Eletroforese de hemoglobina
Contente
- Níveis normais de tipos de hemoglobina
- Em bebês
- Em adultos
- Por que uma eletroforese de hemoglobina é feita
- Onde e como um teste de eletroforese de hemoglobina é administrado
- Os riscos de uma eletroforese de hemoglobina
- O que esperar após o teste
O que é um teste de eletroforese de hemoglobina?
Um teste de eletroforese de hemoglobina é um teste de sangue usado para medir e identificar os diferentes tipos de hemoglobina em sua corrente sanguínea. A hemoglobina é a proteína dentro dos glóbulos vermelhos responsável por transportar oxigênio para seus tecidos e órgãos.
Mutações genéticas podem fazer com que seu corpo produza hemoglobina que é formada incorretamente. Essa hemoglobina anormal pode fazer com que muito pouco oxigênio alcance seus tecidos e órgãos.
Existem centenas de tipos diferentes de hemoglobina. Eles incluem:
- Hemoglobina F: Isso também é conhecido como hemoglobina fetal. É o tipo encontrado em fetos em crescimento e recém-nascidos. É substituída pela hemoglobina A logo após o nascimento.
- Hemoglobina A: Isso também é conhecido como hemoglobina adulta. É o tipo mais comum de hemoglobina. É encontrado em crianças e adultos saudáveis.
- Hemoglobina C, D, E, M e S: Esses são tipos raros de hemoglobina anormal causada por mutações genéticas.
Níveis normais de tipos de hemoglobina
Um teste de eletroforese de hemoglobina não informa sobre a quantidade de hemoglobina no sangue - isso é feito em um hemograma completo. Os níveis a que se refere um teste de eletroforese de hemoglobina são as porcentagens dos diferentes tipos de hemoglobina que podem ser encontrados no sangue. Isso é diferente em bebês e adultos:
Em bebês
A hemoglobina é composta principalmente de hemoglobina F nos fetos. A hemoglobina F ainda constitui a maioria da hemoglobina em recém-nascidos. Ele diminui rapidamente quando seu bebê faz um ano de idade:
Era | Porcentagem de hemoglobina F |
recém-nascido | 60 a 80% |
1+ ano | 1 a 2% |
Em adultos
Os níveis normais dos tipos de hemoglobina em adultos são:
Tipo de hemoglobina | Percentagem |
hemoglobina A | 95% a 98% |
hemoglobina A2 | 2% a 3% |
hemoglobina F | 1% a 2% |
hemoglobina S | 0% |
hemoglobina C | 0% |
Por que uma eletroforese de hemoglobina é feita
Você adquire diferentes tipos anormais de hemoglobina ao herdar mutações genéticas nos genes responsáveis pela produção de hemoglobina. Seu médico pode recomendar um teste de eletroforese de hemoglobina para determinar se você tem um distúrbio que causa a produção de hemoglobina anormal. Os motivos pelos quais seu médico pode querer que você faça um teste de eletroforese de hemoglobina incluem:
1. Como parte de uma verificação de rotina: Seu médico pode fazer um teste de hemoglobina para acompanhar um exame de sangue completo durante um exame físico de rotina.
2. Para diagnosticar doenças do sangue: Seu médico pode pedir que você faça um teste de eletroforese de hemoglobina se você estiver apresentando sintomas de anemia. O teste irá ajudá-los a encontrar qualquer tipo anormal de hemoglobina no sangue. Estes podem ser um sinal de distúrbios, incluindo:
- anemia falciforme
- talassemia
- policitemia vera
3. Para monitorar o tratamento: Se você estiver sendo tratado para uma condição que causa tipos anormais de hemoglobina, seu médico monitorará seus níveis dos diferentes tipos de hemoglobina com uma eletroforese de hemoglobina.
4. Para rastrear condições genéticas: Pessoas com histórico familiar de anemias hereditárias, como talassemia ou anemia falciforme, podem escolher fazer o rastreamento desses distúrbios genéticos antes de ter filhos. Uma eletroforese de hemoglobina indicará se há algum tipo anormal de hemoglobina causado por distúrbios genéticos. Os recém-nascidos também são rastreados rotineiramente para esses distúrbios genéticos de hemoglobina. Seu médico também pode querer testar seu filho se você tiver um histórico familiar de hemoglobina anormal ou se ele tiver anemia que não é causada por deficiência de ferro.
Onde e como um teste de eletroforese de hemoglobina é administrado
Você não precisa fazer nada especial para se preparar para uma eletroforese de hemoglobina.
Normalmente, você precisa ir a um laboratório para fazer a coleta de sangue. No laboratório, o profissional de saúde coleta uma amostra de sangue de seu braço ou mão: eles primeiro limpam o local com um algodão embebido em álcool isopropílico. Em seguida, eles inserem uma pequena agulha com um tubo conectado para coletar o sangue. Quando sangue suficiente foi coletado, eles removem a agulha e cobrem o local com uma compressa de gaze. Eles então enviam sua amostra de sangue para um laboratório para análise.
No laboratório, um processo chamado eletroforese passa uma corrente elétrica pela hemoglobina em sua amostra de sangue. Isso faz com que os diferentes tipos de hemoglobina se separem em bandas diferentes. Sua amostra de sangue é então comparada a uma amostra saudável para determinar quais tipos de hemoglobina estão presentes.
Os riscos de uma eletroforese de hemoglobina
Como em qualquer exame de sangue, os riscos são mínimos. Esses incluem:
- hematomas
- sangrando
- infecção no local da punção
Em casos raros, a veia pode inchar após a coleta de sangue. Essa condição, conhecida como flebite, pode ser tratada com uma compressa quente várias vezes ao dia. O sangramento contínuo pode ser um problema se você tiver um distúrbio de sangramento ou estiver tomando medicamentos para afinar o sangue, como varfarina (Coumadin) ou aspirina (Bufferin).
O que esperar após o teste
Se seus resultados mostrarem níveis anormais de hemoglobina, eles podem ser causados por:
- doença da hemoglobina C, uma doença genética que leva à anemia grave
- hemoglobinopatia rara, um grupo de doenças genéticas que causam a produção ou estrutura anormal de glóbulos vermelhos
- anemia falciforme
- talassemia
Seu médico fará testes de acompanhamento se um teste de eletroforese de hemoglobina mostrar que você tem tipos anormais de hemoglobina.