Dieta gástrica de manga
Contente
- Visão geral
- Dieta manga pré-gástrica
- Dieta da semana 1
- Dieta da semana 2
- Dieta da semana 3
- Semana 4 dieta
- Dieta da semana 5 e além
- Diretrizes e dicas
- Leve embora
Visão geral
Se você planeja fazer uma cirurgia gástrica na manga, provavelmente está ansioso pelo seu novo corpo e está aprendendo a comer de uma maneira totalmente nova. Preparar-se para a sua vida após a cirurgia gástrica da manga será emocionante, mas desafiador também.
A dieta que você deve seguir antes e após a cirurgia é muito específica e orientada para ajudar na recuperação e evitar complicações. À medida que o tempo avança, sua dieta mudará para ajudá-lo a adquirir hábitos alimentares saudáveis, para que você possa continuar a perder peso e, finalmente, manter um peso saudável por toda a vida.
Dieta manga pré-gástrica
Um dos principais objetivos da dieta pré-cirúrgica é diminuir o fígado. Se você é obeso, seu fígado provavelmente tem um acúmulo de células adiposas dentro e ao redor dele. Isso a torna maior do que deveria ser. Seu fígado está localizado próximo ao seu estômago. Um fígado muito grande dificulta a cirurgia de manga gástrica para o seu médico e é mais perigoso para você fazer.
Para se preparar para o procedimento, você receberá uma dieta específica a seguir, começando duas semanas antes da data programada da cirurgia. É uma dieta rigorosa que reduz calorias e carboidratos, como doces, batatas e massas. Você comerá principalmente proteínas magras, vegetais e líquidos de baixa ou nenhuma caloria. O seu médico pode lhe dar uma meta calórica a ser cumprida diariamente.
Dois dias antes da cirurgia, você mudará para uma dieta clara e líquida. Isso pode incluir um shake de proteína sem açúcar diariamente, além de caldo, água, café ou chá descafeinado, gelatina e picolés sem açúcar. Bebidas com cafeína e carbonatadas devem ser evitadas.
Dieta da semana 1
Na primeira semana após o procedimento, você continuará com a mesma dieta líquida clara que seguiu nos dias que antecederam a cirurgia. Isso ajudará a evitar complicações pós-operatórias, incluindo obstrução intestinal, vazamento gástrico, diarréia, constipação e desidratação. Seu corpo precisa de tempo para curar, e esse regime ajudará nesse objetivo. Dicas a serem lembradas incluem:
- Certifique-se de beber bastante líquido claro. Se você tiver problemas para se manter hidratado, converse com seu médico sobre bebidas eletrolíticas para experimentar, como Gatorade de baixa caloria.
- Não beba nada com açúcar. O açúcar pode contribuir para a síndrome do dumping, uma complicação causada pelo excesso de açúcar que entra no intestino delgado rapidamente. Isso resulta em náusea severa, fadiga, diarréia e até vômito. O açúcar também está cheio de calorias vazias. Deve ser evitado agora e minimizado a longo prazo.
- A cafeína pode contribuir para o refluxo ácido e a desidratação, e também deve ser evitada.
- Bebidas carbonatadas, incluindo aquelas com açúcar, opções sem calorias e com gás, podem contribuir para o gás e o inchaço. Todos devem ser evitados no pós-operatório e possivelmente até a longo prazo.
Dieta da semana 2
Durante a segunda semana após a cirurgia, você seguirá uma dieta totalmente líquida. As opções incluem:
- shakes nutricionais sem açúcar, como o garantir luz
- bebidas de café da manhã instantâneo
- batidos feitos com proteína em pó
- caldo fino e sopas à base de creme, sem pedaços - macarrão suave para sopa é bom em quantidades muito pequenas
- leite sem açúcar
- pudim sem açúcar e sem gordura
- iogurte congelado sem açúcar, desnatado, sorvete e sorvete
- iogurte grego desnatado
- sucos de frutas sem polpa diluídos em água
- cereal desbastado e quente, como creme de trigo ou aveia
Durante esse período, você pode sentir seu apetite aumentar. Isso é perfeitamente natural, mas não é uma razão para comer alimentos sólidos. Seu sistema ainda não consegue lidar com sólidos. Vômitos e outras complicações podem resultar. Encher líquidos e evitar açúcar e gordura ajudará a prepará-lo para o próximo estágio de sua dieta. Bebidas carbonatadas e cafeína ainda devem ser evitadas.
