Encefalopatia
Contente
- Quais são os tipos e causas da encefalopatia?
- Encefalopatia traumática crônica
- Encefalopatia glicina
- Encefalopatia de Hashimoto
- Encefalopatia hepática
- Encefalopatia hipertensiva
- Encefalopatia hipóxica isquêmica
- Encefalopatia tóxico-metabólica
- Encefalopatias infecciosas
- Encefalopatia urêmica
- Encefalopatia de Wernicke
- Quais são os sintomas da encefalopatia?
- Mudanças mentais
- Sintomas neurológicos
- Quando devo procurar ajuda médica?
- Como a encefalopatia é diagnosticada?
- Como a encefalopatia é tratada?
- A encefalopatia pode ser evitada?
- Perspectiva de longo prazo
O que é encefalopatia?
Encefalopatia é um termo geral que descreve uma doença que afeta a função ou a estrutura do cérebro. Existem muitos tipos de encefalopatia e doenças cerebrais. Alguns tipos são permanentes e outros temporários. Alguns tipos estão presentes desde o nascimento e nunca mudam, enquanto outros são adquiridos após o nascimento e podem piorar progressivamente.
Quais são os tipos e causas da encefalopatia?
A seguir estão alguns tipos principais de encefalopatia, juntamente com suas causas.
Encefalopatia traumática crônica
Este tipo de encefalopatia ocorre quando há traumas múltiplos ou lesões cerebrais. Esses golpes na cabeça causam danos aos nervos cerebrais. Geralmente é encontrado em boxeadores, jogadores de futebol ou militares feridos em explosões.
Encefalopatia glicina
A encefalopatia glicina é uma doença genética ou hereditária em que existem níveis anormalmente elevados de glicina (um aminoácido) no cérebro. Os sintomas de encefalopatia glicina geralmente aparecem em bebês logo após o nascimento.
Encefalopatia de Hashimoto
Este é um tipo raro de encefalopatia que está associada a uma doença autoimune conhecida como tireoidite de Hashimoto. Na tireoidite de Hashimoto, seu sistema imunológico ataca por engano sua glândula tireóide. Sua glândula tireóide é responsável pela produção de muitos dos hormônios reguladores do seu corpo. Os cientistas ainda não sabem exatamente como as duas condições estão ligadas.
Encefalopatia hepática
A encefalopatia hepática é o resultado de uma doença hepática. Quando seu fígado não está funcionando corretamente, as toxinas que ele geralmente remove de seu corpo podem se acumular em seu sangue e podem, eventualmente, alcançar seu cérebro.
Encefalopatia hipertensiva
A encefalopatia hipertensiva é o resultado de pressão sangüínea gravemente alta que não é tratada por muito tempo. Isso pode causar inchaço no cérebro, causando danos cerebrais e encefalopatia hipertensiva.
Encefalopatia hipóxica isquêmica
Esta condição é um tipo de dano cerebral causado quando o cérebro não recebe oxigênio suficiente. Isso pode resultar em dano cerebral permanente ou disfunção. Pode ser causado por falta de oxigênio no cérebro, como quando um bebê em desenvolvimento é exposto ao álcool no útero.
Encefalopatia tóxico-metabólica
A encefalopatia tóxico-metabólica é resultado de infecções, toxinas ou falência de órgãos. Quando os eletrólitos, hormônios ou outras substâncias químicas do corpo estão fora de seu equilíbrio normal, eles podem afetar o funcionamento do cérebro. Isso também pode incluir a presença de uma infecção no corpo ou a presença de produtos químicos tóxicos. A encefalopatia geralmente se resolve quando o desequilíbrio químico subjacente é restaurado ou a infecção / toxina é removida.
Encefalopatias infecciosas
As encefalopatias espongiformes transmissíveis também são conhecidas como doenças priônicas. Os príons são proteínas que ocorrem naturalmente no corpo, mas podem sofrer mutações e causar doenças que gradualmente danificam e deterioram o cérebro (doenças neurodegenerativas). As doenças de príon incluem:
- doença debilitante crônica
- insônia familial fatal
- kuru
- Doença de Creutzfeldt-Jakob
Encefalopatia urêmica
A encefalopatia urêmica é resultado de insuficiência renal. Acredita-se que seja causada pelo acúmulo de toxinas urêmicas no sangue. Essa condição pode causar confusão leve a coma profundo.
