13 remédios caseiros para picadas de mosquito
Contente
- Visão geral
- 1. Aveia
- 2. Gelo triturado
- 3. Mel
- 4. Aloe vera
- 5. Bicarbonato de sódio
- 6. Manjericão
- 7. Vinagre
- 8. Cebola
- 9. Tomilho
- 10. erva-cidreira
- 11. hamamélis
- 12. chá de camomila
- 13. Alho
Visão geral
Picadas de mosquito são a marca do clima mais quente. A maioria das picadas de mosquito é inofensiva, mas algumas podem causar complicações. Os mosquitos picam porque são atraídos pelo sangue humano. A picada, que pode não aparecer até horas depois, cria um inchaço que geralmente está inchado, dolorido ou com coceira.
Os mosquitos podem transmitir doenças, embora a probabilidade de serem infectados por um mosquito dependa amplamente de onde você mora. Outro problema raro causado por uma picada de mosquito é uma reação negativa à própria picada.
Se você tiver uma picada de mosquito e desenvolver urticária, dificuldade em respirar ou garganta inchada, entre em contato com um médico imediatamente.
Você pode não perceber quando um mosquito o morde, mas o inchaço que a mordida deixa para trás vem com uma coceira persistente que pode durar dias após a picada. Cremes e pomadas podem ajudar, mas você também pode combater a coceira com coisas que provavelmente já estão espalhadas pela sua casa.
1. Aveia
Um remédio para uma picada de mosquito desconfortável também pode ser um dos seus cafés da manhã favoritos. A aveia pode aliviar a coceira e o inchaço, pois contém compostos especiais que possuem qualidades anti-irritantes.
Faça uma pasta de aveia misturando quantidades iguais de farinha de aveia e água em uma tigela até obter uma substância parecida com uma espátula. Coloque um pouco de pasta em um pano e segure-o, com a pasta para baixo, na pele irritada por cerca de 10 minutos. Em seguida, limpe a área.
Se você tiver muitas mordidas, tente um banho de aveia. Polvilhe 1 xícara de aveia ou aveia moída em uma banheira cheia de água morna. Mergulhe no banho de aveia por 20 minutos, ocasionalmente esfregando um pouco de aveia em áreas irritadas da pele.
2. Gelo triturado
Temperaturas frias e gelo podem reduzir a inflamação. O frio também entorpece a pele, o que pode proporcionar alívio imediato, mas a curto prazo. A Clínica Mayo recomenda o uso de uma bolsa de gelo ou uma bolsa cheia de gelo picado para aliviar a coceira causada por uma picada de mosquito.
Não deixe o gelo diretamente na sua mordida por mais de cinco minutos, pois isso pode danificar a pele. Você também pode colocar uma barreira, como uma toalha, entre a pele e o gelo, para poder deixar o gelo na mordida por mais tempo.
3. Mel
Essa substância açucarada é uma escolha comum entre os entusiastas de remédios caseiros, pois possui muitas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Ele tem sido usado há centenas de anos como um tratamento para doenças como dores de garganta e inchaços.
Uma pequena gota em uma coceira pode reduzir a inflamação. Deve reduzir sua tentação de coçar, pois a coceira na pele coberta de mel pode criar uma bagunça pegajosa.
4. Aloe vera
Uma planta doméstica comum, o aloe vera tem muitos usos além da decoração de prateleiras. O gel demonstrou ter propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar a curar pequenas feridas ou acalmar infecções. É por isso que também pode ser uma boa aposta para curar uma picada de inseto.
Para tentar isso, abra uma pequena seção da planta. Aplique o gel da planta na área irritada. Deixe secar e aplique novamente, conforme necessário.
5. Bicarbonato de sódio
Encontrado em praticamente todas as cozinhas, o bicarbonato de sódio tem diversos usos - desde assar pão até limpar esgotos. Também conhecido como bicarbonato de sódio, o bicarbonato de sódio também pode aliviar a picada de um mosquito.
É fácil fazer uma pasta de bicarbonato de sódio e você pode usá-la de maneira semelhante à pasta de aveia. Misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com água suficiente para criar uma pasta. Aplique-o à picada de inseto e deixe descansar por 10 minutos antes de lavá-lo.
Se ocorrer irritação na pele, pare este tratamento.
6. Manjericão
A planta perfumada de manjericão é um ingrediente-chave de muitas de suas receitas italianas favoritas, mas funciona como remédio contra picadas de mosquito. Estudos sugerem que um composto químico chamado eugenol, encontrado no manjericão, pode aliviar a coceira na pele.
Para esfregar o manjericão, ferva 2 xícaras de água e adicione meia onça de folhas de manjericão secas. Deixe a mistura em infusão até esfriar. Mergulhe um pano no líquido e esfregue-o suavemente nas picadas de mosquito.
Como alternativa, você pode cortar algumas folhas de manjericão fresco até ficarem muito finas e esfregar na pele.
7. Vinagre
Durante séculos, o vinagre de maçã tem sido usado como remédio natural para tratar muitas condições médicas, desde infecções a problemas de glicose no sangue.
