O que ajuda na recuperação da substituição da anca?
Contente
- Como é o período de recuperação?
- Imediatamente após sua cirurgia
- Os próximos dias
- Depois de sair do hospital
- Os próximos três meses
- Além de três meses
- O que ajuda na recuperação?
- Antes da sua cirurgia
- Após a sua cirurgia
- Tratamento de feridas
- Exercícios
- Ande frequentemente
- Riscos e complicações
- Sinais e sintomas a observar
- A linha inferior
A cirurgia de substituição total da articulação, incluindo a substituição do quadril, é uma das cirurgias eletivas mais comumente realizadas.
De acordo com a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS), em 2014, mais de 370.770 cirurgias totais de substituição do quadril foram realizadas nos Estados Unidos.
A cirurgia de substituição total do quadril, ou artroplastia, envolve a remoção de uma articulação do quadril danificada e a substituição por uma articulação do quadril artificial feita de metal ou materiais sintéticos duráveis.
O objetivo da cirurgia de substituição total do quadril é aliviar a dor da artrite, incluindo osteoartrite e artrite reumatóide, ou outras lesões e condições relacionadas ao quadril, e restaurar a amplitude de movimento da articulação.
A cirurgia geralmente é feita apenas se medidas conservadoras não forem capazes de diminuir sua dor ou melhorar sua mobilidade.
Os tratamentos conservadores para problemas nas articulações do quadril geralmente incluem:
- medicação para dor
- exercício terapêutico
- fisioterapia
- alongamento regular
- controle de peso
- ajudas para caminhar, como uma bengala
A recuperação da cirurgia de substituição da articulação do quadril pode diferir de uma pessoa para outra. No entanto, ter uma idéia do que esperar da sua recuperação pode ajudá-lo a planejar com antecedência e a se preparar para o melhor resultado.
Como é o período de recuperação?
Embora a recuperação após uma substituição total do quadril varie de acordo com o indivíduo, existem alguns marcos comuns. Isso se baseia em dados que foram compilados de muitos pacientes que foram submetidos a esta cirurgia.
O AAOS relata que a maioria das pessoas pode esperar uma melhora rápida nos primeiros 3 a 4 meses após a cirurgia de substituição do quadril. Depois disso, a recuperação pode diminuir. Você provavelmente ainda verá melhorias, apenas em um ritmo mais lento.
Vamos analisar mais de perto a linha do tempo geral da recuperação após a cirurgia de substituição do quadril.
Imediatamente após sua cirurgia
Após a cirurgia, você será levado para uma sala de recuperação, onde enfermeiros ou outra equipe médica monitorará seus sinais vitais.
Eles também ajudam a garantir que o fluido seja mantido fora dos pulmões enquanto a anestesia se esvai.
Você receberá remédios para dor enquanto estiver na sala de recuperação. Você também pode receber um diluente de sangue e colocar meias de compressão nas pernas para evitar coágulos sanguíneos.
Quando a anestesia acabar, você será levado ao seu quarto de hospital. Quando estiver totalmente acordado e alerta, você será incentivado a sentar e andar, com a ajuda de um caminhante.
De acordo com as evidências clínicas, acredita-se que iniciar a fisioterapia logo após a cirurgia possa ajudar a acelerar a recuperação e melhorar os resultados.
Você provavelmente precisará passar 1 a 3 dias no hospital após a cirurgia.
Os próximos dias
Enquanto você estiver no hospital se recuperando da cirurgia, um fisioterapeuta trabalhará com você na realização de exercícios e movimentos específicos.
Participar da fisioterapia após a cirurgia de substituição do quadril ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e a aumentar a força muscular. Também ajuda você a começar a se mover com segurança.
Logo após a cirurgia, um fisioterapeuta trabalhará com você para ajudá-lo:
- sente-se na cama
- levantar da cama com segurança
- percorra distâncias curtas com a ajuda de um andador ou muleta
Seu fisioterapeuta também o ajudará a fazer exercícios específicos de fortalecimento e amplitude de movimento na cama.
Antes de sair do hospital, um fisioterapeuta fornecerá instruções sobre exercícios diários para você fazer em casa.
Eles o aconselham sobre quanto peso você pode colocar na perna. Eles também podem sugerir precauções específicas a serem tomadas ao dormir, sentar ou dobrar.
Essas medidas de precaução podem estar em vigor por alguns meses ou a longo prazo. Seu cirurgião determinará quanto tempo você precisará tomar essas medidas.
Você pode retomar uma dieta regular nos dias após a cirurgia. Enquanto você estiver no hospital, seus níveis de dor serão cuidadosamente monitorados.
Dependendo do seu progresso, sua dosagem de analgésicos pode ser reduzida antes de você voltar para casa.
