Autor: Roger Morrison
Data De Criação: 25 Setembro 2021
Data De Atualização: 14 Novembro 2024
Anonim
Aladdin - Ep 245 - Full Episode - 24th July, 2019
Vídeo: Aladdin - Ep 245 - Full Episode - 24th July, 2019

Contente

Os capilares são vasos sanguíneos muito pequenos - tão pequenos que um único glóbulo vermelho mal consegue passar por eles.

Eles ajudam a conectar suas artérias e veias, além de facilitar a troca de certos elementos entre o sangue e os tecidos.

É por isso que tecidos muito ativos, como músculos, fígado e rins, têm abundância de capilares. Tecidos menos ativos metabolicamente, como certos tipos de tecido conjuntivo, não têm tantos.

Continue lendo para aprender mais sobre a função dos capilares e as condições que podem afetá-los.

Quais são as funções dos capilares?

Os capilares conectam o sistema arterial - que inclui os vasos sanguíneos que transportam o sangue para longe do coração - ao sistema venoso. Seu sistema venoso inclui os vasos sanguíneos que transportam o sangue de volta para o coração.

A troca de oxigênio, nutrientes e resíduos entre o sangue e os tecidos também ocorre nos capilares. Isso acontece por meio de dois processos:


  • Difusão passiva. Este é o movimento de uma substância de uma área de maior concentração para uma área de menor concentração.
  • Pinocitose. Isso se refere ao processo pelo qual as células do seu corpo absorvem ativamente pequenas moléculas, como gorduras e proteínas.

As paredes dos capilares são formadas por uma fina camada de células chamada endotélio, que é cercada por outra fina camada chamada membrana basal.

A composição do endotélio de camada única, que varia entre os diferentes tipos de capilares, e a membrana basal circundante torna os capilares um pouco mais “vazados” do que outros tipos de vasos sanguíneos. Isso permite que o oxigênio e outras moléculas cheguem às células do seu corpo com maior facilidade.

Além disso, os glóbulos brancos do sistema imunológico podem usar capilares para atingir locais de infecção ou outros danos inflamatórios.

Existem diferentes tipos de capilares?

Existem três tipos de capilares. Cada um possui uma estrutura ligeiramente diferente que permite funcionar de forma única.


Capilares contínuos

Esses são os tipos mais comuns de capilares. Eles contêm pequenos intervalos entre as células endoteliais que permitem a passagem de gases, água, açúcar (glicose) e alguns hormônios.

Os capilares contínuos no cérebro são uma exceção, entretanto.

Esses capilares são parte da barreira hematoencefálica, que ajuda a proteger o cérebro, permitindo que apenas os nutrientes mais essenciais passem.

É por isso que os capilares contínuos nesta área não têm lacunas entre as células endoteliais e sua membrana basal circundante também é mais espessa.

Capilares fenestrados

Os capilares fenestrados são mais “vazantes” do que os capilares contínuos. Eles contêm pequenos poros, além de pequenos espaços entre as células, em suas paredes que permitem a troca de moléculas maiores.

Esse tipo de capilar é encontrado em áreas que exigem muitas trocas entre o sangue e os tecidos. Exemplos dessas áreas incluem:

  • o intestino delgado, onde os nutrientes são absorvidos dos alimentos
  • os rins, onde os resíduos são filtrados do sangue

Capilares sinusóides

Estes são os tipos de capilares mais raros e “mais vazados”. Os capilares sinusóides permitem a troca de grandes moléculas, até mesmo células. Eles são capazes de fazer isso porque têm muitas lacunas maiores em sua parede capilar, além de poros e pequenas lacunas. A membrana basal circundante também está incompleta, com aberturas em muitos lugares.


Esses tipos de capilares são encontrados em certos tecidos, incluindo os do fígado, baço e medula óssea.

Por exemplo, na medula óssea, esses capilares permitem que as células sanguíneas recém-produzidas entrem na corrente sanguínea e comecem a circulação.

O que acontece quando os capilares não funcionam corretamente?

Embora os capilares sejam muito pequenos, qualquer coisa incomum em seu funcionamento pode causar sintomas visíveis ou mesmo condições médicas potencialmente graves.

Manchas de vinho do porto

As manchas de vinho do Porto são um tipo de marca de nascença causada pelo alargamento dos capilares localizados na pele. Este alargamento faz com que a pele apareça na cor rosa ou vermelho escuro, dando à doença o seu nome. Com o tempo, eles podem escurecer e engrossar.

Embora não desapareçam por conta própria, as manchas de vinho do porto também não se espalham para outras áreas.

As manchas de vinho do Porto normalmente não requerem tratamento, embora o tratamento a laser possa ajudar a torná-las mais claras.

