O óleo de peixe tem benefícios para o eczema?
Contente
- O que é eczema?
- Por que o óleo de peixe pode ajudar as pessoas com eczema
- O óleo de peixe reduz os sintomas de eczema?
- Tomar óleo de peixe pode beneficiar eczema
- O óleo de peixe pode impedir o desenvolvimento de eczema em bebês e crianças
- Como usar o óleo de peixe para tratar o eczema
- Precauções com óleo de peixe
- A linha inferior
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar os links desta página, podemos receber uma pequena comissão. Aqui está o nosso processo.
Muitas pessoas ao redor do mundo vivem com problemas de pele, incluindo eczema.
Embora o eczema seja comumente tratado com cremes medicamentosos, medicamentos orais e até injeções, as pessoas que sofrem dessa condição geralmente desejam uma maneira mais natural de aliviar seus sintomas.
Felizmente, a pesquisa mostrou que muitas mudanças na dieta e no estilo de vida podem beneficiar o eczema.
O óleo de peixe, em particular, é um complemento obrigatório para muitas pessoas com eczema devido às suas poderosas propriedades anti-inflamatórias. No entanto, você pode se perguntar se a suplementação realmente ajuda a tratar essa condição crônica da pele.
Este artigo analisa a eficácia de tomar óleo de peixe para eczema.
O que é eczema?
A dermatite atópica, comumente conhecida como eczema, é uma condição inflamatória que afeta a pele.
A doença é crônica e geralmente começa cedo na vida. O eczema é relativamente comum, com uma taxa de prevalência de cerca de 12% e 7% em crianças e adultos nos EUA, respectivamente (1, 2).
O eczema causa sintomas adversos que podem afetar negativamente a qualidade de vida, incluindo prurido intenso, secura e vermelhidão da pele. Também pode resultar em rachaduras na pele e lesões na pele que choram fluido.
Esses sintomas geralmente se apresentam em crises e depois melhoram durante os períodos de remissão (3).
Eles podem levar a distúrbios do sono e do humor e problemas com a auto-estima.
Um estudo realizado em adultos dos EUA descobriu que o diagnóstico de eczema aumentou significativamente a probabilidade de sintomas depressivos e sofrimento psicológico grave (4).
A pesquisa atual indica que a causa do eczema é multifatorial. Pensa-se que anormalidades na barreira da pele, desregulação do sistema imunológico, genética e exposição ambiental contribuam (5).
O eczema é comumente tratado com cremes medicamentosos tópicos, hidratantes, fototerapia durante os quais a pele é exposta a ondas de luz ultravioleta (UV) e medicamentos orais, incluindo esteróides e drogas imunossupressoras (3, 5).
ResumoO eczema é uma condição inflamatória da pele que causa vários sintomas, incluindo comichão, pele seca e inflamada.
Por que o óleo de peixe pode ajudar as pessoas com eczema
O objetivo no tratamento do eczema é controlar e aliviar os sintomas e prevenir crises. Prevenir a inflamação é fundamental no tratamento do eczema, pois a condição é considerada um distúrbio inflamatório da pele (3).
A inflamação é uma resposta imune normal que pode proteger contra doenças e infecções. No entanto, a inflamação crônica pode levar a efeitos adversos à saúde, incluindo aumento do risco de doença (6).
Tanto a inflamação do sistema nervoso quanto a pele contribuem para o desenvolvimento do eczema. O óleo de peixe é rico em ácidos graxos ômega-3, conhecidos por suas poderosas propriedades anti-inflamatórias.
Foi demonstrado que o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA) das gorduras ômega-3 combatem a inflamação de várias maneiras, inclusive inibindo a produção de proteínas inflamatórias (7).
Embora a pesquisa esteja em andamento, muitos estudos mostraram que a suplementação com óleo de peixe beneficia pessoas com doenças inflamatórias, como artrite reumatóide e doença inflamatória intestinal (DII) (8, 9).
