Goldenseal: benefícios, dosagem, efeitos colaterais e muito mais
Contente
- O que é goldenseal?
- Benefícios e usos
- Resfriados e outras infecções do trato respiratório superior
- Combinado com echinacea
- Desintoxicar ou passar em um teste de drogas
- Infecções do trato urinário e leveduras
- Clamídia ou herpes
- Acne e psoríase
- Saúde bucal
- Digestão
- Trabalho
- Níveis de colesterol e triglicerídeos
- Diabetes
- Efeitos colaterais e precauções
- Dosagem e como tomar
- Overdose
- Interações
- Armazenamento e manuseio
- Gravidez e amamentação
- Uso em populações específicas
- Alternativas
O que é goldenseal?
Goldenseal (Hydrastis canadensis) é uma planta perene nativa do leste da América do Norte (1).
Suas raízes e folhas têm sido usadas na medicina tradicional para tratar uma variedade de doenças, especialmente aquelas que envolvem infecções ou inflamação (1).
Hoje goldenseal está entre os remédios fitoterápicos mais populares do mundo. Chás, extratos de ervas ou cápsulas provenientes desta planta são usados para tratar resfriados, febre do feno, problemas digestivos, dores nas gengivas e problemas de pele (2, 3, 4).
O Goldenseal também é adicionado a vários remédios vendidos sem receita, como colírios, produtos de higiene feminina, formulações para lavar os olhos, remédios para gripes e resfriados, produtos para alívio de alergias, laxantes e auxiliares digestivos (1, 4).
A erva é naturalmente rica em uma classe de compostos alcalóides, com berberina, hidrastina e canadina sendo encontradas nas maiores concentrações.
Esses alcalóides estão ligados a propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias e acredita-se ser a principal razão por trás dos supostos benefícios à saúde de goldenseal (1).
Benefícios e usos
Goldenseal é elogiado por suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. É frequentemente usado para prevenir ou tratar infecções do trato respiratório superior e o resfriado comum (3, 5).
Também é usado para tratar distúrbios da pele, falta de apetite, períodos intensos ou dolorosos, infecções dos seios nasais, indigestão e outros distúrbios inflamatórios ou digestivos (1).
No entanto, a pesquisa que apóia seus benefícios é limitada e geralmente fraca. Os benefícios com o apoio mais científico estão descritos abaixo.
Resfriados e outras infecções do trato respiratório superior
Goldenseal é um tratamento natural popular para infecções do trato respiratório superior, incluindo o resfriado comum (6).
Estudos em células e animais sugerem que a berberina, um dos principais compostos ativos do goldenseal, pode ajudar a combater infecções causadas por bactérias e vírus. Isso inclui o vírus responsável pelo resfriado comum (7, 8, 9, 10, 11).
No entanto, apesar da inclusão do goldenseal em muitos remédios para resfriado, não está claro se os efeitos observados em animais se aplicam aos seres humanos.
A quantidade de berberina utilizada nesses estudos em animais é geralmente maior que a quantidade encontrada nos suplementos de goldenseal. Além disso, a absorção de berberina do goldenseal pode ser menor do que a dos suplementos concentrados de berberina (4, 6).
Portanto, são necessárias mais pesquisas para determinar qual efeito, se houver, o goldenseal tem contra infecções do trato respiratório superior em humanos.
Combinado com echinacea
Goldenseal é frequentemente combinado com echinacea em remédios de ervas e gripes vendidos sem receita médica (4, 12).
Echinacea é uma planta que também é nativa da América do Norte e tradicionalmente usada para tratar infecções, incluindo o resfriado comum (12).
Embora alguns estudos sugiram que a echinacea possa reduzir o risco de infecções respiratórias, nem todos concordam (13, 14).
Atualmente, não há evidências que sugiram que a combinação de goldenseal com echinacea ofereça benefícios além daqueles associados à ingestão individual de cada um.
Desintoxicar ou passar em um teste de drogas
Alguns acreditam que goldenseal pode ajudar seu corpo a desintoxicar-se de toxinas e substâncias nocivas. No entanto, existem poucas evidências para apoiar essa afirmação.
Seu corpo é projetado naturalmente para se desintoxicar. Isso é feito convertendo compostos tóxicos em substâncias inofensivas no fígado ou certificando-se de que são eliminados do corpo pela urina e pelo suor (15, 16).
Pesquisas sugerem que o goldenseal pode reduzir a atividade de certas enzimas hepáticas responsáveis pela quebra de medicamentos. Como tal, este suplemento de ervas pode retardar o processo de desintoxicação ao invés de promovê-lo (1, 17).
No entanto, há também evidências de que o goldenseal pode ajudar seu corpo a se livrar de certos medicamentos mais rapidamente pela urina. Por isso, alguns acreditam que o goldenseal pode ajudar a esconder o uso de drogas ilegais para passar no teste de drogas (1).
