Autor: Marcus Baldwin
Data De Criação: 22 Junho 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Doença das mãos, pés e boca - Bem Estar
Doença das mãos, pés e boca - Bem Estar

Contente

O que são doenças das mãos, pés e boca?

A doença das mãos, pés e boca é uma infecção altamente contagiosa. É causado por vírus do Enterovirus gênero, mais comumente o coxsackievirus. Esses vírus podem se espalhar de pessoa para pessoa por meio do contato direto com as mãos sujas ou superfícies contaminadas com fezes. Também pode ser transmitido através do contato com a saliva, fezes ou secreções respiratórias de uma pessoa infectada.

A doença das mãos, pés e boca é caracterizada por bolhas ou feridas na boca e erupções nas mãos e nos pés. A infecção pode afetar pessoas de todas as idades, mas geralmente ocorre em crianças menores de 5 anos. Geralmente é uma condição leve que desaparece por si mesma em alguns dias.

Quais são os sintomas da doença das mãos, pés e boca?

Os sintomas começam a se desenvolver três a sete dias após a infecção inicial. Este período é conhecido como período de incubação. Quando os sintomas aparecem, você ou seu filho podem ter:

  • uma febre
  • falta de apetite
  • uma dor de garganta
  • uma dor de cabeça
  • irritabilidade
  • bolhas vermelhas e doloridas na boca
  • uma erupção vermelha nas mãos e nas solas dos pés

Febre e dor de garganta são geralmente os primeiros sintomas de doenças nas mãos, pés e boca. As bolhas e erupções cutâneas características aparecem mais tarde, geralmente um ou dois dias após o início da febre.


O que causa doenças nas mãos, pés e boca?

A doença das mãos, dos pés e da boca costuma ser causada por uma cepa de coxsackievirus, mais comumente o coxsackievirus A16. O coxsackievirus faz parte de um grupo de vírus denominado enterovírus. Em alguns casos, outros tipos de enterovírus podem causar doenças nas mãos, pés e boca.

Os vírus podem ser facilmente transmitidos de pessoa para pessoa. Você ou seu filho podem contrair doenças nas mãos, pés e boca através do contato com uma pessoa infectada:

  • saliva
  • fluido de bolhas
  • fezes
  • gotículas respiratórias pulverizadas no ar após tossir ou espirrar

A doença das mãos, pés e boca também pode ser transmitida através do contato direto com as mãos não lavadas ou com uma superfície contendo vestígios do vírus.

Quem corre risco de desenvolver doenças nas mãos, pés e boca?

Crianças pequenas correm o maior risco de contrair doenças nas mãos, pés e boca. O risco aumenta se eles frequentam creches ou escolas, pois os vírus podem se espalhar rapidamente nessas instalações. As crianças geralmente adquirem imunidade à doença após serem expostas aos vírus que a causam. É por isso que a condição raramente afeta pessoas com mais de 10 anos. No entanto, ainda é possível que crianças mais velhas e adultos contraiam a infecção, especialmente se tiverem o sistema imunológico enfraquecido.


Como as doenças das mãos, pés e boca são diagnosticadas?

Freqüentemente, o médico pode diagnosticar doenças nas mãos, pés e boca simplesmente realizando um exame físico. Eles verificarão a boca e o corpo quanto ao aparecimento de bolhas e erupções cutâneas. O médico também perguntará a você ou ao seu filho sobre outros sintomas.

O médico pode colher um cotonete da garganta ou uma amostra de fezes que pode ser testada para o vírus. Isso permitirá que eles confirmem o diagnóstico.

Como as doenças das mãos, pés e boca são tratadas?

