Remédios caseiros para veias varicosas
Contente
- Atividade física
- Mudanças dietéticas
- Alimentos com fibra
- Alimentos com potássio
- Alimentos com flavonóides
- Remédios herbais
- Rutosides
- O resultado final
Tratamento de varizes
Estima-se que as veias varicosas afetarão todos os adultos em algum momento de suas vidas. As veias torcidas e dilatadas podem freqüentemente causar dor, coceira e desconforto. Procedimentos médicos agora estão disponíveis para tratar as veias varicosas, mas se você quiser evitar procedimentos caros, esses remédios caseiros podem ajudar.
Atividade física
A atividade física é um grande primeiro passo no tratamento doméstico para as veias varicosas. Quanto mais você se move, melhor o sangue circula. A ideia é ajudar o sangue que se acumula nas veias danificadas a voltar para o coração.
Exercícios de baixo impacto que melhoram o fluxo sanguíneo podem ajudar a reverter as qualidades prejudiciais às veias varicosas.Nadar, caminhar, andar de bicicleta, ioga e alongamento são todos benéficos, pois fazem o sangue circular e exercitam os músculos da panturrilha sem o perigo de lesões físicas. O exercício moderado também pode ajudar com a hipertensão, um dos fatores de risco para a formação de veias varicosas.
Mudanças dietéticas
Alguns alimentos podem ajudar a melhorar a saúde das veias. Esses incluem:
Alimentos com fibra
A fibra dietética ajuda no bom funcionamento do intestino. É especialmente importante comer fibra se você tende a ter constipação. O esforço físico usado para evacuar pode criar uma forte pressão abdominal interna, o que pode agravar as válvulas das veias danificadas.
Os alimentos ricos em fibra dietética que você pode adicionar à sua dieta incluem:
- Alimentos integrais
- trigo
- aveia
- nozes
- linhaça
- ervilhas
- feijões
- figos
- ameixas
- abacates
- tomates
- brócolis
- cenouras
- alcachofras
- couve-flor
- cebolas
- batatas doces
Alimentos com potássio
A deficiência de potássio pode causar retenção de água. Isso aumenta o volume de sangue em seu corpo e cria pressão extra nas válvulas das veias.
Os alimentos ricos em potássio para adicionar à sua dieta incluem:
- iogurte
- amêndoas
- pistachios
- salmão
- atum
- frango
- feijão branco
- lentilhas
- datas
- laranjas
- abóbora de inverno
- batatas
- vegetais folhosos
- folhas de beterraba
Alimentos com flavonóides
Os flavonóides podem ajudar a tratar problemas cardiovasculares. Eles podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea, reduzir a pressão arterial e relaxar os vasos sanguíneos.
Alimentos ricos em bioflavonóides incluem:
- cebolas
- alho
- pimentões
- espinafre
- brócolis
- cacau
- uvas
- frutas cítricas
- amoras
- morangos
- cerejas
- maçãs
Remédios herbais
Alguns medicamentos fitoterápicos podem ajudar a aliviar os sintomas de doenças das veias. Esses remédios fitoterápicos vêm como suplementos dietéticos orais ou flebotônicos tópicos. Um estudo descobriu que rutosides, Centella asiatica, e o extrato de semente de uva pode ter efeitos benéficos nos sintomas de insuficiência venosa crônica, como inchaço, cãibras ou pernas inquietas.
Rutosides
Também conhecido como rutina, este bioflavonóide pode ser encontrado em uma variedade de plantas, tais como:
- frutas cítricas
- trigo sarraceno
- maçãs
- Erva de São João
- Gingko biloba
A rutina é considerada um suplemento antioxidante, antiinflamatório e antidiabético. Ele também tem benefícios vasculares. Pode fortalecer os vasos sanguíneos e capilares fracos, que geralmente são precursores das veias varicosas. Rutin tem sido usado como um tratamento para vasinhos e veias varicosas, bem como para inchaço nas panturrilhas e tornozelos. Como suplemento dietético, a rutina normalmente vem em comprimidos ou cápsulas.
O resultado final
Os remédios caseiros e um estilo de vida saudável podem ajudar a aliviar os sintomas das veias varicosas e da insuficiência venosa crônica. No entanto, a pesquisa sobre a maioria dos tratamentos alternativos e remédios à base de ervas ainda está em andamento. Fontes oficiais para comprovar a eficácia desses tratamentos são escassas.
Se você realmente não gosta do aparecimento de veias varicosas, os tratamentos médicos podem reduzir seu aparecimento. Se suas veias varicosas não são mais apenas um problema cosmético e se tornaram um problema de saúde, converse com seu médico.