Segurança da carne: armazenamento e manuseio de carne, aves e peixes
Contente
- Visão geral
- Selecionando carne
- Manuseamento de carne
- Armazenando carne
- Temperatura de cozimento e segurança alimentar
- Segurança de frutos do mar e peixes crus
- Segurança dos peixes
- Dicas gerais de segurança alimentar
- O que se resume a
Visão geral
Muitos tipos de bactérias podem crescer em produtos de origem animal, por isso é importante manipular e armazenar com segurança todos os tipos de carne. No entanto, as diferentes regras para lidar com diferentes tipos de carne podem ser confusas. Pode ser perfeitamente seguro comer carne uma semana depois de preparada ou congelá-la para mais tarde. Outros tipos devem ser jogados fora depois de apenas alguns dias.
Questões de segurança estão associadas a tudo o que você pode comer. Uma cozinha saudável depende do seu conhecimento de práticas seguras de cozimento e armazenamento.
Selecionando carne
Nunca compre carne que tenha passado a data de validade ou de validade. Além disso, compre carnes na loja depois de encontrar todos os outros itens para diminuir o tempo que a carne fica sem refrigeração.
Siga estas orientações específicas ao selecionar determinadas carnes:
- Evite qualquer carne ou porco marrom escuro ou descolorido, com odor forte ou forte ou viscoso.
- Evite aves de capoeira que pareçam desbotadas, com odor forte ou que sejam duras ou viscosas.
- Evite qualquer peixe que esteja desbotado ou descolorido, com carne mole ou viscosa e com um forte odor de peixe ou amônia.
- Evite qualquer carne que esteja em embalagens danificadas, vazando ou rasgadas, pois provavelmente foi exposta ao ar e a bactérias nocivas.
Manuseamento de carne
Lave as mãos com frequência ao preparar qualquer tipo de carne, peixe ou ave. As bactérias podem se espalhar rapidamente entre as mãos e a carne. Sempre lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos antes e depois de manusear a carne, crua ou cozida.
Como as bactérias podem se espalhar facilmente, prepare a carne em uma superfície separada de todos os outros materiais de cozinha. Mantenha vegetais e outros ingredientes longe da carne, especialmente se você não os estiver cozinhando juntos no mesmo prato.
Tente usar tábuas de corte separadas, limpe todos os utensílios de cozinha depois que eles tocam na carne crua e use utensílios diferentes para servir os alimentos depois de prepará-los.
Armazenando carne
A carne crua não curada geralmente dura com segurança por cerca de três dias na geladeira. Se você planeja manter a carne crua por mais tempo, congelá-la é sua melhor aposta. Selar a carne em uma embalagem hermética antes de congelar. Em seguida, geralmente pode ser congelado por pelo menos vários meses.
O tempo seguro de congelamento e refrigeração também depende da temperatura de armazenamento. Mantenha seu freezer o mais próximo possível de -17,8 ° C (0 ° F). Isso ajuda a reter os nutrientes e manter os alimentos frescos. Mantenha sua geladeira a cerca de 34 ° F (1,1 ° C), logo acima do congelamento, para prolongar efetivamente a vida útil dos alimentos.
Abaixo estão as diretrizes gerais de quanto tempo as carnes básicas podem ser mantidas com segurança, se armazenadas adequadamente.
Tipo de carne | Tempos de armazenamento seguros (na geladeira) | Tempos de armazenamento seguros (no freezer) |
---|---|---|
aves não cozidas | 1-2 dias | 9 meses (peças) a 1 ano (todo) |
carne moída não cozida | 1-2 dias | 3 a 4 meses |
bifes ou costeletas não cozidas | 3-4 dias | 4-12 meses, dependendo do item |
peixe cru | 1-2 dias | 6 meses |
aves, carne ou peixe cozidos | 3-4 dias | 2-6 meses |
cachorros-quentes e carne de almoço | até 1 semana (pacote aberto) ou 2 semanas (pacote fechado) | 1-2 meses |
Temperatura de cozimento e segurança alimentar
A temperatura de cozimento afeta o sabor e a segurança dos alimentos.
O espectro raro a bem-feito refere-se à temperatura no centro da carne, que é melhor verificada usando um termômetro de carne. Eles podem ser encontrados em lojas de suprimentos de cozinha e na maioria dos supermercados. As temperaturas típicas de cozimento são:
- raro: 48,9–51,7 ° C (120-125 ° F)
- médio: 140–145 ° F (60–62,8 ° C)
- bem feito: 73,9 ° C (165 ° F) ou superior
Do ponto de vista da segurança, as temperaturas mais quentes no centro da carne são mais seguras. No entanto, as temperaturas de cozimento seguras variam para diferentes tipos de carne.