Na maioria dos casos, a infecção passa sem tratamento em sete a 10 dias. No entanto, seu médico pode recomendar certos tratamentos para ajudar a aliviar os sintomas até que a doença tenha terminado. Isso pode incluir:

  • prescrição ou pomadas de venda livre para aliviar bolhas e erupções na pele
  • medicamentos para a dor, como paracetamol ou ibuprofeno, para aliviar dores de cabeça
  • xaropes medicamentosos ou pastilhas para aliviar dores de garganta

Certos tratamentos caseiros também podem aliviar os sintomas de doenças nas mãos, pés e boca. Você pode tentar os seguintes remédios caseiros para ajudar a tornar as bolhas menos incômodas:


  • Chupe gelo ou picolés.
  • Coma sorvete ou sorvete.
  • Beba bebidas frias.
  • Evite frutas cítricas, sucos de frutas e refrigerantes.
  • Evite alimentos picantes ou salgados.

Passar água morna com sal também pode ajudar a aliviar a dor associada a bolhas na boca e feridas na garganta. Faça isso várias vezes ao dia ou quantas vezes forem necessárias.

Quais são as perspectivas para as pessoas com doenças nas mãos, pés e boca?

Você ou seu filho devem se sentir completamente melhor cinco a sete dias após o início dos sintomas. A reinfecção é incomum. O corpo geralmente cria imunidade aos vírus que causam a doença.

Chame um médico imediatamente se os sintomas piorarem ou não desaparecerem em dez dias. Em casos raros, o vírus coxsackie pode causar uma emergência médica.

Como as doenças das mãos, pés e boca podem ser evitadas?

Praticar uma boa higiene é a melhor defesa contra doenças das mãos, pés e boca. Lavar as mãos regularmente pode reduzir muito o risco de contrair esse vírus.

Ensine seus filhos a lavar as mãos com água quente e sabão. As mãos devem sempre ser lavadas após usar o banheiro, antes de comer e depois de estar em público. As crianças também devem ser ensinadas a não colocar as mãos ou outros objetos na boca ou perto dela.

Também é importante desinfetar todas as áreas comuns da sua casa regularmente. Adquira o hábito de limpar as superfícies compartilhadas primeiro com água e sabão, depois com uma solução diluída de água sanitária e água. Você também deve desinfetar brinquedos, chupetas e outros objetos que possam estar contaminados com o vírus.

Se você ou seu filho apresentarem sintomas como febre ou dor de garganta, não vá à escola ou ao trabalho em casa. Você deve continuar evitando o contato com outras pessoas assim que surgirem bolhas e erupções na pele. Isso pode ajudá-lo a evitar a disseminação da doença para outras pessoas.

Há quanto tempo você é contagioso?

Q:

Minha filha tem doença nas mãos, pés e boca. Por quanto tempo ela é contagiosa e quando pode voltar a estudar?

Paciente anônimo

UMA:

Pessoas com HFMD são mais contagiosas durante a primeira semana da doença. Às vezes, eles podem permanecer contagiosos, embora em menor grau, por algumas semanas após o desaparecimento dos sintomas. Seu filho deve ficar em casa até que os sintomas desapareçam. Ela pode então retornar à escola, mas ainda precisa evitar o contato próximo com seus colegas, incluindo permitir que outros comam ou bebam depois dela. Ela também precisa lavar as mãos com frequência e evitar esfregar os olhos ou a boca, pois o vírus pode ser transmitido por meio de fluidos corporais.

Mark Laflamme, M.D.As respostas representam as opiniões de nossos especialistas médicos. Todo o conteúdo é estritamente informativo e não deve ser considerado conselho médico.

Recomendado Para Você

Dicas para se manter saudável quando seu colega de quarto está doente

Dicas para se manter saudável quando seu colega de quarto está doente

A e taçõe e tão mudando e, com i o, damo a boa -vinda à temporada de re friado e gripe . Me mo que você con iga e manter audável, eu colega de quarto pode não ter ta...
Jennifer Aniston cortou laços com "poucas pessoas" sobre o status de vacinação

Jennifer Aniston cortou laços com "poucas pessoas" sobre o status de vacinação

O círculo interno de Jennifer Ani ton ficou um pouco menor durante a pandemia e parece que a vacina COVID-19 foi um fator.Em uma nova entrevi ta para In tyle' Hi tória de capa de etembro...