Depois de sair do hospital
No início, será difícil fazer suas atividades diárias, como tomar banho, cozinhar e limpar, por conta própria. É por isso que é importante ter um sistema de suporte para garantir que você possa passar o dia com segurança.
Se você não possui o sistema de suporte necessário, pode ser necessário permanecer em um centro de reabilitação depois de deixar o hospital.
Você recebe fisioterapia supervisionada todos os dias até ficar forte e firme o suficiente para se movimentar com segurança por conta própria.
Quando estiver em casa, precisará continuar fazendo os exercícios recomendados pelo fisioterapeuta.
Isso ajudará você a ganhar força e flexibilidade nos músculos e na nova articulação, além de acelerar a recuperação.
Se necessário, sua equipe de saúde pode solicitar um assistente de saúde em casa, fisioterapeuta ou enfermeiro visitante para chegar a sua casa para ajudá-lo em sua recuperação ou para verificar seu progresso.
Quando estiver em casa, mantenha a ferida seca até que os pontos apareçam.
Os próximos três meses
À medida que você fica mais forte e consegue dar mais peso à sua perna, fica mais fácil acompanhar suas atividades diárias. Você provavelmente precisará de menos ajuda do que antes para realizar algumas tarefas básicas e cuidar de si mesmo.
Geralmente, leva de 4 a 6 semanas para começar a se sentir mais forte e poder se movimentar com menos dor.
Você ainda precisará continuar com a fisioterapia indo a compromissos regulares.
Caminhar neste momento é especialmente importante para sua recuperação. Você quer andar regularmente e evitar ficar sentado por muito tempo.
Seu fisioterapeuta irá orientá-lo sobre o protocolo apropriado para o seu corpo, incluindo a frequência com que faz exercícios específicos e alongamentos. No entanto, uma regra prática típica para a reabilitação é que haverá mais trabalho antecipado.
Lembre-se de que, após a cirurgia, você sentirá dor e rigidez. Trabalhar para permanecer o mais móvel possível ajudará a gerenciar sua dor e rigidez.
Portanto, é importante concluir o programa de exercícios em casa de fisioterapia várias vezes ao longo do dia.
Além de três meses
Após 3 meses, você pode estar em um ponto em que pode retomar totalmente suas atividades diárias, incluindo alguns esportes de baixo impacto.
Mesmo que você possa se locomover sem muita ajuda, ainda é importante acompanhar os exercícios de fisioterapia e fazer movimentos suaves e caminhadas leves regularmente.
Isso ajudará a garantir que você continue a melhorar seu:
- força
- flexibilidade
- movimento conjunto
- Saldo
De acordo com um estudo inicial de 75 pessoas que fizeram cirurgia de substituição do quadril devido a osteoartrite, era comum os pacientes atingirem um platô em sua progressão cerca de 30 a 35 semanas após a cirurgia.
Este mesmo estudo constatou que era importante continuar com um programa de exercícios direcionado além desse ponto.
Exercícios que se concentram no suporte de peso e na mecânica corporal e postura apropriadas são especialmente úteis, principalmente para adultos mais velhos que correm maior risco de quedas.
Cada indivíduo é diferente, portanto, consulte seu médico ou fisioterapeuta para avaliar sua situação. Com base no seu progresso, eles podem aconselhá-lo sobre os tipos de exercícios que você deve fazer.
Nesse momento, também é importante acompanhar suas consultas para exames de acompanhamento para garantir que você esteja progredindo bem e que não haja complicações.
Embora você provavelmente esteja funcionando bem 4 a 6 meses após a cirurgia, a fraqueza nos músculos ao redor do quadril pode persistir por até 2 anos.
O que ajuda na recuperação?
A recuperação de uma substituição total do quadril exige trabalho e paciência consistentes.
Embora seja necessário muito trabalho após a cirurgia, há etapas importantes que você pode executar antes da cirurgia para ajudar a tornar a recuperação o mais suave possível.
Antes da sua cirurgia
Uma boa preparação antes da cirurgia pode ajudar muito a sua recuperação. Algumas etapas que você pode seguir para facilitar sua recuperação incluem:
- fortalecendo os músculos ao redor do quadril com um programa de fisioterapia
- colocando um sistema de suporte no lugar para que você tenha ajuda quando voltar do hospital ou planejando uma estadia em um centro de reabilitação
- fazendo ajustes em sua casa para que seja mais fácil e seguro realizar suas atividades diárias e incluir coisas como:
- instalar uma sanita mais alta
- colocando um assento no seu chuveiro ou banheira
- instalação de um chuveiro de mão
- removendo coisas que poderiam enganá-lo, como cordões e tapetes dispersos
- conversando com seu cirurgião sobre o que esperar e os possíveis problemas a serem observados
- perdendo peso, mas somente se você estiver carregando peso extra ou tiver sido diagnosticado com sobrepeso ou obesidade
Após a sua cirurgia
É muito importante seguir as instruções da sua equipe de saúde, especialmente quando você voltar para casa.
