O que causa sangramento no primeiro trimestre?
Contente
- Causas de sangramento no primeiro trimestre
- Sangramento de implantação
- Pólipo cervical
- Relações sexuais ou exame físico
- Aborto espontâneo
- Carregando vários bebês
- Gravidez ectópica
- Gravidez molar
- Hemorragia sub-coriônica
- Infecção
- Sangramento do segundo e terceiro trimestre
- Quando procurar atendimento médico
- O que seu médico procurará
- Tratamento
- O takeaway
No primeiro trimestre - os primeiros três meses de gravidez - seu corpo passa por algumas mudanças dramáticas.
Embora você ainda possa vestir suas calças comuns, muita coisa acontece dentro do seu corpo. Isso inclui o aumento dos níveis hormonais e a construção de um novo sistema de fluxo sanguíneo. Com tanta coisa acontecendo, o sangramento no primeiro trimestre é comum.
De acordo com um grande estudo de 2009, 30% das mulheres apresentam manchas ou sangramento leve no primeiro trimestre. Esta pode ser uma parte muito normal do início da gravidez. Muitas mulheres experimentam algum sangramento e passam a ter uma gravidez saudável.
Existem várias razões pelas quais você pode encontrar manchas ou sangramento vaginal no primeiro trimestre. Vamos dar uma olhada em algumas das causas comuns.
Causas de sangramento no primeiro trimestre
Manchas ou sangramentos leves geralmente não são motivo de preocupação, especialmente se durar um dia ou dois. Um estudo de pesquisa datado mostrou que as mulheres que apresentam manchas e sangramento leve no primeiro trimestre têm gestações semelhantes às mulheres que não sangram.
Por outro lado, sangramento intenso e outros sintomas podem ser indicadores de condições mais graves.
Sangramento de implantação
Implantar significa que o óvulo fertilizado está ocupado fazendo uso do espaço e escavando na lateral do seu útero (útero). Isso acontece cerca de 6 a 12 dias após a concepção. O ovo fertilizado flutua em sua nova casa e deve se prender ao revestimento uterino para obter oxigênio e nutrição.
Esta acomodação pode causar manchas ou sangramento da luz. O sangramento da implantação geralmente acontece pouco antes do início do período. De fato, esse tipo de sangramento costuma ser confundido com um período leve.
Distinguir entre o sangramento da implantação e o seu período pode ser desafiador. Não ajuda que outros sintomas sejam semelhantes aos da TPM:
- cólicas leves
- dor nas costas
- dores de cabeça
- náusea
- seios sensíveis
Mas há algumas pistas de que o que você está vendo não é um período típico. O sangramento da implantação geralmente é mais claro do que um período - de um rosa claro a um marrom opaco. Normalmente dura de algumas horas a alguns dias e não envolve sangramento intenso.
Pólipo cervical
Cerca de 2 a 5% das mulheres têm pólipos - pequenos crescimentos em forma de dedo - no colo do útero, a porta de entrada da vagina para o útero.
Os pólipos cervicais geralmente são benignos - eles não causam câncer. No entanto, eles podem ficar inflamados ou irritados e levar a um sangramento vermelho brilhante. Ou você pode não ter outros sintomas, mas eles são fáceis de diagnosticar durante um exame pélvico de rotina.
Relações sexuais ou exame físico
Por falar em exames pélvicos, lembre-se de que qualquer coisa que pode cutucar o colo do útero ou próximo a ele também pode irritá-lo e causar sangramento. Sim, isso inclui sexo! Isso acontece porque os hormônios da gravidez podem tornar seu colo do útero - junto com muitas outras coisas - mais sensíveis do que o normal.
Você pode ver sangue vermelho brilhante em sua calcinha logo após o sexo ou um exame físico. Não se preocupe! O sangramento geralmente acontece uma vez e depois desaparece por conta própria.
Aborto espontâneo
Às vezes, o que começa como uma mancha ou um sangramento mais leve se torna um sangramento intenso. É verdade que qualquer sangramento intenso no primeiro trimestre, especialmente se você também tiver dor, pode estar relacionado a um aborto espontâneo. A maioria dos abortos ocorre no primeiro trimestre da gravidez.
