Autor: Eric Farmer
Data De Criação: 11 Marchar 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Primeiros Sintomas do HIV - Síndrome Retroviral Aguda
Vídeo: Primeiros Sintomas do HIV - Síndrome Retroviral Aguda

Contente

Aqui está algo para mastigar: a saúde de sua boca, dentes e gengivas pode contar uma história sobre sua saúde geral.

Na verdade, a doença gengival está associada a vários problemas de saúde, muitas vezes sérios, e é mais comum do que você pensa. Cerca de * metade * da população adulta nos EUA tem alguma forma de doença gengival, diz Michael J. Kowalczyk, D.D.S., um dentista em Hinsdale, IL. Os sintomas incluem um gosto ruim na boca e gengivas vermelhas, doloridas ou inchadas que sangram facilmente quando você escova ou usa o fio dental, diz Kowalczyk.

Sua melhor aposta para manter seus brancos perolados saudáveis? Escove duas vezes por dia por pelo menos dois minutos, use fio dental pelo menos uma vez por dia e agende limpezas com seu dentista duas vezes por ano - ou seja, a cada seis meses, diz ele. Isso ajudará a diminuir o risco desses cinco problemas de saúde.


Saúde Geral do Coração

Ter doença periodontal (gengiva) coloca você em risco de doença cardíaca coronária, de acordo com pesquisas publicadas no American Heart Journal.

A doença gengival faz com que as gengivas fiquem cronicamente infectadas, criando bactérias e inflamação que podem se espalhar para outras áreas, especialmente o coração, diz Kowalczyk. Na verdade, vários tipos de bactérias que causam doenças gengivais também foram encontrados na placa que se acumula no coração, de acordo com os resultados de um estudo publicado no American Journal of Preventive Medicine.

"As bactérias da boca viajam pela corrente sanguínea e chegam ao coração e podem se fixar em qualquer área danificada e causar inflamação", explica ele. Basicamente, a inflamação das gengivas (bactérias) causa inflamação no coração (placa) e, com o tempo, esse acúmulo aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Além do mais, "conforme a inflamação se espalha, a infecção se instala, resultando em gengivite, que pode levar à periodontite e perda óssea", disse Larry Williams, D.D.S., da Academy of General Dentistry and Midwestern University.


Diabetes

Um estudo publicado em BMJ Open Diabetes Research and Care descobriram que as pessoas com doença gengival tinham 23% mais probabilidade de ter diabetes tipo 2 do que aquelas sem a doença. É importante notar que a correlação não é causa (ou seja, a doença gengival não causa diabetes), mas é antes um efeito dominó que ocorre no corpo. Siga isto: a doença gengival libera proteínas inflamatórias, que podem irritar os vasos sanguíneos e induzir o acúmulo de placa (como você aprendeu acima), e posso contribuem para o açúcar elevado no sangue e, por sua vez, diabetes, explica Williams. “Em termos simples: a má saúde bucal leva a um controle deficiente do açúcar no sangue e a problemas maiores com diabetes, e os diabéticos com boa saúde bucal têm um controle melhor do açúcar no sangue”, acrescenta.

Saúde do Cérebro

Em alguns casos extremos, o acúmulo de placa no coração pode contribuir para problemas no cérebro, diz um estudo de 2015 publicado no Jornal Norte Americano de Ciências Médicas-e talvez até aumente o risco de doença de Alzheimer. Os pesquisadores dizem que isso ocorre porque a doença gengival libera proteínas inflamatórias, bem como a proteína C reativa (uma substância produzida pelo fígado que pode atuar como um marcador de doenças e inflamações no corpo), ambas podendo chegar ao cérebro . Ainda assim, mais pesquisas ainda precisam ser feitas além deste estudo para estabelecer se existe uma associação mais clara.


Isso aponta para problemas de saúde bucal e possivelmente geral, diz Williams, acrescentando "se você não estiver cuidando de si mesmo, o corpo e a mente têm uma chance maior de declínio".

Problemas de Gravidez

A doença gengival tem sido associada a complicações na gravidez, como aumento do risco de parto prematuro, crescimento fetal restrito e baixo peso ao nascer, diz Williams. Mas respire fácil, porque a equação envolve muito mais do que apenas se lembrar de usar o fio dental. “Uma mulher grávida precisa se cuidar e seguir bons conselhos médicos (não fumar, ingestão recomendada de folato, boa dieta, exercícios) e conselhos de saúde bucal (visitas para tratar de qualquer área de inflamação oral ou doença)”, diz ele.

A teoria é que as bactérias podem viajar da gengiva para o útero e desencadear um aumento na prostaglandina, um hormônio indutor do parto, que pode interferir no parto e no desenvolvimento fetal. Além do mais, também se acredita que as mulheres grávidas correm o risco de "tumores de gravidez" não cancerosos em suas gengivas devido ao excesso de placa, acrescenta ele. Seguir as recomendações de saúde bucal (escovar duas vezes) evitará esse acúmulo. E se você não consegue se lembrar da última vez que usou fio dental ou foi ao dentista, você está se preparando para ter problemas. Não se assuste; esses crescimentos geralmente diminuem após o nascimento e, com a rotina dentária correta, você pode evitar o crescimento de placa em primeiro lugar.

Câncer Oral

Mulheres com doença gengival têm 14 por cento mais chances de desenvolver câncer oral, diz um estudo publicado em Epidemiologia, biomarcadores e prevenção do câncer. “Isso aponta para a associação entre problemas de saúde bucal e doenças sistêmicas”, diz Williams. Observação: este estudo foi feito apenas em mulheres na pós-menopausa e, embora seja uma promessa para descobertas futuras sobre o impacto das doenças gengivais e do câncer bucal, mais pesquisas ainda precisam ser feitas. "O câncer tem sido associado a estilos de vida pouco saudáveis, o que inclui problemas de saúde bucal - especialmente para pessoas que fumam e / ou bebem álcool", diz ele. Isso é especialmente verdadeiro em relação ao câncer de esôfago, mas também há uma ligação entre a má saúde bucal e o câncer de pulmão, vesícula biliar, mama e pele.

Revisão para

Propaganda

Mais Lendo

Ceratose obturante

Ceratose obturante

Cerato e obturante (KO) é o acúmulo de queratina no canal auditivo. A queratina é uma proteína liberada pela célula da pele que formam o cabelo, a unha e a barreira protetora ...
Ivacaftor

Ivacaftor

Ivacaftor é u ado para tratar certo tipo de fibro e cí tica (uma doença congênita que cau a problema de re piração, dige tão e reprodução) em adulto e cria...