O que você deve saber sobre hiperpigmentação
Contente
- O que é hiperpigmentação?
- Tipos de hiperpigmentação
- Quais são os sintomas e fatores de risco?
- O que causa hiperpigmentação?
- Como a hiperpigmentação é diagnosticada e tratada?
- Como a hiperpigmentação é impedida?
- Quais são as perspectivas de hiperpigmentação?
O que é hiperpigmentação?
Hiperpigmentação não é necessariamente uma condição, mas um termo que descreve a pele que parece mais escura. Pode:
- ocorrem em pequenas manchas
- cobrir grandes áreas
- afetar todo o corpo
Embora o aumento da pigmentação geralmente não seja prejudicial, pode ser um sintoma de outra condição médica. Aprenda sobre os tipos de hiperpigmentação, causas e como tratá-la.
Tipos de hiperpigmentação
Existem vários tipos de hiperpigmentação, sendo os comuns melasma, manchas solares e hiperpigmentação pós-inflamatória.
- Melasma. Acredita-se que o melasma seja causado por alterações hormonais e pode se desenvolver durante a gravidez. Áreas de hiperpigmentação podem aparecer em qualquer área do corpo, mas aparecem mais comumente no estômago e no rosto.
- Manchas solares. Também chamados de manchas no fígado ou lentiginas solares, manchas solares são comuns. Eles estão relacionados ao excesso de exposição ao sol ao longo do tempo. Geralmente, eles aparecem como manchas em áreas expostas ao sol, como mãos e rosto.
- Hiperpigmentação pós-inflamatória. Isto é resultado de lesão ou inflamação na pele. Uma causa comum deste tipo é acne.
Quais são os sintomas e fatores de risco?
Áreas escuras na pele são os principais sintomas da hiperpigmentação. Os adesivos podem variar de tamanho e se desenvolver em qualquer parte do corpo.
Os maiores fatores de risco para hiperpigmentação geral são a exposição ao sol e a inflamação, pois ambas as situações podem aumentar a produção de melanina. Quanto maior a sua exposição ao sol, maior o risco de aumento da pigmentação da pele.
Dependendo do tipo de distúrbio, outros fatores de risco para manchas hiperpigmentadas podem incluir:
- uso de contraceptivos orais ou gravidez, como observado no melasma
- tipo de pele mais escura, mais propenso a alterações de pigmentação
- medicamentos que aumentam sua sensibilidade à luz solar
- trauma na pele, como ferida ou queimadura superficial
O que causa hiperpigmentação?
Uma causa comum de hiperpigmentação é um excesso de produção de melanina. A melanina é um pigmento que dá cor à pele. É produzido por células da pele chamadas melanócitos. Várias condições ou fatores diferentes podem alterar a produção de melanina em seu corpo.
Certos medicamentos podem causar hiperpigmentação. Além disso, alguns medicamentos quimioterápicos podem causar hiperpigmentação como efeito colateral.
A gravidez altera os níveis hormonais e pode afetar a produção de melanina em algumas mulheres.
Uma doença endócrina rara chamada doença de Addison pode produzir hiperpigmentação que é mais óbvia em áreas de exposição ao sol, como rosto, pescoço e mãos, e áreas de exposição ao atrito, como cotovelos e joelhos.
A hiperpigmentação é um resultado direto de um aumento do nível de um hormônio em seu corpo, que resulta no aumento da síntese de melanina.
A exposição excessiva ao sol também pode causar um aumento na melanina.
Como a hiperpigmentação é diagnosticada e tratada?
Um dermatologista pode diagnosticar a causa da sua hiperpigmentação. Eles solicitarão seu histórico médico e farão um exame físico para determinar a causa. Em alguns casos, uma biópsia de pele pode diminuir a causa.
Medicamentos de prescrição tópica podem tratar alguns casos de hiperpigmentação. Este medicamento geralmente contém hidroquinona, que clareia a pele.
No entanto, o uso prolongado de hidroquinona tópica (sem interrupções no uso) pode causar escurecimento da pele, conhecido como ocronose. Portanto, é melhor usar a hidroquinona tópica apenas sob os cuidados de um dermatologista, para que eles possam orientá-lo adequadamente sobre como usar o medicamento sem efeitos adversos.
O uso de retinóides tópicos também ajuda a clarear manchas escuras da pele.
Ambos os medicamentos podem levar alguns meses para clarear áreas escuras.
O atendimento domiciliar às vezes inclui medicamentos sem receita que podem clarear manchas escuras. Esses medicamentos não contêm tanta hidroquinona quanto os medicamentos prescritos.
O atendimento domiciliar também inclui o uso de protetor solar. O filtro solar é o fator mais importante para melhorar a maioria das causas de hiperpigmentação. Olhe para:
- um filtro solar físico bloqueador, de preferência com óxido de zinco como principal ingrediente ativo
- pelo menos um SPF 30 a 50
- cobertura de amplo espectro
Use protetor solar diariamente. Reaplique a cada 2 horas se estiver ao sol - com mais frequência se estiver suando ou nadando.
Existem também distúrbios da pele com os quais a luz visível pode desempenhar um papel na perpetuação da hiperpigmentação, como no melasma.
Nesse caso, procure um filtro solar mineral que também contenha óxido de ferro, que possa bloquear a luz visível. Use diariamente. Use roupas de proteção solar com infusão de FPS.
Compre roupas com infusão de SPF online.
O seu médico também pode sugerir tratamento a laser ou peelings químicos para reduzir a hiperpigmentação, dependendo da causa da sua hiperpigmentação.
Como a hiperpigmentação é impedida?
Nem sempre é possível impedir a hiperpigmentação. No entanto, você pode se proteger:
- usando protetor solar com um FPS de pelo menos 30
- usando chapéus ou roupas que bloqueiam a luz solar
- evitando o sol durante a hora do dia em que é mais forte, que normalmente é das 10 às 16 horas.
Evitar certos medicamentos também pode ajudar a prevenir a hiperpigmentação.
Quais são as perspectivas de hiperpigmentação?
A hiperpigmentação geralmente não é prejudicial e geralmente não é um sinal de uma condição médica séria.
Em alguns casos, as áreas escuras desaparecem por conta própria com boa proteção solar. Em outros casos, é necessário um tratamento mais agressivo. Não há garantia de que as manchas escuras desapareçam completamente, mesmo com o tratamento.