Devido ao potente potencial anti-inflamatório do óleo de peixe, alguns estudos demonstraram que este suplemento também pode tratar o eczema, embora sejam necessários estudos maiores para comprovar esse potencial benefício (10).
resumoA pesquisa mostra que o óleo de peixe tem poderosos efeitos anti-inflamatórios. Como tal, suplementos de óleo de peixe podem beneficiar pessoas com eczema.
O óleo de peixe reduz os sintomas de eczema?
O óleo de peixe é um dos suplementos anti-inflamatórios mais populares no mercado - e por boas razões. A pesquisa mostra que pode ajudar a tratar muitas condições inflamatórias, incluindo eczema.
Tomar óleo de peixe pode beneficiar eczema
Algumas pesquisas investigando os efeitos dos suplementos de óleo de peixe no eczema mostraram resultados promissores. No entanto, é importante observar que há uma falta de pesquisa nessa área e são necessários mais estudos.
Uma revisão de 2012, incluindo três estudos sobre suplementos de óleo de peixe e eczema, constatou que o tratamento com óleo de peixe melhorou significativamente a qualidade de vida e a coceira em pessoas com eczema (11).
No entanto, é importante observar que os pesquisadores reconheceram que são necessários estudos maiores e bem projetados para verificar se o óleo de peixe deve ser recomendado como tratamento alternativo para o eczema (11).
Um estudo anterior de 2002, que incluiu 22 pessoas hospitalizadas com eczema, descobriu que a terapia de infusão com óleo de peixe resultou em melhorias significativas na gravidade do eczema, em comparação com uma infusão de óleo de soja (12).
Outro estudo de 16 semanas em pessoas com eczema moderado a grave demonstrou que a suplementação diária de gorduras ômega-3, juntamente com gorduras ômega-6, zinco, vitamina E e um multivitamínico reduziu a gravidade do eczema em mais de 50% em mais de 80% dos participantes (13).
Lembre-se de que as gorduras ômega-3 eram apenas um componente desse tratamento, portanto, não se sabe se teria o mesmo efeito se tivesse sido usado sozinho.
Estudos em animais também mostraram resultados positivos. Um estudo com roedores constatou que ratos com eczema que foram suplementados por via oral com óleo de peixe por 30 dias mostraram melhorias significativas na hidratação da pele e reduções no comportamento de coçar (14).
Além disso, um estudo em ratos descobriu que o tratamento com DHA e EPA diminuiu os escores de eczema e reduziu os níveis de proteínas inflamatórias e imunoglobulina E (IgE).
A IgE é um anticorpo produzido pelo sistema imunológico em resposta a alérgenos e altos níveis estão associados ao eczema (15, 16).
Lembre-se de que nem todos os estudos mostraram resultados positivos e são necessárias pesquisas futuras para entender melhor como o óleo de peixe pode beneficiar as pessoas com eczema.
O óleo de peixe pode impedir o desenvolvimento de eczema em bebês e crianças
Estudos demonstraram que tomar suplementos de óleo de peixe durante a gravidez pode ajudar a impedir o desenvolvimento de eczema em bebês e crianças (17).
Em um estudo, as mulheres grávidas suplementaram diariamente com 1,6 e 1,1 gramas de EPA e DHA, respectivamente, desde a 25ª semana de gravidez até 3 a 4 meses de amamentação, em média.
Os resultados indicaram que os bebês de mães que tomaram o suplemento tiveram um risco 16% menor de eczema durante o primeiro ano de vida, em comparação com um grupo controle (18).
Em outro estudo, bebês de mulheres que tomaram 900 mg de DHA e EPA combinados do óleo de peixe desde a 21ª semana de gravidez até o parto tiveram um risco 5% menor de eczema, em comparação com bebês de mães que receberam um placebo (19).
Além disso, uma revisão de 8 estudos que incluíram 3.175 crianças encontrou uma clara redução no eczema entre bebês e crianças até 36 meses de idade cujas mães foram suplementadas com óleo de peixe durante a gravidez, em comparação com aquelas cujas mães não o fizeram (20).
No entanto, nem todos os estudos observaram efeitos benéficos, com um estudo indicando que a suplementação com óleo de peixe durante a gravidez pode aumentar o risco de eczema em crianças (21).
