Como identificar o vôo de ideias no transtorno bipolar e na esquizofrenia
Contente
- O que é isso?
- O que os especialistas procuram
- Exemplos
- Voo de ideias vs. outra coisa
- Causas
- Tratamentos
- Tratamento para transtorno bipolar
- Tratamento para esquizofrenia
- Como lidar
- Como ajudar
- Em uma emergência de saúde mental
- Quando ver um médico
- O resultado final
A fuga de ideias é um sintoma de um problema de saúde mental, como transtorno bipolar ou esquizofrenia. Você notará quando uma pessoa começar a falar e soar nervosa, ansiosa ou muito animada.
O ritmo da fala da pessoa pode aumentar e ela fala rapidamente, com tendência a mudar de assunto com frequência. O novo assunto pode estar relacionado ao assunto anterior, mas pode não estar. A conexão pode estar muito fraca.
O que é isso?
Como observou um estudo de 2013, o conceito de fuga de ideias evoluiu ao longo do tempo.
Hoje, os especialistas reconhecem isso como um de um grupo de sintomas que podem sugerir que uma pessoa está passando por um problema de saúde mental. No entanto, você não precisa necessariamente ter uma condição de saúde mental para experimentar o vôo de ideias. Você pode sentir isso durante um ataque de ansiedade, por exemplo.
Mas é comum em pessoas com certas condições de saúde mental, como transtorno bipolar e esquizofrenia.
Especificamente, alguém com transtorno bipolar que está passando por um episódio de mania pode apresentar sinais de fuga de ideias.
A mania é um dos dois principais tipos de episódios de humor que uma pessoa com transtorno bipolar pode experimentar. O outro é chamado de episódio depressivo.
Mania tende a aparecer como:
- excitabilidade
- uma tendência a ser excessivamente enérgico
- nervosismo e irritabilidade
- não precisando dormir mais do que algumas horas
Isso é o oposto de um episódio depressivo.
O que os especialistas procuram
Os especialistas procuram evidências de fuga de idéias junto com outros sinais que, quando combinados, sugerem que você pode ter um problema de saúde mental latente.
Na verdade, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª Edição (DSM-5) é um dos critérios para um episódio maníaco em alguém com transtorno bipolar ou um transtorno relacionado.
Algumas dicas ou sinais a serem observados:
- Eles estão muito mais falantes do que o normal.
- Eles se distraem muito.
- Eles estão tendo voos de ideias.
- Eles funcionam com apenas algumas horas de sono.
- Eles estão agindo "com fio" ou "alto"
- Eles não podem usar de discrição em suas ações.
- Eles experimentam confiança excessiva ou grandiosidade.
Se alguém está apresentando vários desses sintomas persistentemente, pode estar tendo um episódio maníaco.
Exemplos
Imagine que você inicia uma conversa com outra pessoa. Essa pessoa começa a falar rapidamente, pegando a proverbial bola de conversação e correndo com ela.
Você logo percebe que a outra pessoa está divagando e mudando de assunto mais rápido do que você pode rastrear. Você pode ter problemas para acompanhá-lo e provavelmente não conseguirá dizer uma palavra.
Você acabou de testemunhar uma pessoa mostrando sinais de vôo de ideias.
A fuga de ideias também pode aparecer em uma pessoa com esquizofrenia durante um episódio de psicose, junto com alguns outros sinais de pensamento e discurso desorganizados.
A pessoa pode começar a falar rapidamente, mas tudo o que o ouvinte ouve é uma confusão de palavras. A pessoa pode começar a repetir palavras ou frases, ou pode apenas falar e falar sem nunca parecer ir direto ao ponto.
Voo de ideias vs. outra coisa
Embora não seja o mesmo, o vôo de ideias tem algumas semelhanças com outros fenômenos que afetam pessoas com distúrbios de pensamento, como:
- Fala tangencial: Também conhecido como tangencialidade, descreve o fenômeno no qual uma pessoa constantemente divaga para ideias e tópicos aleatórios e irrelevantes. Uma pessoa pode começar a contar uma história, mas carrega-a com tantos detalhes irrelevantes que nunca chega ao ponto ou à conclusão. Freqüentemente, ocorre em pessoas com esquizofrenia ou delirium.
- Afrouxamento de associações: Uma pessoa que exibe um afrouxamento das associações pula de uma ideia para outra, com conexões cada vez mais fragmentadas entre os pensamentos. Também conhecido como descarrilamento, costuma ser observado em pessoas com esquizofrenia.