Lembre-se de que os métodos mais recentes de teste de drogas agora são capazes de detectar o uso de goldenseal em amostras de urina, reduzindo a probabilidade de um resultado falso negativo em um teste de drogas (17).
Embora o potencial desintoxicante de goldenseal possa depender do tipo de toxina ou substância prejudicial disponível, mais estudos são necessários para confirmar isso.
Infecções do trato urinário e leveduras
Goldenseal é um remédio herbal comum para infecções do trato urinário (ITU) e infecções fúngicas.
Estudos em células sugerem que a berberina, um dos principais compostos ativos do goldenseal, pode proteger seu corpo contra várias bactérias e fungos (18, 19, 20, 21).
Por exemplo, a berberina pode impedir que as bactérias grudem nas paredes da bexiga, potencialmente impedindo ou ajudando a tratar uma ITU (22).
Acredita-se também que Berberine mantenha Candida albicans, um fungo naturalmente presente no corpo humano, que se multiplica em excesso (23).
Quando presente em números normais, Candida não apresenta problemas de saúde. No entanto, quando presente em quantidades excessivas, esse fungo pode causar infecções vaginais por leveduras, candidíase oral, erupções cutâneas e ITUs (24, 25).
Em um estudo, pessoas com ITUs recorrentes que receberam uma mistura de extratos de ervas contendo berberina tiveram menos probabilidade de experimentar outra ITU do que aquelas que não receberam berberina (26).
Embora os resultados deste estudo pareçam promissores, nenhum estudo em humanos examinou diretamente o efeito do goldenseal em infecções do trato urinário ou infecções por leveduras até o momento. Portanto, são necessários mais estudos antes que conclusões fortes possam ser feitas.
Clamídia ou herpes
Clamídia e herpes são algumas das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo (27, 28).
Quando não tratada, a clamídia pode causar várias complicações, incluindo infertilidade. Além disso, os bebês nascidos vaginalmente de mães com clamídia têm maior risco de pneumonia e problemas de visão (28).
O herpes é uma infecção viral que causa bolhas aquosas na pele ou membranas mucosas dos lábios, boca ou órgãos genitais. Pode ser transmitida por contato oral ou sexual (28).
Alguns estudos mais antigos sugerem que a berberina, um dos principais compostos ativos do goldenseal, pode ajudar a tratar infecções por herpes e clamídia.
Por exemplo, alguns desses estudos sugerem que as infecções vaginais por clamídia podem ser tratadas com duchas contendo berberina, supositórios vaginais ou vários tipos de suplementos orais de goldenseal (29).
Eles também propõem que plantas contendo berberina podem ajudar a impedir a replicação do vírus do herpes. Um estudo em particular observou que o goldenseal misturado com mirra e tomilho ajudou a tratar o herpes oral (30, 31).
Dito isto, poucos desses estudos analisaram os efeitos diretos do goldenseal em humanos, e nenhuma pesquisa recente pode ser encontrada para apoiar essas descobertas mais antigas. Portanto, são necessárias mais pesquisas.
Acne e psoríase
Plantas que contêm berberina, como goldenseal, podem beneficiar sua pele.
Estudos mais antigos em tubo de ensaio sugerem que a berberina, um dos principais compostos ativos do goldenseal, pode ajudar a combater P. acnes, a bactéria responsável pela acne (32).
Além disso, pesquisas em animais sugerem que os efeitos anti-inflamatórios da berberina podem ajudar a tratar condições inflamatórias da pele como a psoríase (33).
No entanto, a pesquisa sobre este tópico é limitada e não específica para o goldenseal. Portanto, são necessárias mais pesquisas.
Saúde bucal
Goldenseal pode ajudar a proteger contra infecções de dentes.
Um estudo sugere que um enxaguante bucal com ervas contendo várias ervas e goldenseal reduziu o crescimento de bactérias responsáveis pela placa dentária e pela gengivite, uma forma leve de doença gengival (31).
Outro estudo sugere que o uso de goldenseal como pasta de dente ou enxaguatório bucal pode ajudar a acalmar as gengivas inflamadas (34).
Ainda assim, a pesquisa é limitada e são necessários mais estudos para confirmar esses benefícios propostos à saúde bucal do goldenseal.
Digestão
Alguns estudos em tubo de ensaio sugerem que os extratos de goldenseal podem combater H. pylori, uma bactéria que pode infectar o revestimento do estômago e foi associada ao aparecimento de úlceras estomacais (35, 36).
Os extratos de Goldenseal também parecem eficazes contra a C. jejuni bactéria, que é a principal causa de gastroenterite (37).
