Autor: John Stephens
Data De Criação: 21 Janeiro 2021
Data De Atualização: 2 Julho 2024
Anonim
Como é testada a intolerância ao glúten? - Saúde
Como é testada a intolerância ao glúten? - Saúde

Contente

Atualmente, não há métodos acordados para testar a intolerância ao glúten. No entanto, existem testes para a doença celíaca, um distúrbio auto-imune que desencadeia uma reação alérgica significativa ao glúten. Sem um teste validado para sensibilidade ao glúten não celíaca, muitos estudam os testes celíacos.

A doença celíaca é incomum, afetando apenas 0,7% da população dos EUA. Um teste negativo para doença celíaca não significa que você não tem intolerância ao glúten.

O glúten é uma proteína do trigo, centeio e cevada. Também pode ser encontrado em alguns medicamentos, batons e cremes dentais.

Em pessoas com doença celíaca, comer glúten faz com que o sistema imunológico produza anticorpos que atacam o revestimento do intestino delgado. Não só isso pode causar danos ao sistema digestivo, mas também pode impedir que o corpo obtenha nutrientes importantes.

Teste de sangue

Você pode fazer um simples exame de sangue para rastrear a doença celíaca, mas deve estar em uma dieta que inclua glúten para que seja precisa. O exame de sangue rastreia certos anticorpos que são mais altos do que o normal para pessoas com doença celíaca.


Biópsia

Uma biópsia de tecido do intestino delgado é a maneira mais precisa de diagnosticar a doença celíaca. No processo de diagnóstico, seu médico provavelmente começará com um exame de sangue, como tTG-IgA.

Se um desses testes indicar a possibilidade de doença celíaca, o seu médico poderá realizar uma endoscopia para visualizar o intestino delgado e fazer uma biópsia para análise antes de fazer alterações na dieta.

teste de tTG-IgA

Um dos exames iniciais para a doença celíaca é o teste de anticorpos Tissue Transglutaminase IgA. De acordo com a Celiac Disease Foundation, a sensibilidade deste teste é:

  • positivo em cerca de 98% para pessoas que têm doença celíaca e fazem dieta com glúten
  • negativo em cerca de 95% para pessoas que não têm doença celíaca

Para crianças com cerca de 2 anos de idade ou menos, o teste geralmente inclui anticorpos desamidados para Gliadina IgA e IgG.


Há uma chance menor de resultados falso-positivos para pessoas que não têm doença celíaca, mas têm um distúrbio imunológico associado, como artrite reumatóide ou diabetes tipo 1.

Teste EMA

O teste de anticorpos endomísiais IgA (EMA) é geralmente reservado para pessoas com diagnóstico difícil de doença celíaca. Não é tão sensível quanto o teste tTG-IgA e é mais caro.

Teste de IgA sérica total

Este teste verifica a deficiência de IgA, que pode causar um resultado falso-negativo de tTG-IgA ou EMA. Se o teste indicar que você tem uma deficiência de IgA, seu médico poderá solicitar um teste DGP ou tTG-IgG.

Teste desamidado de peptídeo de gliadina (DGP)

Se você tiver uma deficiência de IgA ou tiver um teste negativo para anticorpos tTG ou EMA, esse teste para doença celíaca pode ser usado. Embora seja incomum, se seus testes forem negativos, mas os sintomas da intolerância ao glúten não diminuírem, converse com seu médico sobre outras opções de teste ou diagnósticos alternativos.


Teste genético

No processo de diagnóstico, seu médico pode recomendar testes genéticos para antígenos leucocitários humanos (HLA-DQ2 e HLA-DQ8). Isso pode ser usado para eliminar a doença celíaca como causa dos seus sintomas.

Teste em casa

Mais da metade das pessoas com doença celíaca continuam apresentando sintomas mesmo quando seguem uma dieta rigorosa e sem glúten, de acordo com a Celiac Disease Foundation.

Uma razão comumente citada para isso é o consumo não intencional de glúten. Se você acha que descreve sua situação, pode fazer um teste de urina ou fezes em casa para determinar se consumiu glúten nas últimas 24 a 48 horas.

Também existem exames de sangue e DNA em casa disponíveis para testes da doença celíaca. Se você estiver pensando em fazer um teste em casa, converse com seu médico sobre precisão e riscos potenciais. Verifique também se os testes em casa são cobertos pelo seu seguro de saúde.

Quem deve ser rastreado para doença celíaca?

Se você sentir desconforto digestivo ou diarréia por mais de duas semanas, converse com seu médico sobre seus sintomas e considere perguntar sobre o rastreamento da doença celíaca.

Os sintomas mais comuns da doença celíaca incluem:

  • diarréia
  • perda de peso
  • fadiga
  • gás

Os sintomas da doença celíaca que não estão relacionados à digestão podem incluir:

  • anemia
  • osteoporose (perda de densidade óssea)
  • osteomalácia (amolecimento do osso)
  • hiposplenismo (função reduzida do baço)
  • dermatite herpetiforme (erupção cutânea com comichão com bolhas)

Leve embora

Se você acha que seus problemas digestivos podem estar relacionados à doença celíaca, converse com seu médico. Mesmo se você não estiver preocupado com a doença celíaca, se estiver sentindo desconforto digestivo ou diarréia há mais de duas semanas, marque uma consulta com seu médico.

Se houver suspeita de doença celíaca, é provável que o seu médico inicie a triagem com um teste de tTG-IgA. Os resultados desse teste determinarão se mais exames de sangue ou genéticos devem ser feitos.

Os testes geralmente são seguidos por uma endoscopia e biópsia antes que uma dieta sem glúten seja recomendada.

Veja

Alimentos integrais, dieta à base de plantas: um guia detalhado para iniciantes

Alimentos integrais, dieta à base de plantas: um guia detalhado para iniciantes

Exitem muito argumento obre qual dieta é melhor para você.No entanto, a comunidade de aúde e bem-etar concordam que dieta enfatizando ingrediente freco e integrai e minimizando alimento...
Dieta de carboidratos consistente ou controlada (CCHO) para diabetes

Dieta de carboidratos consistente ou controlada (CCHO) para diabetes

O diabete é uma doença metabólica que requer múltipla abordagen de tratamento. Manter um bom controle de açúcar no angue é a principal prioridade para peoa com diabe...