Até 20% de todas as gestações são abortadas. Você não pode evitar a maioria dos abortos espontâneos, e eles definitivamente não são sua culpa ou um sinal de que algo está errado com você. A maioria das mulheres pode ter uma gravidez e um bebê saudáveis.
Se você está sofrendo um aborto espontâneo, pode ter sintomas como:
- sangramento vaginal intenso
- sangramento de cor vermelha brilhante a marrom
- dor na parte inferior do estômago
- dor maçante ou aguda na região lombar
- cólicas severas
- passando coágulos de sangue ou tecido
Se você tiver algum destes sintomas, chame seu médico. Você pode ter sangramento e outros sintomas de um aborto espontâneo sem ter abortado. Isso é chamado de aborto ameaçado (aborto é um termo médico aqui).
As causas do aborto ameaçado incluem:
- uma queda ou trauma na área do estômago
- uma infecção
- exposição a certos medicamentos
Carregando vários bebês
Se você estiver grávida de gêmeos (ou outro múltiplo de bebês), poderá ter uma chance maior de sangrar no primeiro trimestre devido a causas como sangramento na implantação.
Abortos espontâneos no primeiro trimestre também são mais comuns quando você está grávida de mais de um bebê.
Por outro lado, um estudo de 2016 que acompanhou mais de 300 mulheres que estavam grávidas de gêmeos por fertilização in vitro (fertilização in vitro) descobriu que elas tinham uma alta chance de gravidez saudável. O sangramento no primeiro trimestre não afetou isso.
Gravidez ectópica
Uma gravidez ectópica acontece quando o óvulo fertilizado se liga erroneamente em algum lugar fora do útero. A maioria das gestações ectópicas ocorre nas trompas de falópio - as conexões entre os ovários e o útero.
Uma gravidez ectópica é menos comum que um aborto. Isso acontece em até 2,5% de todas as gestações. Um bebê só pode crescer e se desenvolver no útero, de modo que a gravidez ectópica deve ser tratada clinicamente.
Os sintomas incluem:
- sangramento intenso ou leve
- ondas agudas de dor
- cólicas severas
- pressão retal
Se você tiver uma gravidez ectópica, saiba que não fez nada para causar isso.
Gravidez molar
Outra causa de sangramento no seu primeiro trimestre é uma gravidez molar. Essa complicação rara, porém grave, ocorre em quase 1 em cada 1.000 gestações.
Uma gravidez molar ou "toupeira" acontece quando o tecido placentário cresce de maneira anormal devido a um erro genético durante a fertilização. O feto pode não crescer. Uma gravidez molar pode causar um aborto espontâneo no primeiro trimestre.
Você talvez tenha:
- sangramento vermelho brilhante a marrom escuro
- menor dor ou pressão no estômago
- náusea
- vômito
Hemorragia sub-coriônica
Hemorragia sub-coriônica, ou hematoma, é um sangramento que ocorre quando a placenta se desprende ligeiramente da parede do útero. Um saco se forma no espaço entre os dois.
As hemorragias sub-coriônicas variam em tamanho. Os menores são os mais comuns. Os maiores causam sangramento mais intenso. Muitas, muitas mulheres têm hematomas e passam a ter uma gravidez saudável. Mas uma grande hemorragia sub-coriônica também pode aumentar o risco de aborto nas primeiras 20 semanas de gravidez.
Os sintomas incluem:
- sangramento leve a pesado
- sangramento pode ser rosa a vermelho ou marrom
- menor dor de estômago
- cólicas
Infecção
Sangrar no primeiro trimestre pode não ter nada a ver com a gravidez. Uma infecção na área pélvica ou na bexiga ou no trato urinário também pode causar manchas ou sangramento. Eles podem ser causados por bactérias, vírus ou fungos.