Gastroenterite é uma inflamação do estômago e intestinos que causa diarréia e vômito. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), infecções por C. jejuni são a causa mais comum de gastroenterite (38).
Acredita-se que a berberina, um dos principais compostos ativos do goldenseal, seja amplamente responsável pela capacidade potencial desta planta de se proteger contra H. pylori e C. jejuni (39, 40).
No entanto, nenhum estudo observou esses efeitos diretamente em humanos. Portanto, são necessárias mais pesquisas antes que conclusões fortes possam ser feitas.
Trabalho
Estudos em animais sugerem que a berberina no goldenseal pode induzir o parto, estimulando a contração do útero (41).
No entanto, o goldenseal e outras plantas contendo berberina podem não ser seguras para uso durante a gravidez por várias razões.
Primeiro, a administração de berberina em ratos causou menor peso em mães e bebês. Além disso, acredita-se que a berberina cause ou agrave a icterícia em recém-nascidos, o que - em um número baixo de casos - pode causar danos cerebrais (4, 41, 42).
Como tal, as mulheres são aconselhadas a evitar o lacre de ouro durante a gravidez.
Níveis de colesterol e triglicerídeos
Estudos em camundongos e hamsters sugerem que a berberina no goldenseal pode ajudar a diminuir os níveis de LDL (ruim) colesterol e triglicerídeos (43, 44).
Uma revisão recente de 12 estudos encontrou resultados semelhantes em humanos. Os autores concluíram que a berberina pode ajudar a reduzir os níveis de LDL (mau) colesterol e triglicerídeos em 20–55 mg / dL (45).
Embora esses resultados pareçam promissores, atualmente não há provas científicas de que o goldenseal produz os mesmos efeitos.
Portanto, são necessárias mais pesquisas para determinar se goldenseal tem algum efeito de redução de colesterol e triglicerídeos em humanos.
Diabetes
Goldenseal pode ser benéfico para pessoas com diabetes tipo 2.
Estudos sugerem que a berberina, um dos principais compostos do goldenseal, pode reduzir a absorção de açúcar no intestino, diminuir a resistência à insulina e promover a secreção de insulina - fatores que podem ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue (46).
Pesquisas sugerem ainda que os efeitos da berberina na redução do açúcar no sangue podem ser tão eficazes quanto os da metformina, um medicamento antidiabético comum (46).
Além disso, a combinação de berberina com medicamentos para baixar o açúcar no sangue parece ser mais eficaz do que tomar medicamentos para baixar o açúcar no sangue por conta própria (47).
No entanto, embora os benefícios da berberina pareçam promissores, não está claro se a quantidade de berberina no goldenseal é suficiente para produzir os mesmos efeitos. Portanto, são necessários mais estudos específicos de goldenseal.
Efeitos colaterais e precauções
Goldenseal é considerado seguro quando consumido por curtos períodos nas doses normalmente recomendadas.
Os efeitos colaterais são raros, mas podem incluir náusea, vômito e função hepática reduzida (42, 48, 49).
Dito isto, a pesquisa sobre a segurança deste suplemento de ervas é muito limitada. Além disso, o uso a curto prazo é pouco definido e pouco se sabe sobre a segurança do uso a longo prazo ou de altas dosagens (1, 42).
Além disso, devido ao seu alto custo, alguns produtos que alegam conter goldenseal podem não conter nenhuma quantidade desta planta ou muito pouca dela.
Por exemplo, alguns produtos substituem goldenseal por goldthread chinês, raiz de uva de Oregon, bérberis, raiz amarela ou goldenseal chinês - todos contendo berberina, mas sem hidrastina ou canadense (50).
Portanto, essas ervas podem ter efeitos colaterais e interações medicamentosas diferentes daqueles associados ao goldenseal (42).
As pessoas que desejam experimentar goldenseal devem ler atentamente o rótulo de um suplemento para garantir que ele realmente contenha goldenseal antes de comprar o produto.
Dosagem e como tomar
Os suplementos Goldenseal estão disponíveis em uma ampla variedade de formas, incluindo cápsulas, loções, gotas, sprays, colírios e produtos de higiene feminina. Atualmente, eles são consumidos em várias dosagens e existem poucas pesquisas sobre qual a melhor dose (1).
Os suplementos à raiz seca tendem a ser tomados em doses que variam de 0,5 a 10 gramas, três vezes ao dia, enquanto tinturas alcoólicas e extratos líquidos geralmente são tomados em doses de 0,3 a 10 mL, três vezes ao dia (1).
O Goldenseal também pode ser consumido como chá, embebendo 2 colheres de chá da erva seca em 1 xícara (240 mL) de água quente por cerca de 15 minutos.
Dito isto, atualmente nenhum estudo pode confirmar se essas dosagens são as mais benéficas.
