Como saber se você está (realmente) pronto para um relacionamento
Contente
Acha que está pronto para um relacionamento? Agora é a hora de verificar com você mesmo e determinar se você realmente está pronto para um relacionamento. Embora você possa dizer a si mesmo que está pronto e disposto a se estabelecer com alguém, primeiro você precisa observar seu comportamento. Em última análise, seu comportamento - não o que você diz - é o que diz a verdade.
Uma sessão recente com um cliente meu no final dos anos 20 reflete perfeitamente o empurra-empurra entre o que pensamos que queremos e o que realmente queremos. Jake se sentou no sofá de veludo cotelê verde em meu escritório e brincou com o zíper de seu moletom. Ele falou sobre sua vida amorosa errática e acabara de contar outra experiência que tivera, desta vez com uma mulher que conheceu no sábado anterior. "Eu realmente quero uma namorada", ele proclamou, olhando pela janela e soltando um grande suspiro. Em uma frase rápida, ele resumiu o que pensava que queria.
Simplificando, eu vi as coisas de forma diferente. Jake realmente não queria uma namorada, por mais que tentasse dizer o contrário a si mesmo. Como é que eu sei? Porque seu comportamento me disse o que ele realmente queria. Ele passava a maioria dos fins de semana indo para os bares com seus amigos e tendo encontros que nunca iam a lugar nenhum. O comportamento de Jake mostrava que tudo o que ele queria era namorar? Que ele estava em total negação quando disse que queria uma namorada? Com Jake, como com a maioria das pessoas, a realidade não é tão preta e branca. A verdade é que Jake estava em conflito: uma parte dele queria intimidade real com uma namorada, enquanto a outra parte gostava dos altos que vinham com os encontros.
Em suma, o comportamento de Jake mostrou que ele não estava realmente pronto para um relacionamento romântico saudável. Para chegar lá, ele precisaria se tornar mais perspicaz em termos de com quem era íntimo; automedique-se menos com os altos do álcool e outras façanhas; e misturar sua rotina de final de semana com atividades mais diversas do que ir aos mesmos bares e discotecas. Além do mais, Jake não está sozinho. Eu conheço e trabalho com muitos homens e mulheres que dizem que desejam um relacionamento real, enquanto seu comportamento indica claramente o contrário.
Quando se trata de você e sua vida amorosa, seu comportamento é o primeiro ponto de partida quando se pergunta se você está realmente pronto para um relacionamento. A única maneira de encontrar e manter um relacionamento romântico saudável é começando com uma base razoavelmente sólida, o que significa que você precisa (bip) juntos.
Quando você estiver realmente pronto para um bom relacionamento adulto, seus comportamentos refletirão o quão equilibrado você é. Dê uma olhada em alguns dos requisitos para estar pronto para um relacionamento abaixo.
1. Sua igreja não é um bar ou boate. Ir a bares ou boates não é necessariamente uma coisa ruim ou um impedimento para encontrar um bom relacionamento. A questão é mais sobre como você se sente e age quando está lá, o que indica se você está realmente pronto para um relacionamento. Se você está bebendo muito quando sai, não está em posição de começar um bom relacionamento. Claro, você pode conhecer alguém, mas não é o seu melhor eu que você está apresentando, então você vai acabar com alguém que não é bom para você. Se você adora sair, mas quer um relacionamento, não há nada de errado com isso: apresente-se às pessoas e, quando encontrar alguém de quem gosta, faça planos para vê-los em um ambiente diferente.
2. Você refletiu sobre por que seus relacionamentos anteriores não funcionaram. Não há tempo mais maduro para jogar "o jogo da culpa" do que quando você termina um relacionamento. Todo mundo adora apontar o dedo para outra pessoa, mas são necessárias duas pessoas para atrapalhar um relacionamento. Quando estiver realmente pronto para outro relacionamento, você pode olhar para os relacionamentos anteriores e ver quais comportamentos você adotou que eram prejudiciais à saúde e contraproducentes. Além do mais, quando você olha para trás, para esses relacionamentos, você não sente - espera por isso - amargo. Você pode sentir raiva de seu ex por bons motivos, mas não se sente amargo (um sentimento que é uma mistura de raiva e desespero).
3. Você se retirou do drama. Você não só pode entender por que os relacionamentos anteriores não funcionaram, como agora pode dizer com segurança - e sentir com emoção - que se retirou do drama que vem com os relacionamentos ruins e está pronto para se acalmar e ter um relacionamento adulto de verdade. Quando você ouve amigos falando sobre suas façanhas com fulano que os enfrentou ou suas brigas seguidas de sexo louco de maquilagem, você suspira e lembra a si mesmo que não tem mais lugar para aquele drama em sua vida. Você se sente mais sábio, mais maduro e sabe mais do que nunca o que quer e precisa de seu próximo parceiro.
O objetivo de todos é combinar o que eles dizem que querem com o comportamento em que se engajam, e isso é muito mais difícil do que parece. No entanto, se olhar mais de perto seus sentimentos e seu comportamento, você estará um passo mais perto de um relacionamento que é bom para você.
Mais sobre eHarmony:
Os principais motivos pelos quais as mulheres não querem fazer sexo
Dicas de segurança para encontros on-line que toda mulher deve saber
O que fazer quando ele não liga