Uma infecção grave por levedura ou inflamação (vaginite) também pode causar sangramento. As infecções geralmente causam manchas ou sangramento leve, de cor rosa a vermelha. Você pode ter outros sintomas como:
- coceira
- menor dor de estômago
- queimando ao urinar
- descarga branca
- inchaços ou feridas na parte externa da vagina
Sangramento do segundo e terceiro trimestre
Sangrar no segundo ou terceiro trimestre de sua gravidez é normalmente mais grave que o sangramento leve no primeiro trimestre.
As causas incluem:
- Problemas de colo do útero. Inflamação ou crescimento no colo do útero podem causar sangramento leve. Isso geralmente não é sério.
Quando procurar atendimento médico
Informe o seu médico se tiver qualquer tipo de sangramento durante a gravidez. Procure atendimento médico imediato se tiver algum destes sintomas:
- sangramento intenso
- secreção com coágulos ou tecido
- dor forte
- cólicas intensas
- náusea severa
- tonturas ou desmaios
- arrepios
- febre de 100,4 ° F (38 ° C) ou superior
O que seu médico procurará
Um exame rápido geralmente pode dizer ao seu médico o que está causando seu sangramento. Você pode precisar:
- exame físico
- ultrassom
- Exame de ultrassom Doppler
- Teste de sangue
Seu médico provavelmente também examinará os marcadores de gravidez. Um exame de sangue analisa seus níveis hormonais. O principal hormônio na gravidez - produzido pela placenta - é a gonadotrofina coriônica humana (hCG).
Excesso de hCG pode significar:
- gravidez gemelar ou múltipla
- gravidez molar
Baixos níveis de hCG podem significar:
- Gravidez ectópica
- possível aborto
- crescimento anormal
As digitalizações podem mostrar onde está o bebê em desenvolvimento e como está crescendo. O tamanho do bebê pode ser medido em um ultrassom. O batimento cardíaco pode ser verificado com o ultra-som ou com Doppler, já em cinco semanas e meia de gravidez. Todas essas verificações podem tranquilizar você e seu médico de que tudo está bem.
Tratamento
Alguns problemas que causam sangramento no primeiro trimestre, como um pólipo cervical, podem ser tratados diretamente no consultório do seu médico. Outros problemas podem precisar de mais tratamento, medicação ou cirurgia.
Se o sangramento for um sinal de que sua gravidez não pode continuar com segurança, seu médico poderá prescrever medicamentos como:
- O metotrexato é um medicamento que ajuda seu corpo a absorver tecidos nocivos, como em uma gravidez ectópica.
- O misoprostol é usado para terminar uma gravidez perigosa nas primeiras 7 semanas.
Você precisará de compromissos de acompanhamento para verificar sua saúde. O seu médico garantirá que não exista tecido ou cicatrizes no seu útero. Seu médico pode aconselhar quando é seguro tentar engravidar novamente, se é isso que você deseja.
Um aborto espontâneo em qualquer momento da gravidez é uma perda. Conversar com um terapeuta ou conselheiro pode ajudar você e seu parceiro a sofrer de maneira saudável.
O takeaway
Sangrar no seu primeiro trimestre pode ser alarmante. Mas na maioria dos casos, manchas e sangramentos leves são apenas uma parte normal do início da gravidez.
Sangramento intenso pode ser um sinal de algo mais sério. Você deve sempre consultar seu médico se tiver alguma dúvida ou preocupação com relação ao sangramento.
As causas do sangramento leve e manchas no primeiro trimestre que geralmente não são prejudiciais para você e seu bebê incluem:
- implantação
- pólipos cervicais
- infecções uterinas
- infecção por fungos
- carregando vários bebês
As causas mais graves de sangramento no primeiro trimestre são:
- aborto espontâneo
- ameaça de aborto
- gravidez molar
- Gravidez ectópica
- hemorragia subcoriônica (em muitos casos, as mulheres passam a ter uma gravidez saudável)
A gravidez pode ser uma montanha-russa de emoções e sintomas. Acima de tudo, mantenha as pessoas que você ama e confia. Ter alguém com quem conversar sobre o que você está passando - mesmo que seus sintomas sejam completamente normais - pode facilitar a experiência.