Se você tiver coceira, aplique uma gota de vinagre nele. O vinagre pode ajudar a reduzir as sensações de ardência e ardência. Também pode atuar como um desinfetante natural se você estiver coçando demais.
Se precisar de mais alívio, tente molhar um pano em água fria e vinagre e depois aplicá-lo na mordida. Se você tiver muitas mordidas, dilua 2 xícaras de vinagre em um banho morno e deixe de molho por 20 minutos. Cuidado, um banho quente pode piorar a coceira.
Se ocorrer irritação na pele, pare este tratamento.
8. Cebola
As cebolas não apenas podem causar lágrimas nos olhos, mas também aliviar as picadas de mosquitos. Os sucos da cebola, que vazam do bulbo recém-cortado, podem reduzir a picada e a irritação da picada. As cebolas também têm uma propriedade antifúngica natural que pode reduzir o risco de infecção.
Corte uma fatia de cebola - o tipo não importa - e aplique diretamente na mordida por alguns minutos. Enxágue e lave bem a área após remover a cebola.
9. Tomilho
As folhas pequenas da planta tomilho são deliciosas em batatas, peixes e muito mais. Eles também podem ajudar a aliviar a coceira de uma picada de mosquito. O tomilho tem propriedades antibacterianas e antifúngicas, por isso pode ajudar a reduzir o risco de irritar e infectar a pele ao redor de uma picada de mosquito.
Para obter o máximo benefício do tomilho, pique finamente as folhas. Você pode aplicar as folhas diretamente na sua mordida e deixá-las descansar por 10 minutos.
Você também pode fazer um líquido concentrado trazendo água para ferver e adicionando vários raminhos de tomilho. Deixe os ramos em infusão até a água esfriar. Mergulhe um pano na água com infusão de tomilho e aplique nas mordidas. Deixe o pano no local por alguns minutos.
Para um alívio extra, enrole um pano umedecido em tomilho em torno de um cubo de gelo para obter um efeito de resfriamento natural.
10. erva-cidreira
O erva-cidreira é uma planta frondosa que está intimamente relacionada à hortelã. A erva tem sido usada há séculos como um tratamento calmante e natural para tudo, desde ansiedade a dor de estômago.
Para picadas de mosquito, você pode aplicar folhas picadas diretamente na picada ou comprar um óleo essencial de erva-cidreira.
Erva-cidreira contém tanino, um adstringente natural. Além disso, o bálsamo de limão contém polifenóis. Juntos, esses compostos naturais facilitam a inflamação, aceleram a cicatrização e reduzem o risco de uma infecção.
11. hamamélis
O hamamélis é um adstringente natural que você pode comprar sem receita em farmácias e supermercados. Como o erva-cidreira, a hamamélis contém taninos, que agem como adstringentes quando aplicados à pele.
Usado sozinho, o hamamélis é benéfico para qualquer número de irritações da pele, desde pequenos cortes e arranhões até hemorróidas.A aplicação de hamamélis na pele reduz a inflamação, acalma a queima e a irritação causadas pela picada e pode acelerar a cicatrização.
Aplique uma pequena quantidade de hamamélis em uma bola de algodão. Aplique delicadamente ou passe-o sobre a mordida. Deixe secar. Repita isso conforme necessário.
12. chá de camomila
A camomila, que é um membro da família das margaridas, é um remédio natural comum para muitas doenças. Quando aplicado à pele, o chá pode reduzir a inflamação, aliviar a irritação da pele e acelerar a cicatrização.
Coloque um saquinho de chá cheio de flores secas e esmagadas em água na geladeira por 30 minutos. Em seguida, retire o excesso de água do saquinho de chá e aplique-o diretamente na sua mordida. Deixe descansar por 10 minutos. Limpe a área com um pano molhado. Você pode esfriar o saquinho de chá na geladeira para aplicações adicionais posteriormente.
13. Alho
O alho é um remédio natural bem conhecido para doenças como doenças cardíacas e pressão alta. Embora tratamentos mais convencionais possam ser preferidos para essas condições graves, um pouco de alho aplicado a uma picada de inseto irritante é um remédio caseiro fácil para uma picada de mosquito.
Mas antes de cortar um bulbo e aplicá-lo à mordida, saiba que a aplicação de alho cortado diretamente em uma ferida ou mordida na pele pode causar queimaduras e picadas.
Em vez disso, pique finamente o alho fresco e misture com uma loção sem cheiro ou óleo de coco à temperatura ambiente. Essas pomadas e cremes ajudarão a reduzir a potência do alho, mas ainda permitirão obter alívio dos efeitos anti-inflamatórios e antibacterianos naturais do alho.
Deixe a mistura descansar por 10 minutos e depois limpe-a da pele. Limpe a área com um pano fresco. Aplique mais tarde se a coceira persistir.
Obviamente, a melhor maneira de se livrar da irritação da picada de mosquito é evitar uma picada. Lembre-se de que esses insetos são mais ativos à noite e à noite. Se você quiser desfrutar de uma noite de verão ao ar livre, mas temer os pequenos insetos sugadores de sangue, cubra a pele e fique longe da água parada para reduzir sua exposição. Se você for mordido, pare rapidamente o inchaço e a coceira com um remédio caseiro seguro e econômico.