Petéquias

Petéquias são pequenas manchas redondas que aparecem na pele. Eles têm normalmente o tamanho da cabeça de um alfinete, podem ser vermelhos ou roxos e são planos na pele. Eles acontecem quando os capilares vazam sangue para a pele. Eles não ficam claros quando a pressão é aplicada sobre eles.

Petéquias são normalmente um sintoma de uma doença subjacente, incluindo:

  • doenças infecciosas, como escarlatina, doença meningocócica e febre maculosa das Montanhas Rochosas
  • trauma de esforço ao vomitar ou tossir
  • leucemia
  • escorbuto
  • baixos níveis de plaquetas

Alguns medicamentos, incluindo a penicilina, também podem causar petéquias como efeito colateral.

Síndrome de vazamento capilar sistêmico

A síndrome de vazamento capilar sistêmico (SCLS) é uma condição rara que não tem uma causa clara. Mas os especialistas acham que pode estar relacionado a uma substância no sangue que danifica as paredes dos capilares.

Pessoas com SCLS têm ataques recorrentes durante os quais a pressão arterial cai muito rapidamente. Esses ataques podem ser graves e requerem atenção médica de emergência.

Esses ataques geralmente são acompanhados por alguns sinais de alerta iniciais, incluindo:

  • congestão nasal
  • tosse
  • náusea
  • dor de cabeça
  • dor abdominal
  • tontura
  • inchaço nos braços e pernas
  • desmaio

SCLS geralmente é tratado com medicamentos que ajudam a prevenir a ocorrência desses ataques.

Síndrome de malformação arteriovenosa

Pessoas com síndrome de malformação arteriovenosa (MAV) têm um emaranhado anormal de artérias e veias que estão conectadas entre si, sem capilares entre elas. Esses emaranhados podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas são mais freqüentemente encontrados no cérebro e na medula espinhal.

Isso pode causar lesões que interferem no fluxo sanguíneo e no fornecimento de oxigênio. Essas lesões também podem causar sangramento no tecido circundante.

AVM geralmente não causa sintomas, então geralmente só é descoberto ao tentar diagnosticar outra condição. No entanto, em alguns casos, pode causar:

  • dores de cabeça
  • dor
  • fraqueza
  • problemas de visão, fala ou movimento
  • apreensões

AVM é uma condição rara que geralmente está presente no momento do nascimento. O tratamento geralmente envolve a remoção cirúrgica ou fechamento da lesão MAV. A medicação também pode ajudar a controlar os sintomas, como dor ou dores de cabeça.

Síndrome de malformação microcefalia-capilar

A síndrome da malformação microcefalia-capilar é uma doença genética rara que começa antes do nascimento.

Pessoas com essa condição têm cabeças e cérebros menores. Eles também têm capilares alargados que aumentam o fluxo de sangue próximo à superfície da pele, o que pode causar manchas vermelho-rosadas na pele.

Sintomas adicionais podem incluir:

  • atrasos graves de desenvolvimento
  • apreensões
  • dificuldade em comer
  • movimentos incomuns
  • características faciais distintas, que podem incluir testa inclinada, rosto redondo e crescimento incomum de pelos
  • crescimento mais lento
  • estatura menor ou menor
  • anormalidades nos dedos das mãos e dos pés, incluindo unhas muito pequenas ou ausentes

A síndrome da malformação microcefalia-capilar é causada por uma mutação em um gene específico chamado de STAMBP gene. Mutações nesse gene podem resultar na morte de células durante o desenvolvimento, afetando todo o processo de desenvolvimento.

O tratamento para essa condição pode envolver estimulação - particularmente por meio de som e toque - órteses para manter a postura e terapia com medicamentos anticonvulsivantes para o controle de convulsões.

O resultado final

Os capilares são pequenos vasos sanguíneos que desempenham um grande papel em facilitar a troca de várias substâncias entre a corrente sanguínea e os tecidos. Existem vários tipos de capilares, cada um com uma estrutura e função ligeiramente diferente.

Novos Posts

Pode ocorrer remissão com EM progressiva secundária? Falando com seu médico

Pode ocorrer remissão com EM progressiva secundária? Falando com seu médico

vião globalA maioria da peoa com EM é primeiro diagnoticada com EM recorrente-remitente (EMRR). Nee tipo de EM, o período de atividade da doença ão eguido por período de...
Viver com seios grandes: como é, preocupações comuns e muito mais

Viver com seios grandes: como é, preocupações comuns e muito mais

Incluímo produto que conideramo útei para noo leitore. e você comprar por meio do link deta página, podemo ganhar uma pequena comião. Aqui etá noo proceo.Apear do que voc...