Dieta da semana 3
Durante a terceira semana, você pode adicionar alimentos macios e purê à sua dieta. Certifique-se de comer devagar e mastigar bem os alimentos - pelo menos 25 vezes, se possível. Qualquer comida com baixo teor de gordura e sem açúcar que você possa purê, incluindo fontes de proteína magra e vegetais não fibrosos, é aceitável. É importante começar a aumentar sua ingestão de proteínas. Se você não gosta do sabor das fontes de proteína magra em purê, continue bebendo shakes de proteína sem açúcar ou comendo ovos diariamente. Os alimentos para comer incluem:
- comida de bebê jarred
- tofu de seda
- peixe branco cozido em puré
- ovos mexidos ou cozidos
- sopa
- queijo tipo cottage
- conservas de frutas em suco
- banana amassada ou manga muito madura
- Húmus
- purê de abacate ou purê
- iogurte grego simples
Continue a evitar alimentos sólidos e em pedaços, além de cafeína, durante esse período. Você também deve ficar com alimentos sem graça, com tempero leve ou sem tempero. Especiarias podem contribuir para azia.
Semana 4 dieta
Agora que você está um mês após a cirurgia, pode começar a adicionar alimentos sólidos à sua dieta. Este é o momento de colocar em ação suas novas habilidades de alimentação saudável, com força total. Açúcar e gordura, incluindo laticínios ricos em gordura, ainda devem ser evitados, assim como alimentos de difícil digestão, como bife, vegetais fibrosos e nozes. Outros alimentos a evitar incluem massas, batatas brancas e outras opções com alto teor de carboidratos. As bebidas com cafeína geralmente podem ser reintroduzidas, com moderação, neste momento. Os alimentos que você pode adicionar à sua lista incluem:
- frango e peixe bem cozidos
- legumes bem cozidos
- batatas doces
- queijo com baixo teor de gordura
- fruta
- cereal com pouco açúcar
Dieta da semana 5 e além
Agora que você pode comer alimentos sólidos com segurança, é hora de colocar seu novo plano de alimentação normal em efeito a longo prazo. Mantenha a ênfase nas proteínas e vegetais magros, introduzindo um alimento de cada vez, para que você possa monitorar a reação do seu corpo. Os alimentos que você deve evitar inteiramente, ou apenas comer de vez em quando, incluem doces açucarados e refrigerantes. Todos os outros alimentos podem ser incorporados novamente, a menos que desencadeiem sintomas.
Escolha seus alimentos com sabedoria, escolhendo opções densas em nutrientes e evite calorias vazias. Comer três pequenas refeições por dia, com um mínimo de lanches, pode ajudá-lo a seguir seu plano. Também certifique-se de sempre permanecer hidratado.
Diretrizes e dicas
As dicas de recuperação pós-cirúrgica que podem ajudá-lo a permanecer na pista incluem:
- Use um liquidificador ou processador de alimentos para fazer uma purê de alimentos.
- Aprenda a reconhecer a diferença entre fome (física) e apetite (mental / emocional).
- Não coma demais - seu estômago vai esticar com o tempo e estabilizar em tamanho.
- Mastigue devagar e coma devagar.
- Evite calorias não nutricionais.
- Evite açúcares concentrados.
- Evite gorduras trans e alimentos fritos, processados e rápidos.
- Evite a desidratação tomando um gole de água ou versões de baixa caloria do Gatorade.
- Não coma e beba ao mesmo tempo.
- Converse com seu médico sobre vitaminas e suplementos bariátricos para decidir o que deve tomar e quando.
- Construa movimento em sua vida. Comece a caminhar e explore outros exercícios que você gosta, como natação, dança e ioga.
- Evite álcool. A cirurgia gástrica da manga e outros tipos de cirurgias bariátricas podem aumentar e acelerar os efeitos do álcool.
- Evite anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), como ibuprofeno, aspirina e naproxeno. Esses tipos de analgésicos vendidos sem receita podem reduzir o revestimento protetor natural do estômago.
Leve embora
É importante seguir o plano alimentar que seu médico fornece para você antes e após a cirurgia gástrica da manga. Os alimentos permitidos são projetados para ajudar seu corpo a se recuperar e também para abrir caminho para um estilo de vida saudável e saudável para toda a vida. O exercício também é um elemento de vital importância.