As temperaturas de cozimento seguras para diferentes carnes são:
Aves domésticas: 73,9 ° C (165 ° F) para aves de capoeira inteiras ou moídas. As aves domésticas nunca devem ser comidas raras. Aves mal cozidas podem espalhar salmonelas e outras doenças. Você deve sempre cozinhar bem.
Carnes moídas: 71,1 ° C (160 ° F) para carnes moídas, como carne, porco e cordeiro. Enquanto cortes inteiros de carne normalmente têm a maioria das bactérias em suas superfícies, as carnes moídas podem ter bactérias por toda parte. Portanto, eles devem ser cozidos a uma temperatura mais alta do que cortes inteiros de carne.
Carne inteira: 62,8 ° C, e a carne deve descansar por pelo menos três minutos antes de comer. O tempo de descanso dá ao calor mais tempo para matar qualquer bactéria.
- A carne de porco sempre deve ser cozida no mínimo até o ponto mais alto do meio, pois pode conter vermes e parasitas potencialmente perigosos.
- A carne bovina tem uma faixa de segurança mais ampla, mas os amantes de carne rara são mais seguros, aderindo a bifes, assados e costeletas.
Peixe Fin: 62,8 ° C ou até a polpa ficar opaca e se separar facilmente.
Segurança de frutos do mar e peixes crus
O peixe tem um amplo espectro de métodos de cozimento seguros, dependendo do tipo e da qualidade do peixe que você está cozinhando. O método de cozimento que você usa também é extremamente importante.
Verifique as instruções de cozimento para diferentes tipos de peixe. Geralmente, os peixes devem ser cozidos durante todo o processo, mas podem ser aceitáveis para alguns tipos. Peixe cru, como sushi, deve ser consumido com cautela. Deve ser peixe de qualidade sushi, preparado com cuidado para reduzir o risco de contaminação.
Segurança dos peixes
- A maioria dos peixes deve ser cozida a pelo menos 62,8 ° C (145 ° F) para poder comer com segurança.
- O peixe cru geralmente precisa ser congelado a -4 ° F (-20 ° C) por pelo menos uma semana antes de ser preparado para sushi, sashimi e outros pratos de peixe cru.
- Alguns peixes, incluindo salmão e atum, são considerados como sushi depois de congelados e preparados adequadamente.
- Não contamine de forma cruzada uma tábua usada para peixes cozidos ou com qualidade de sushi com uma tábua usada para peixes não cozidos ou não. Se você misturar os dois, poderá espalhar bactérias prejudiciais ao peixe seguro.
- Leve à geladeira peixe fresco a 40 ° F (4,4 ° C) ou menos, se você planeja comê-lo em breve.
- Lave sempre as mãos entre a preparação de peixe cozido e o cru.
Ao cozinhar diferentes tipos de frutos do mar, procure o seguinte para garantir que esteja cozido:
Em peixes: A carne não deve ser transparente (a luz não deve passar por ela) e deve ser muito fácil cortar com um garfo, com a carne se desfazendo.
Em amêijoas, ostras e mexilhões: As conchas devem estar abertas e as que não abrirem devem ser jogadas fora.
Nas vieiras: A carne deve ser rígida e nem um pouco transparente.
No camarão e lagosta: A carne deve ser brilhante e nem um pouco transparente.
Não deixe frutos do mar cozidos por mais de duas horas. Mantenha-o refrigerado ou isolado com gelo, se você planeja comer mais tarde.
Dicas gerais de segurança alimentar
Substitua esponjas e toalhas de cozinha regularmente. Lavar a louça e as tábuas com esponjas e toalhas sujas pode espalhar mais bactérias. Bactérias e outros patógenos causadores de doenças também crescem com esponjas e toalhas ao longo do tempo; portanto, limpe bem sua esponja todos os dias e substitua-a uma vez por semana.
O que se resume a
Nunca coma ou sequer prove algo cru (além de alguns peixes) ou questionável. As bactérias podem crescer em grande número com carne ruim, portanto, mesmo uma pequena quantidade de carne crua ou estragada pode espalhar bactérias como salmonela e E. coli. Quando se trata de carne, aves ou peixe, pense: "Em caso de dúvida, não". Ou seja, se você não tiver certeza se é seguro comer ou não, não o coma.