É claro que são necessárias mais pesquisas antes que os suplementos de óleo de peixe durante a gravidez possam ser recomendados como forma de reduzir o eczema na infância.
resumoA suplementação com óleo de peixe pode melhorar os sintomas do eczema e diminuir o risco de eczema em bebês e crianças. No entanto, são necessárias mais pesquisas.
Como usar o óleo de peixe para tratar o eczema
Além dos benefícios potenciais relacionados ao tratamento do eczema, a ingestão de suplementos de óleo de peixe também pode beneficiar a saúde de outras maneiras, incluindo melhorar a saúde do coração e reduzir a inflamação (22).
Dada a falta de estudos atuais sobre a suplementação de óleo de peixe em pessoas com eczema, não há muitas informações sobre a dose mais eficaz para esse fim.
Um estudo mais antigo descobriu que uma dose de 5.500 mg de DHA por dia durante 8 semanas levou a melhorias nos sintomas de eczema, melhorou os níveis sanguíneos de gorduras ômega-3 e suprimiu a produção de anticorpos IgE. No entanto, informações atualizadas sobre a dose são escassas (23).
Pesquisas também mostram que tomar até 4.500 mg de óleo de peixe contendo até 2.070 mg de DHA e 1.600 mg de EPA é seguro durante a gravidez e pode ajudar a reduzir o eczema em crianças (20).
A Food and Drug Administration (FDA) recomenda que a ingestão combinada de DHA e EPA seja mantida abaixo de 3.000 mg por dia, com não mais de 2.000 mg de suplementos. No entanto, muitos estudos usaram doses mais altas, sem efeitos adversos (24).
A maioria dos suplementos no mercado contém cerca de 1.000 mg de óleo de peixe concentrado por porção, que fornece quantidades variadas de EPA e DHA, dependendo do produto. Alguns suplementos contêm quantidades maiores de DHA, enquanto outros contêm mais EPA.
Como as quantidades podem variar entre os produtos, verifique o rótulo do suplemento para descobrir exatamente quanto EPA e DHA você está ingerindo por dose.
Fale com o seu médico para saber quanto óleo de peixe você deve consumir por dia para tratamento de eczema.
Precauções com óleo de peixe
O óleo de peixe é um suplemento popular e considerado seguro para a maioria das pessoas.
Pesquisas mostram que, quando tomadas em doses de até 4-5 gramas por dia, os suplementos de óleo de peixe não foram associados a nenhum efeito colateral adverso (22, 24).
Algumas pessoas podem experimentar pequenos sintomas digestivos, como indigestão e diarréia, ao tomar óleo de peixe, embora a maioria as tolere bem, sem efeitos colaterais.
No entanto, o óleo de peixe pode prolongar o tempo de coagulação do sangue, o que pode causar interações com medicamentos para afinar o sangue, como a varfarina, quando tomados em altas doses (25).
Além disso, consulte seu médico antes de tomar suplementos de óleo de peixe se você tiver alergias a peixes ou mariscos (25).
ResumoDado que as informações de dosagem são limitadas, consulte seu médico sobre a dosagem adequada de óleo de peixe para o tratamento de eczema. O óleo de peixe é considerado um suplemento seguro, mas pode interagir com medicamentos para afinar o sangue em altas doses.
A linha inferior
O eczema pode afetar negativamente sua qualidade de vida, e é por isso que é importante tratar e controlar adequadamente essa condição inflamatória crônica da pele.
Embora os medicamentos convencionais normalmente sejam o principal método de tratamento para o eczema, as terapias naturais como o óleo de peixe podem oferecer alguns benefícios.
Embora a pesquisa tenha mostrado resultados promissores no uso de óleo de peixe para a redução dos sintomas de eczema, estudos futuros são necessários para entender completamente como o óleo de peixe pode ajudar as pessoas com eczema.
Se você quiser experimentar o óleo de peixe para melhorar os sintomas do eczema, fale com seu médico antes de comprar um suplemento testado por terceiros localmente ou online.