Overdose
No momento, não está claro qual dosagem de goldenseal causaria uma overdose - e quais podem ser os efeitos dessa overdose.
As preparações sem receita de goldenseal tendem a estar disponíveis em doses que variam de 100 a 470 mg, e a maioria das pessoas parece tomar goldenseal em doses de 0,5 a 10 gramas ou 0,3 a 10 mL três vezes ao dia (1).
Essas dosagens parecem ser geralmente seguras, mas pouco se sabe sobre os efeitos potenciais de doses maiores (1).
Em caso de dúvida, entre em contato com o seu médico ou com a linha de apoio local para controle de intoxicações.
Interações
Estudos sugerem que goldenseal pode retardar a atividade de enzimas hepáticas responsáveis pela eliminação de certos medicamentos, incluindo antidepressivos.
Isso pode fazer com que esses medicamentos permaneçam no seu corpo por mais tempo do que o esperado, possivelmente permitindo que eles atinjam níveis tóxicos (41, 42, 49, 51).
As pessoas que tomam medicamentos devem consultar seu médico antes de começar a tomar goldenseal.
Armazenamento e manuseio
Poucas orientações científicas podem ser encontradas com relação ao manuseio e armazenamento ideais de suplementos goldenseal.
Os suplementos Goldenseal estão disponíveis em uma ampla variedade de formas, incluindo ervas secas, loções e extratos líquidos, entre outras.
Dessa forma, é provável que as datas de armazenamento, manuseio e vencimento variem.
Para obter melhores resultados, siga as recomendações de armazenamento e manuseio descritas na embalagem do produto e descarte os produtos que expiraram.
Gravidez e amamentação
Atualmente, há pouca ou nenhuma pesquisa sobre a segurança do uso de vedantes dourados em mulheres grávidas ou que amamentam.
Estudos em animais sugerem que a berberina, um dos principais compostos ativos do goldenseal, está ligada ao menor peso em mães e bebês. A berberina também pode causar a contração do útero, possivelmente aumentando o risco de parto prematuro (41).
De acordo com pesquisas com animais, a berberina também pode causar ou piorar a icterícia em recém-nascidos, possivelmente causando danos cerebrais (4, 41, 42).
Atualmente, não se sabe se a berberina pode passar da mãe para o bebê através do leite materno (52).
Com base nessa evidência limitada, as mulheres são desencorajadas a consumir goldenseal durante a gravidez ou a amamentação.
Uso em populações específicas
A certa altura, goldenseal estava entre os 20 remédios fitoterápicos mais populares do mundo e o sexto preparo fitoterápico mais comumente usado por crianças menores de 18 anos (2).
No entanto, pouco se sabe sobre seus efeitos em crianças, exceto que pode causar ou piorar a icterícia em recém-nascidos. Portanto, os especialistas geralmente não aconselham dar selo de ouro a bebês e crianças pequenas (42).
Estudos em animais sugerem que suplementos contendo berberina, como goldenseal, podem resultar em menor peso ao nascer e contrair o útero, aumentando potencialmente o risco de nascimento prematuro (41).
Além disso, pouco se sabe sobre a segurança do goldenseal durante a amamentação. Como tal, recomenda-se que as mulheres evitem tomar este suplemento de ervas durante a gravidez ou durante a amamentação (52).
Finalmente, goldenseal pode interagir com certos medicamentos, incluindo antidepressivos. Portanto, as pessoas que atualmente tomam qualquer tipo de medicamento devem consultar seu médico antes de tomar o goldenseal (42, 49, 51).
Alternativas
A maioria dos supostos efeitos à saúde de goldenseal são atribuídos aos seus compostos ativos berberina, hidrastina e canadina.
Portanto, outras ervas ou suplementos purificados que contêm berberina, hidrastina ou canadense podem exercer efeitos semelhantes aos do goldenseal.
Pesquisas sobre os benefícios para a saúde de suplementos purificados de berberina são geralmente mais fortes do que pesquisas sobre os benefícios do goldenseal (53).
A berberina pode ser mais facilmente absorvida pelo corpo quando tomada sozinha em comparação com quando ingerida juntamente com outros compostos, como seria o caso quando se toma goldenseal (4).
No entanto, os suplementos de berberina contêm pouca ou nenhuma hidrastina e canadina. Portanto, pode-se esperar que eles tenham efeitos e efeitos colaterais diferentes dos do goldenseal.
As ervas que contêm berberina, como rosca de ouro chinesa, bérberis, raiz amarela e uva de Oregon, às vezes são usadas como uma alternativa ao selo de ouro. No entanto, essas ervas normalmente contêm pouca ou nenhuma hidrastina ou canadina (50).
Portanto, eles podem ter efeitos diferentes quando comparados ao goldenseal, bem como efeitos colaterais e interações medicamentosas (42).