Teste de gama-glutamil transpeptidase (GGT)
Contente
- Teste de gama-glutamil transpeptidase (GGT)
- Por que o teste GGT é feito?
- Como se preparar para o teste GGT
- Como é realizado o teste GGT
- o que os resultados significam?
- O teste GGT é sempre preciso?
- Riscos dos testes GGT
- Perspectivas de longo prazo
Teste de gama-glutamil transpeptidase (GGT)
O teste de gama-glutamil transpeptidase (GGT) mede a quantidade da enzima GGT no seu sangue. As enzimas são moléculas necessárias para reações químicas em seu corpo. O GGT funciona no corpo como uma molécula de transporte, ajudando a mover outras moléculas pelo corpo. Ela desempenha um papel significativo em ajudar o fígado a metabolizar drogas e outras toxinas.
O GGT está concentrado no fígado, mas também está presente na vesícula biliar, baço, pâncreas e rins. Os níveis sanguíneos de GGT geralmente são altos quando o fígado está danificado. Esse teste geralmente é feito com outros testes que medem as enzimas hepáticas se houver a possibilidade de danos ao fígado. Leia mais sobre outros testes de função hepática.
Por que o teste GGT é feito?
Seu fígado é crucial para produzir proteínas em seu corpo e filtrar venenos. Também produz bile, uma substância que ajuda seu corpo a processar gorduras.
O seu médico pode solicitar o teste GGT se suspeitar que seu fígado está danificado ou se você tiver uma doença hepática, principalmente se estiver relacionado ao uso de álcool. Atualmente, o teste GGT é o indicador enzimático mais sensível de lesão e doença hepática. Esse dano geralmente é causado pelo uso intenso de álcool ou outras substâncias tóxicas, como drogas ou venenos.
Os sintomas de problemas no fígado incluem:
- diminuição do apetite
- náusea ou vômito
- falta de energia
- dor abdominal
- icterícia, que é um amarelecimento da pele
- urina estranhamente escura
- fezes de cor clara
- comichão na pele
Se você concluiu um programa de reabilitação de álcool e está tentando se abster de álcool, seu médico pode solicitar este teste para verificar se você está seguindo o programa de tratamento. O teste também pode monitorar os níveis de GGT para pessoas que foram tratadas para hepatite alcoólica.
Como se preparar para o teste GGT
O seu médico pode instruí-lo a jejuar por oito horas antes do teste e a parar de tomar certos medicamentos. Se você beber até uma pequena quantidade de álcool nas 24 horas seguintes ao teste, isso poderá afetar seus resultados.
Como é realizado o teste GGT
Um exame de sangue regular pode medir seu nível de GGT. Geralmente, o sangue é retirado do seu braço na dobra do cotovelo. O profissional de saúde colocará um elástico em volta do seu braço para tornar suas veias mais proeminentes. Em seguida, eles coletam sangue através de uma seringa e o coletam em um frasco para análise. Você pode sentir uma picada ou uma picada quando a agulha é inserida. Você pode sentir-se latejante e sofrer uma pequena contusão mais tarde.
o que os resultados significam?
Seus resultados do teste GGT devem estar disponíveis no dia seguinte. O seu médico o ajudará a interpretá-los e avaliará se eles estão na faixa normal ou não. De acordo com a Clínica Mayo, a faixa normal para os níveis de GGT é de 9 a 48 unidades por litro (U / L). Os valores normais podem variar devido à idade e sexo.
O teste GGT pode diagnosticar danos no fígado, mas não pode determinar a causa. Se o seu nível de GGT for elevado, você provavelmente precisará passar por mais testes. Geralmente, quanto maior o nível de GGT, maior o dano ao fígado.
Algumas das condições que resultam em aumento de GGT incluem:
- uso excessivo de álcool
- hepatite viral crônica
- falta de fluxo sanguíneo para o fígado
- tumor hepático
- cirrose ou fígado cicatrizado
- uso excessivo de certos medicamentos ou outras toxinas
- insuficiência cardíaca
- diabetes
- pancreatite
- doença hepática gordurosa
O GGT é frequentemente medido em relação a outra enzima, a fosfatase alcalina (ALP). Se o GGT e o ALP estiverem elevados, os médicos suspeitarão que você tenha problemas com o fígado ou os ductos biliares. Se o GGT estiver normal e a ALP estiver elevada, isso pode indicar doença óssea. O seu médico pode usar o teste GGT dessa maneira para descartar certos problemas.
O teste GGT é sempre preciso?
O GGT é sensível a flutuações. Se o seu médico achar que o uso temporário de medicamentos ou álcool está afetando o teste, ele pode querer que você faça o teste novamente. Barbitúricos, fenobarbital e alguns medicamentos sem receita médica podem aumentar os níveis de GGT no seu corpo. Os níveis de GGT aumentam com a idade em mulheres, mas não em homens.
Se você parou recentemente de beber muito, pode levar até um mês para que seu GGT caia para níveis normais. Fumar também pode aumentar seu nível de GGT.
Riscos dos testes GGT
A coleta de sangue é um procedimento de risco relativamente baixo. Há uma chance de sangrar levemente no local da inserção ou de obter um hematoma - um hematoma no sangue sob a pele. A infecção ocorre apenas em casos muito raros.
Perspectivas de longo prazo
Os danos no fígado são graves e podem levar a outros problemas de saúde. Dependendo da extensão do dano, ele também pode ser irreversível. O teste GGT, usado em conjunto com outros métodos de teste, pode ajudar seu médico a verificar se você tem danos no fígado.
Consulte o seu médico se tiver algum sintoma relacionado a danos no fígado, para que ele possa testá-lo, descobrir a causa e iniciar um regime de tratamento.
Alguns estudos indicam que a alta ingestão de café pode diminuir o nível de GGT em bebedores pesados, mas pode levar mais de cinco xícaras por dia.Cuidado, a ingestão excessiva de café cria seus próprios problemas, incluindo pressão alta e dificuldades para dormir.
Por fim, parar de fumar, parar de beber e perder peso são os primeiros passos importantes para diminuir os níveis de GGT e permitir que o fígado se cure enquanto adota um estilo de vida mais saudável.