HIV: PrEP e PEP
Contente
- Resumo
- O que são PrEP e PEP?
- PrEP (profilaxia pré-exposição)
- Quem deve considerar fazer a PrEP?
- Quão bem a PrEP funciona?
- A PrEP causa efeitos colaterais?
- PEP (profilaxia pós-exposição)
- Quem deve considerar tomar PEP?
- Quando devo iniciar o PEP e quanto tempo devo levá-lo?
- PEP causa efeitos colaterais?
- Posso tomar PEP toda vez que fizer sexo desprotegido?
Resumo
O que são PrEP e PEP?
PrEP e PEP são medicamentos para prevenir o HIV. Cada tipo é usado em uma situação diferente:
- Preparação significa profilaxia pré-exposição. É para pessoas que ainda não têm HIV, mas correm um risco muito alto de contraí-lo. A PrEP é um medicamento diário que pode reduzir esse risco. Com a PrEP, se você ficar exposto ao HIV, o medicamento pode impedir que o HIV se espalhe por todo o seu corpo.
- PEP significa profilaxia pós-exposição. PEP é para pessoas que possivelmente foram expostas ao HIV. É apenas para situações de emergência. O PEP deve ser iniciado dentro de 72 horas após uma possível exposição ao HIV.
PrEP (profilaxia pré-exposição)
Quem deve considerar fazer a PrEP?
A PrEP é para pessoas sem HIV que correm um risco muito alto de contraí-lo. Isso inclui:
Homens gays / bissexuais que
- Ter um parceiro soropositivo
- Ter vários parceiros, um parceiro com vários parceiros ou um parceiro cujo estado de HIV é desconhecido e
- Faça sexo anal sem camisinha OU
- Foram diagnosticados com uma doença sexualmente transmissível (DST) nos últimos 6 meses
Homens e mulheres heterossexuais que
- Ter um parceiro soropositivo
- Ter vários parceiros, um parceiro com vários parceiros ou um parceiro cujo estado de HIV é desconhecido e
- Nem sempre use preservativo ao fazer sexo com pessoas que injetam drogas OU
- Nem sempre use preservativo ao fazer sexo com homens bissexuais
Pessoas que injetam drogas e
- Compartilhe agulhas ou outro equipamento para injetar drogas OU
- Correm o risco de pegar HIV através do sexo
Se você tem um parceiro que é HIV positivo e está pensando em engravidar, converse com seu médico sobre a PrEP. Tomá-lo pode ajudar a proteger você e seu bebê de contrair a infecção pelo HIV enquanto você tenta engravidar, durante a gravidez ou durante a amamentação.
Quão bem a PrEP funciona?
A PrEP é muito eficaz quando tomada todos os dias. Reduz o risco de contrair o HIV através do sexo em mais de 90%. Em pessoas que injetam drogas, reduz o risco de HIV em mais de 70%. A PrEP é muito menos eficaz se você não a tomar de forma consistente.
A PrEP não protege contra outras DSTs, portanto, você ainda deve usar preservativos de látex toda vez que fizer sexo. Se você ou seu parceiro for alérgico ao látex, você pode usar preservativos de poliuretano.
Você deve fazer um teste de HIV a cada 3 meses enquanto faz a PrEP, então você terá visitas regulares de acompanhamento com seu médico. Se você estiver tendo problemas para tomar PrEP todos os dias ou se quiser parar de tomar PrEP, converse com seu médico.
A PrEP causa efeitos colaterais?
Algumas pessoas que tomam PrEP podem ter efeitos colaterais, como náuseas. Os efeitos colaterais geralmente não são graves e costumam melhorar com o tempo. Se você estiver tomando PrEP, informe o seu médico se tiver algum efeito colateral que o incomode ou que não vá embora.
PEP (profilaxia pós-exposição)
Quem deve considerar tomar PEP?
Se você é HIV negativo e acha que pode ter sido exposto ao HIV recentemente, entre em contato com seu médico imediatamente ou vá imediatamente a um pronto-socorro.
A PEP pode ser prescrita se você for HIV negativo ou não souber seu status sorológico, e nas últimas 72 horas você
- Acha que pode ter sido exposto ao HIV durante o sexo,
- Agulhas compartilhadas ou equipamento de preparação de medicamentos, OU
- Foram abusados sexualmente
Seu médico ou médico do pronto-socorro ajudará a decidir se o PEP é adequado para você.
A PEP também pode ser administrada a um profissional de saúde após uma possível exposição ao HIV no trabalho, por exemplo, devido a um ferimento com uma agulha.
Quando devo iniciar o PEP e quanto tempo devo levá-lo?
O PEP deve ser iniciado dentro de 72 horas (3 dias) após uma possível exposição ao HIV. Quanto mais cedo você começar, melhor; cada hora conta.
Você precisa tomar os medicamentos PEP todos os dias durante 28 dias. Você terá que consultar o seu médico em determinados momentos durante e depois de fazer o PEP, para que possa fazer um teste de triagem de HIV e outros testes.
PEP causa efeitos colaterais?
Algumas pessoas que tomam PEP podem ter efeitos colaterais, como náuseas. Os efeitos colaterais geralmente não são graves e costumam melhorar com o tempo. Se você estiver tomando PEP, informe ao seu médico se tiver algum efeito colateral que o incomode ou que não vá embora.
Os medicamentos PEP também podem interagir com outros medicamentos que uma pessoa está tomando (chamados de interação medicamentosa). Portanto, é importante informar o seu médico sobre quaisquer outros medicamentos que você toma.
Posso tomar PEP toda vez que fizer sexo desprotegido?
PEP é apenas para situações de emergência. Não é a escolha certa para pessoas que podem ser expostas ao HIV com frequência - por exemplo, se você costuma fazer sexo sem preservativo com um parceiro que é HIV positivo. Nesse caso, você deve conversar com seu médico sobre se a PrEP (profilaxia pré-exposição) seria adequada para você.