar menos de 3 gramas de extrato em pó por dia.
A linha inferior
Motherwort é uma erva que tem sido usada há milhares de anos por quem procura colher seus potenciais benefícios à saúde, particularmente aqueles relacionados à saúde e ansiedade do coração.
No entanto, faltam pesquisas sobre sua eficácia e segurança em humanos. Como tal, são necessários mais estudos antes que possam ser recomendados para fins de saúde.
Se você quiser experimentar a mãe, fale primeiro com seu médico. Você pode encontrar tinturas e chás em lojas especializadas locais ou online.