Quanto mais de perto você seguir as instruções, melhor será o resultado. Isso é especialmente importante para o cuidado e o exercício de feridas.
Tratamento de feridas
Certifique-se de manter a área de incisão limpa e seca por 3 semanas. Pode ser necessário trocar o curativo da ferida quando estiver em casa ou pedir a um cuidador que o troque por você.
Exercícios
Você começará a fisioterapia no hospital, logo após a cirurgia. Continuar com os exercícios de terapia prescritos é a chave para sua recuperação.
Seu fisioterapeuta trabalhará com você na montagem de uma rotina de exercícios. Na maioria dos casos, você precisará fazer esses exercícios prescritos 3 ou 4 vezes ao dia por vários meses.
De acordo com o AAOS, os exercícios básicos a seguir podem ser especialmente úteis logo após a cirurgia para evitar coágulos sanguíneos e acelerar sua recuperação.
- Bombas de tornozelo. Enquanto você está deitado de costas, mova o pé lentamente para cima e para baixo várias vezes. Faça isso por um pé e repita com o outro. Repita este exercício a cada poucos minutos.
- Rotações do tornozelo. Enquanto está deitado de costas, afaste o tornozelo e depois em direção ao outro pé. Faça isso para um tornozelo e depois para o outro. Repita 5 vezes, 3 ou 4 vezes ao dia.
- Joelho dobrado. Enquanto está deitado de costas, dobre o joelho, mantendo o calcanhar na cama. Deslize o pé em direção às nádegas, mantendo o joelho centrado. Mantenha o joelho dobrado por 5 a 10 segundos e abaixe-o. Faça isso para um joelho e repita com o outro. Repita 10 vezes, 3 a 4 vezes ao dia para as duas pernas.
Um estudo de 2019 observou que as pessoas que aumentaram progressivamente seu nível de exercício durante o curso de sua recuperação ficaram mais felizes com seus resultados, em comparação com as pessoas que não aumentaram seu exercício.
Eles também pontuaram melhor em termos de função.
Certifique-se de trabalhar em estreita colaboração com seu fisioterapeuta para garantir que você continue progredindo no nível de exercícios que está fazendo.
Ande frequentemente
Uma das melhores maneiras de aumentar sua recuperação é caminhar.
No início, você usará um andador e depois uma bengala para se equilibrar. De acordo com o AAOS, você pode começar a caminhar 5 a 10 minutos por vez, 3 ou 4 vezes por dia.
Então, à medida que sua força melhora, você pode aumentar a duração para 20 a 30 minutos por vez, 2 ou 3 vezes por dia.
Depois de se recuperar, um programa de manutenção regular deve incluir uma caminhada de 20 a 30 minutos por vez, 3 ou 4 vezes por semana.
Riscos e complicações
Complicações após uma substituição total do quadril não são comuns, mas podem acontecer. Segundo o AAOS, menos de 2% dos pacientes têm uma complicação grave, como uma infecção nas articulações.
Além da infecção, as possíveis complicações incluem:
- coágulos de sangue
- deslocamento da bola no encaixe do quadril
- uma diferença no comprimento da perna
- desgaste do implante ao longo do tempo
Sinais e sintomas a observar
Procure atendimento médico imediato se notar alguma das seguintes situações após retornar da cirurgia:
- Você tem dor, vermelhidão ou inchaço na coxa, perna, tornozelo ou pé.
- Você tem súbita falta de ar ou dor no peito.
- Você está com febre acima de 37,8 ° C (100 ° F).
- Sua ferida está inchada, vermelha ou escorrendo.
A linha inferior
A cirurgia de substituição total do quadril é uma cirurgia comum com alta taxa de sucesso. Sua recuperação começará assim que a anestesia acabar.
Vai começar com fisioterapia no hospital. Você receberá instruções sobre os exercícios a serem feitos em casa assim que sair do hospital.
Para obter o melhor resultado, é importante fazer esses exercícios várias vezes ao dia e aumentar o nível dos exercícios à medida que você ganha força e mobilidade. Caminhar regularmente também é importante em todas as fases da sua recuperação.
Você provavelmente poderá retornar à maioria de suas atividades diárias, incluindo dirigir, em aproximadamente 6 semanas. A recuperação total pode levar um ano ou mais.
É importante conversar com seu médico sobre como se preparar para esta cirurgia e o que o período de recuperação envolve.
Saber o que esperar e seguir as instruções do seu médico o ajudarão a alcançar o melhor resultado.