Ataque cardíaco
Contente
Resumo
Todos os anos, quase 800.000 americanos sofrem um ataque cardíaco. Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo sanguíneo para o coração fica repentinamente bloqueado. Sem o sangue entrando, o coração não consegue oxigênio. Se não for tratado rapidamente, o músculo cardíaco começa a morrer. Mas se você receber um tratamento rápido, poderá prevenir ou limitar os danos ao músculo cardíaco. É por isso que é importante conhecer os sintomas de um ataque cardíaco e ligar para o 911 se você ou outra pessoa os estiver tendo. Você deve ligar, mesmo se não tiver certeza de que é um ataque cardíaco.
Os sintomas mais comuns em homens e mulheres são
- Desconforto no peito. Geralmente, está no centro ou no lado esquerdo do tórax. Geralmente, dura mais do que alguns minutos. Pode ir embora e voltar. Pode parecer pressão, aperto, plenitude ou dor. Também pode ser sentida como azia ou indigestão.
- Falta de ar. Às vezes, esse é o seu único sintoma. Você pode ter isso antes ou durante o desconforto no peito. Pode acontecer quando você está descansando ou fazendo alguma atividade física.
- Desconforto na parte superior do corpo. Você pode sentir dor ou desconforto em um ou ambos os braços, costas, ombros, pescoço, mandíbula ou parte superior do estômago.
Você também pode ter outros sintomas, como náuseas, vômitos, tonturas e vertigens. Você pode começar a suar frio. Às vezes, as mulheres apresentam sintomas diferentes dos homens. Por exemplo, é mais provável que se sintam cansados sem motivo.
A causa mais comum de ataques cardíacos é a doença arterial coronariana (DAC). Com o CAD, há um acúmulo de colesterol e outros materiais, chamados de placas, nas paredes internas ou nas artérias. Isso é aterosclerose. Ele pode se acumular por anos. Eventualmente, uma área de placa pode se romper (abrir). Um coágulo de sangue pode se formar ao redor da placa e bloquear a artéria.
Uma causa menos comum de ataque cardíaco é um espasmo severo (aperto) de uma artéria coronária. O espasmo interrompe o fluxo sanguíneo pela artéria.
No hospital, os profissionais de saúde fazem um diagnóstico com base em seus sintomas, exames de sangue e diferentes exames de saúde do coração. Os tratamentos podem incluir medicamentos e procedimentos médicos, como angioplastia coronária. Após um ataque cardíaco, a reabilitação cardíaca e as mudanças no estilo de vida podem ajudá-lo a se recuperar.
NIH: National Heart, Lung, and Blood Institute