Encefalopatia de Wernicke
Também conhecida como doença de Wernicke, esta condição é resultado da deficiência de vitamina B-1. Alcoolismo de longo prazo, ingestão nutricional pobre e má absorção de alimentos podem causar uma deficiência de vitamina B-1. Se a encefalopatia de Wernicke não for tratada rapidamente, pode levar à síndrome de Wernicke-Korsakoff.
Quais são os sintomas da encefalopatia?
Seus sintomas dependerão da causa e da gravidade de sua encefalopatia.
Mudanças mentais
Você pode ter dificuldade de memória ou foco. Você também pode ter problemas com habilidades de resolução de problemas.
Outras pessoas podem notar sintomas em você antes de você. Uma mudança de personalidade é um desses sintomas. Por exemplo, você pode ser mais expansivo do que era antes da encefalopatia. Você pode estar mais ou menos calmo do que antes da doença.
Você também pode ficar letárgico e sonolento.
Sintomas neurológicos
Os possíveis sintomas neurológicos incluem:
- fraqueza muscular em uma área
- má tomada de decisão ou concentração
- contração involuntária
- tremendo
- dificuldade em falar ou engolir
- apreensões
Quando devo procurar ajuda médica?
Você deve consultar um médico imediatamente se tiver sintomas de encefalopatia. Se você já está recebendo tratamento para doenças cerebrais, esteja ciente dos seguintes sinais:
- confusão severa
- desorientação severa
- coma
Estes podem ser sinais de urgência médica. Eles podem significar que sua condição está piorando.
Como a encefalopatia é diagnosticada?
Para diagnosticar a encefalopatia, seu médico fará perguntas sobre seu histórico médico e seus sintomas. Eles também farão um exame médico para verificar se há sintomas mentais e neurológicos.
Se o seu médico suspeitar que você tem uma doença cerebral, ele poderá realizar testes para determinar as causas e a gravidade da doença. Os testes podem incluir:
- exames de sangue para detectar doenças, bactérias, vírus, toxinas, desequilíbrio hormonal ou químico ou príons
- punção lombar (seu médico colherá uma amostra de seu fluido espinhal para procurar doenças, bactérias, vírus, toxinas ou príon)
- Tomografia computadorizada ou ressonância magnética do cérebro para detectar anormalidades ou danos
- teste de eletroencefalograma (EEG) para medir a atividade elétrica em seu cérebro
Como a encefalopatia é tratada?
O tratamento da encefalopatia varia de acordo com o que o causou. O tratamento pode incluir medicamentos para tratar os sintomas e medicamentos ou cirurgia para tratar a causa subjacente.
Seu médico pode recomendar suplementos nutricionais para reduzir os danos ao cérebro ou uma dieta especial para tratar as causas subjacentes. Em alguns casos da doença, como quando o cérebro não recebe oxigênio suficiente, você pode entrar em coma. Em casos graves como este, seu médico pode colocá-lo em um aparelho de suporte de vida para mantê-lo vivo.
A encefalopatia pode ser evitada?
Alguns tipos de encefalopatia - como os tipos hereditários - não são evitáveis. No entanto, outros tipos estão evitável.
Fazer as seguintes alterações pode reduzir o risco de desenvolver muitas das causas subjacentes da encefalopatia:
- evitando álcool em excesso
- reduzindo a exposição a substâncias tóxicas como drogas
- comendo uma dieta saudável
- ver seu médico regularmente
Ter um estilo de vida saudável pode ajudar a reduzir os fatores de risco para doenças cerebrais.
Perspectiva de longo prazo
Sua perspectiva de longo prazo depende da causa e da gravidade de sua encefalopatia. Muitas formas de encefalopatia são reversíveis se a causa puder ser identificada e tratada. Todos os tipos podem ser fatais se suficientemente graves. Alguns tipos são sempre fatais.
De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Neurológicas e AVC, a encefalopatia espongiforme transmissível geralmente resulta em morte dentro de três meses a alguns anos após o início da doença.
O tratamento para a causa da sua doença cerebral pode melhorar os seus sintomas ou pode eliminar a encefalopatia. Dependendo do tipo de encefalopatia, você pode ter ou não danos permanentes ao cérebro. Sua equipe de saúde pode trabalhar com você e seus entes queridos em relação ao tratamento contínuo e planos de terapia para apoiar sua vida diária em caso de danos cerebrais.