O gene que torna o câncer de pele ainda mais mortal
Contente
A maioria dos ruivos sabe que corre um risco maior de câncer de pele, mas os pesquisadores não sabiam exatamente por quê. Agora, um novo estudo publicado na revista Nature Communications tem uma resposta: o gene MC1R, comum mas não exclusivo de ruivos, aumenta o número de mutações em tumores de câncer de pele. É o mesmo gene responsável por dar aos ruivos a cor do cabelo e as características que a acompanham, como pele clara, suscetibilidade a queimaduras solares e sardas. O gene é tão problemático que os pesquisadores dizem que simplesmente tê-lo equivale a passar 21 anos (!!) ao sol. (Relacionado: Como uma viagem ao dermatologista salvou minha pele)
Os pesquisadores do Wellcome Trust Sanger Institute e da University of Leeds analisaram as sequências de DNA de mais de 400 pacientes com melanoma. Aqueles que carregavam o gene MC1R tinham 42% mais mutações que poderiam ser ligadas ao sol. Eis por que isso é um problema: as mutações causam danos ao DNA da pele e ter mais mutações aumenta a probabilidade de as células cancerosas assumirem o controle. Simplificando, ter esse gene significa que o câncer de pele terá maior probabilidade de se espalhar e se tornar mortal.
Morenas e loiras também devem se preocupar, já que o gene MC1R não é exclusivo das ruivas. Normalmente, os ruivos carregam duas variantes do gene MC1R, mas mesmo tendo uma única cópia, como você faria se tivesse um pai ruivo, pode colocá-lo em risco igual. Os pesquisadores também observaram de forma mais geral que as pessoas com traços claros, sardas ou que tendem a se queimar de sol devem estar cientes de que têm maior risco de desenvolver câncer de pele. A pesquisa é uma boa notícia, pois pode dar às pessoas com o gene MC1R a informação de que precisam ser extremamente cuidadosos ao se expor ao sol. Se você quiser ver se o tem, pode optar pelo teste genético, embora a American Cancer Society recomende visitar regularmente sua derme, prestar muita atenção às mudanças em sua pele e ser cuidadoso com a proteção solar. Cabelo ruivo ou não, você deve se comprometer com a sombra entre 11h e 15h quando o sol está mais forte e faça com que o FPS 30 ou superior seja tão essencial para sua rotina matinal quanto verificar o Instagram.