- Devaneios: Pensamentos rápidos são uma série de pensamentos em movimento rápido que passam pela sua mente e podem ser muito perturbadores. Os pensamentos rápidos ocorrem com uma série de condições diferentes, incluindo:
- transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
- ansiedade
- transtorno obsessivo compulsivo (TOC)
- um episódio maníaco de transtorno bipolar
Causas
Dependendo do tipo que têm, as pessoas com transtorno bipolar podem apresentar altos e baixos. Os altos são episódios maníacos. Os pontos baixos são episódios depressivos.
Os ciclos podem acontecer muito rapidamente ou podem ser mais dispersos. Em um episódio maníaco, podem ocorrer sintomas como fuga de ideias.
Tratamentos
É fundamental que as pessoas recebam o diagnóstico correto para que possam receber o tratamento correto.
Infelizmente, podem ocorrer diagnósticos errados. Por exemplo, algumas pessoas com transtorno bipolar serão erroneamente diagnosticadas com esquizofrenia se também apresentarem sintomas de psicose.
Tratamento para transtorno bipolar
Como o transtorno bipolar é uma doença vitalícia, as pessoas com essa condição precisam de tratamento contínuo. Os tratamentos podem variar de acordo com o tipo de transtorno bipolar, além de quaisquer outras condições.
Na verdade, existem quatro subtipos de transtorno bipolar. Além disso, muitas pessoas também experimentam outras condições ao mesmo tempo, como ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático ou TDAH.
Os tratamentos mais comuns incluem psicoterapia, estratégias de autogerenciamento e medicamentos. Os medicamentos podem incluir:
- estabilizadores de humor
- medicamentos antipsicóticos
- antidepressivos
Tratamento para esquizofrenia
A medicação e outras estratégias podem ajudar as pessoas com esquizofrenia a controlar sua condição e reduzir seus sintomas. Muitas pessoas tomam medicamentos antipsicóticos para reduzir suas alucinações e delírios.
Além disso, os profissionais de saúde mental também tendem a sugerir que as pessoas experimentem alguma forma de psicoterapia, como a terapia cognitivo-comportamental.
Algumas pessoas também se beneficiam de tratamentos psicossociais, como a participação em um grupo de apoio de pares ou tratamento comunitário assertivo.
Como lidar
Se você sabe que tende a ter voos de ideias durante um episódio maníaco, pode ser capaz de se preparar.
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer é continuar a tomar quaisquer medicamentos que seu médico tenha prescrito para você.
Você também pode:
- Aprenda a identificar os gatilhos que podem desencadear um episódio maníaco, para que você possa trabalhar para evitá-los.
- Certifique-se de que seus amigos e entes queridos reconheçam os sinais de comportamento maníaco, pois pode ser difícil reconhecer em você mesmo.
- Desenvolva outras estratégias para ajudá-lo a lidar com a situação, que podem incluir exercícios e meditação.
- Crie um Plano de Ação de Recuperação e Bem-Estar que você possa compartilhar com seus entes queridos, para que estejam prontos para ajudá-lo se for necessário. O plano deve incluir informações de contato do seu médico e do restante da equipe de saúde, além de informações sobre sua condição e tratamento.
Como ajudar
Muitas pessoas que estão passando por um episódio maníaco podem não perceber isso. Ou eles podem não querer fazer nada para interromper a onda de energia e não perceber que podem estar se colocando em perigo.
Amigos e familiares em contato próximo com eles podem ter que intervir.
É aí que o Plano de Ação de Recuperação e Bem-Estar pode ser útil. Incentive seu ente querido a criar um plano e, em seguida, certifique-se de ter acesso a ele para que possa descobrir como conseguir a ajuda certa para ele.
Em uma emergência de saúde mental
Certifique-se de ter essas informações em mãos, caso seu ente querido tenha uma emergência de saúde mental:
- informações de contato do médico
- informações de contato da Unidade Móvel de Crise local
- número de telefone da linha direta de emergência local
- National Suicide Prevention Lifeline: 1-800-273-TALK (8255)
Se o seu ente querido tem esquizofrenia e você notar sinais de alucinações, delírios ou outros sintomas de psicose, não espere para obter ajuda.
Quando ver um médico
O contexto para a fuga de ideias é importante. Se você não tem um problema de saúde mental, como transtorno bipolar ou esquizofrenia, pode estar apenas passando por um surto de ansiedade. Você pode tentar algumas técnicas de redução do estresse para se acalmar.
Mas se você tiver um histórico familiar dessas doenças ou já tiver sido diagnosticado, chame seu médico se começar a notar sinais de um episódio maníaco ou psicose. Ou você pode alertar um membro da família ou amigo para ajudá-lo se eles perceberem os sinais também.
O resultado final
Por si só, voos de ideias podem não ser motivo de preocupação.
Quando uma pessoa experimenta uma fuga de idéias e vários outros sintomas, isso pode indicar um problema de saúde mental. Você pode aprender mais procurando ajuda ou um diagnóstico.